Investir em novas tecnologias na odontologia é algo que sempre deve ser levado em consideração pelos dentistas que têm o seu próprio estabelecimento. Assim, se tem uma garantia de estar oferecendo um bom serviço aos pacientes e, ao mesmo tempo, mantêm-se sempre um passo à frente dos concorrentes.
A tecnologia avança a cada dia e cada vez mais as pessoas estão se acostumando mais a utilizar a internet para todo seu cotidiano, seja ele pessoal ou de trabalho. Por isso, elas estranham quando consultam com um profissional que ainda utiliza métodos muito antigos.
6 novas tecnologias na odontologia que farão toda a diferença em seu consultório
Investir em novas tecnologias na odontologia também é uma forma de melhorar a sua imagem profissional perante os seus clientes. A seguir, listamos 6 inovações a que você precisa estar atento para renovar e revolucionar a sua clínica. Acompanhe!
1. Laudos à distância
Os laudos à distância facilitam muito a rotina do odontólogo, que já não precisa mais contar com um radiologista atuando na clínica. O serviço funciona da seguinte maneira: o dentista faz os exames radiográficos em seus pacientes e envia as imagens pela internet para a empresa de laudos online contratada.
Na clínica de radiologia à distância, há profissionais altamente gabaritados, que analisam os exames, elaboram os laudos e enviam os resultados por e-mail para o dentista. Tudo isso de forma rápida e prática, sem nenhuma burocracia e por meio de um sistema criptografado, ou seja, totalmente seguro.
Essa praticidade faz com que o dentista, além de economizar dinheiro, também possa se dedicar mais ao atendimento qualificado de seus pacientes, pois contará com uma visão ampla dos resultados dos exames.
2. Impressão 3D
As impressoras 3D também são um exemplo de novas tecnologias na odontologia. Elas servem para imprimir próteses laminadas à base de porcelana, chamadas popularmente de lentes de contato para os dentes.
Esse tipo de tratamento é muito procurado pelas pessoas que desejam ter um sorriso branco, mas não têm paciência para tratamentos mais longos, como os clareamentos a lazer ou com gel.
Funciona assim: na primeira consulta, o dentista faz um molde a partir da arcada dentária do paciente. A partir desse molde, são geradas imagens tridimensionais, que são impressas pelo equipamento, seguindo exatamente o desenho dos dentes de cada paciente.
Depois de impressas, as lentes de contato são coladas por cima dos dentes, como se fosse uma casquinha. Assim, o sorriso ficará branco imediatamente, gerando satisfação garantida para o paciente.
3. Prontuários digitais
Foi-se o tempo em que os consultórios odontológicos precisavam ter grandes fichários e até mesmo uma sala exclusiva apenas para guardar papéis com os prontuários dos pacientes. Hoje em dia, tudo pode ser feito de forma digital, com as informações armazenadas em sistemas de computação em nuvem.
Por meio de um login e senha, os dentistas conseguem acessar os dados de cada paciente em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Isso facilita para que os atendimentos sejam mais rápidos e também evita problemas, como a perda de folhas de um prontuário.
Outro benefício dos prontuários digitais é que eles são armazenados em nuvem. Dessa forma, o dentista não precisa estar no consultório para acessar as informações, mas sim pode fazê-las em qualquer local, desde que haja conexão com a internet.
4. Atendimento remoto do paciente
Obviamente que não são todos os tipos de tratamento que poderão ser feitos de forma remota pelos dentistas. Porém, algumas situações podem sim ser atendidas à distância, como orientações sobre o que fazer depois de ter sido submetido a um tratamento, dicas de tratamentos caseiros para amenizar dores até o momento da consulta etc.
Tudo isso pode ser feito com o uso de ferramentas tecnológicas de chamadas de áudio e vídeo, que também servem para melhorar o relacionamento entre os profissionais da odontologia e seus pacientes.
5. Softwares de gestão
Os softwares de gestão para clínicas são uma ferramenta fundamental para que o estabelecimento seja mais bem organizado e possa prestar um bom atendimento aos pacientes.
Eles têm módulos diversos, como o fluxo de caixa, em que podem ser controladas todas as entradas e saídas de dinheiro do consultório. Desse modo, podem ser feitas conferências diárias, evitando erros que comprometam a boa saúde financeira do estabelecimento.
Outra questão que envolve os softwares de gestão é o controle de estoque. Por meio do sistema é possível controlar todos os medicamentos, materiais de trabalho, entre outros itens que estão armazenados no estoque. Assim, você evita que sejam compradas grandes quantidades de algo que é pouco utilizado, por exemplo.
Talvez o módulo mais interessante desse tipo de novas tecnologias na odontologia seja a questão do agendamento. Por ele, as secretárias podem manter a agenda dos profissionais da clínica sempre muito bem organizadas, evitando erros como marcar dois pacientes para serem atendidos no mesmo horário.
A agenda digital também facilita a questão das remarcações, uma vez que é muito simples para a secretária substituir o horário do paciente sempre que ele solicitar, por questões como imprevistos e incompatibilidades.
6. Estação computadorizada para aplicação de anestesia
Quando falamos em novas tecnologias na odontologia, não podemos deixar de fora algo que está sendo muito falado atualmente, as estações computadorizadas para aplicação de anestesia.
Trata-se de um equipamento em que o dentista pode anestesiar somente o dente que será tratado no paciente e não toda a região da boca como acontece com as anestesias comuns.
Além disso, esse sistema não é aplicado nos tecidos moles, ou seja, na gengiva. Desse modo, o paciente não sente a dor da picada de agulha. Essa inovação é ideal, principalmente, para fazer procedimentos em crianças, que costumam chorar e não ficarem paradas quando lhe são aplicadas anestesias.
Esses são alguns exemplos das novas tecnologias na odontologia. Coloque-as em prática no seu consultório e tenha a garantia de que estará revolucionando a forma como os pacientes veem a clínica.
Gostou do nosso artigo sobre novas tecnologias na odontologia? Que tal então compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, os seus pacientes já perceberão que você está buscando meios para modernizar a sua clínica!