4 benefícios da tecnologia no diagnóstico por imagens

A área da radiologia está evoluindo cada vez mais e isso motiva muitos médicos, dentistas e outros profissionais da saúde a buscarem conhecimento sobre os benefícios da tecnologia no diagnóstico por imagens.

Os recursos tecnológicos, quando empregados no setor de saúde geram mais qualidade no atendimento aos pacientes, fazendo com que eles se fidelizem ao projeto. É por isso que ficar por dentro deles é tão importante para quem trabalha no segmento.

A seguir, vamos explicar quais são esses recursos e quais são os benefícios da tecnologia no diagnóstico por imagens. Gostou da ideia? Então é só seguir conosco!

Conheça as principais tecnologias no diagnóstico por imagem

Há poucos anos era praticamente inimaginável que a informática e a área da saúde estivessem tão ligadas como estão hoje em dia. Observe alguns exemplos de aplicações da tecnologia no diagnóstico por imagem.

Internet das coisas

Se você acompanha informações sobre tecnologia, já deve ter ouvido falar em internet das coisas ou IoT, sigla em inglês para “Internet of Things”. Trata-se de objetos comuns que agora podem ter conexão com a rede mundial de computadores, como caixas de som, televisão, eletrodomésticos etc.

Na área da saúde, a IoT vem sendo utilizada, principalmente, para compartilhar informações sobre os pacientes em tempo real. A marca Philips, famosa por produzir eletrodomésticos, está investindo fortemente na produção de aparelhos de radiologia e tomografia conectados à internet, por exemplo.

Em entrevista ao portal Health IT Oucomes, o Dr. Aviv S. Gladman, chefe do departamento de informação médica do Mackenzie Health, de Toronto, no Canadá, afirmou que a ideia é a internet das coisas reduza até mesmo internações hospitalares, uma vez que os pacientes poderão ser monitorados de suas casas.

Inteligência artificial

A inteligência artificial, ou simplesmente IA, é a área da computação que desenvolve capacidades cognitivas para que as máquinas aprendam por esforço e repetição, assim como ocorre com os seres humanos.

Na área da radiologia, os softwares modernos já conseguem fazer uma triagem inicial das imagens registradas dos pacientes, identificando possíveis diagnósticos. Com a combinação de dados lançados a cada exame, isso tende a ficar cada vez mais aperfeiçoado, tendo o radiologista que fazer apenas uma revisão final do diagnóstico.

Prontuário eletrônico do paciente

É impossível falar em benefícios da tecnologia no diagnóstico por imagens sem citar os prontuários eletrônicos. Eles otimizam muito as consultas e disponibilizam informações dos pacientes de forma prática e rápida.

 

Além disso os médicos e dentistas podem acessar as informações em qualquer local, como celulares, tablets e computadores.

Médico segurando uma radiografia

Laudos a distância

Os serviços de laudos a distância também são uma tecnologia extremamente vantajosa na área da saúde. Por meio desses serviços, os dentistas, por exemplo, podem captar as imagens radiográficas de seus pacientes no momento da consulta e fazer o envio para uma empresa que realize a laudação.

As imagens são analisadas por radiologistas altamente gabaritados, que elaboram os laudos e os enviam novamente para o profissional solicitante. Tudo isso de forma prática, rápida e sem burocracia.

Veja 4 benefícios da tecnologia no diagnóstico por imagens

Os benefícios da tecnologia no diagnóstico por imagens são diversos! Saúde e informática nunca estiveram tão unidos e proporcionando tantas vantagens para profissionais e pacientes. Confira alguns exemplos!

1. Agilidade nas atividades

O principal dos benefícios da tecnologia no diagnóstico por imagens é a agilidade nas atividades. Afinal, por meio dos recursos tecnológicos é possível fazer um atendimento sem que o paciente precise ficar dias esperando pelos resultados de um exame

Uma pessoa que tem uma dor de dente, por exemplo, está sofrendo! Ela não pode ficar dias esperando a laudação de uma radiografia para que o dentista verifique o que está causando esse problema.

Com a tecnologia de laudos a distância, ficará mais fácil de diagnosticar o paciente! Logo, ele terá logo um tratamento adequado e a dor solucionada.

2. Melhor visualização

Quando falamos em diagnósticos por imagens, qualquer detalhe pode ser fundamental para gerar um diagnóstico. Com o uso de recursos de IA, o radiologista não faz o trabalho todo sozinho.

Ele também conta com a ajuda dos modernos softwares que fazem a triagem inicial dos pontos mais simples da imagem. Assim, o profissional poderá se dedicar a detalhes mais críticos, necessários para exames complexos como a cefalometria.

3. Maior segurança

As clínicas médicas e odontológicas precisam garantir a segurança dos dados de seus pacientes, principalmente com a recente aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os sistemas de emissão de laudos a distância garantem mais segurança, uma vez que são dotados de criptografia, uma tecnologia que dificulta o acesso de hackers e pessoas não autorizadas. É como se as linhas de programação do sistema tivessem uma camada de proteção, que envolve todo o resto.

4. Prática do atendimento humanizado

Por mais que os computadores estejam mais presentes na área da saúde, o atendimento aos pacientes se torna mais humanizado. Isso porque os médicos e dentistas têm mais tempo para se dedicar a estudos de diagnósticos e para manter um bom relacionamento com as pessoas que buscam ajuda nas clínicas e consultórios.

Não há dúvidas de que são muitos os benefícios da tecnologia no diagnóstico por imagem, não é mesmo? Por isso, não perca mais tempo! Implemente essas novidades no seu estabelecimento de saúde e gere melhorias para você e para os seus pacientes.

Caso tenha alguma dúvida sobre o que falamos aqui ou queira compartilhar a sua opinião conosco, deixe um comentário! Vamos conversar sobre esse tema tão interessante para os profissionais da saúde.

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: