Respeitar os direitos do paciente é fundamental em qualquer estabelecimento de saúde. Por isso, os gestores de clínicas de radiologia odontológica precisam ficar atentos a isso.
Deve-se conhecer quais direitos os pacientes têm, bem como treinar os colaboradores da clínica, para que eles respeitem a todos.
O intuito deste conteúdo é justamente ajudar nesse sentido. Por isso, recomendamos que prossiga a leitura!
6 direitos do paciente que devem ser respeitados em sua clínica de radiologia
Abaixo, apresentaremos alguns dos principais direitos dos pacientes em clínicas de radiologia odontológica, tendo como base documentos como a Resolução nº 196, do Ministério da Saúde.
1. Acompanhante
Todos os pacientes têm direito a terem um acompanhante durante a realização de consultas, internações e exames, se assim desejarem.
No caso dos exames de radiologia, o mais indicado é que o paciente entre na sala sozinho. Mas, se o paciente desejar ser acompanhado, sugere-se que a clínica disponibilize os equipamentos de proteção ao acompanhante e permita a sua entrada.
Isso deve ser respeitado, principalmente, quando os pacientes são crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.
2. Atendimento humanizado
É muito importante que a sua clínica de radiologia odontológica preste um atendimento humanizado aos pacientes.
Para isso, é importante pensar em soluções para que os pacientes se sintam bem no ambiente, desde o primeiro contato que fazem com a clínica.
Recomendamos que se invista em infraestrutura, com uma boa recepção para a clínica, por exemplo. Além disso, os colaboradores devem ser treinados para sempre tratar os pacientes com educação, cordialidade e atenção.
Também faz parte do atendimento humanizado, a agilidade na prestação dos serviços. Os laudos dos exames, por exemplo, precisam ficar prontos rapidamente, principalmente quando nos referimos a casos urgentes.
Se uma pessoa está com dor de dente e o dentista precisa de um raio-X para saber como proceder, ela não pode aguardar muitos dias para o exame ficar pronto.
Logo, um atendimento humanizado também é ágil! Contar com um serviço de telerradiologia, que emita laudos a distância contribui muito nesse sentido. Vale a pena buscar mais informações sobre isso.
3. Identificação dos atendentes
Os pacientes também têm o direito de conseguir identificar todos os colaboradores dos estabelecimentos de saúde em que são atendidos.
Por isso, é uma boa prática solicitar aos secretários, técnicos em radiologia e outros profissionais da clínica, que usem crachás de identificação.
Ao fazer os crachás para os seus colaboradores, lembre-se de colocar o nome completo do profissional e a função que ele desempenha no estabelecimento.
4. Informações sobre procedimentos e cuidados
Entre os direitos do paciente também está a disponibilização de informações e cuidados que devem ser tidos durante os procedimentos.
Antes de fazer um exame de raio-X, por exemplo, o técnico deve fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs) ao paciente, tais como os coletes de chumbo.
Deve-se explicar como os EPIs são utilizados e qual é a sua finalidade. Dessa forma, o paciente terá um melhor entendimento sobre o procedimento e garantirá a sua saúde e integridade física.
5. Sigilo profissional
Quando falamos em direitos do paciente, não podemos deixar de citar o sigilo profissional. As informações que os usuários compartilham com a clínica, assim como os resultados de seus exames, jamais podem ser acessados com nenhuma pessoa não autorizada.
Além disso, o sigilo profissional está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é preciso cumpri-lo para evitar penalidades.
6. Legibilidade dos documentos de saúde
Os pacientes também têm o direito a terem acesso legível aos documentos de saúde, como os laudos dos exames.
Nesse sentido, a telerradiologia também contribui bastante. Isso porque os laudos dos exames são emitidos e transmitidos em um formato padrão, que facilita o envio por e-mail, plataformas digitais, bem como a impressão, se necessário.
Cada vez mais os pacientes estão preferindo a entrega dos exames no formato digital. Afinal, dessa forma fica mais fácil para compartilhar os resultados com os dentistas, médicos e outros profissionais que estiverem os atendendo.
Logo, é interessante que a sua clínica pare de imprimir os laudos dos exames e aposte no formato digital. De tal forma, também está garantido a legibilidade, um dos direitos do paciente.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que você tenha aprendido mais sobre os direitos do paciente e como colocá-los em prática.
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