Telerradiologia odontológica: o que considerar ao implantar

A telerradiologia odontológica é uma tecnologia que está cada vez mais sendo implantada nos consultórios de dentistas. Isso se justifica pelo fato de o modelo de laudos à distância trazer diversos benefícios para esses estabelecimentos.

Uma clínica odontológica que aposta na parceria com uma empresa de telerradiologia consegue focar mais em questões primordiais para o funcionamento do negócio, como o bom atendimento ao cliente. Afinal, atividades de laudagem são um tanto quanto burocráticas e levam tempo para serem realizadas.

Porém, ao contratar uma empresa de telerradiologia odontológica, é preciso tomar alguns cuidados e considerar uma série de aspectos. Veja, nos tópicos a seguir, o que você deve considerar antes de implementar esse método de trabalho.

Verifique a capacitação dos profissionais

Antes de fechar negócio com uma empresa de telerradiologia odontológica, é imprescindível que você avalie a capacitação dos profissionais que fazem parte do seu quadro de colaboradores.

Para garantir que lhe será prestado um serviço de boa qualidade, você deve exigir que os profissionais sejam radiologistas formados em instituições de ensino reconhecidas. Além disso, devem ser experientes na área e certificados para laudar exames odontológicos.

Garanta a segurança da informação

Todas as atividades que envolvem a telemedicina precisam utilizar de sistemas de transmissão de imagens. Somente assim você poderá enviar os exames e receber novamente os laudos, via internet.

No entanto, para que isso ocorra de forma segura, sem que haja vazamento de dados pessoais dos pacientes, por exemplo, é preciso que os sistemas sejam criptografados de ponta a ponta.

A criptografia do sistema e outros itens de segurança são avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Logo, é importante solicitar à empresa contratada o selo de certificação da entidade.

Certifique-se se a empresa cumpre as exigências do CFM em relação à telerradiologia odontológica

Não faz muito tempo que a telerradiologia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Porém, assim que houve a regularização da atividade, o conselho propôs diversas exigências que devem ser cumpridas pelos prestadores desse tipo de serviço.

Entre os itens que devem ser checados e verificados na contratação do serviço de telerradiologia odontológica estão os seguintes:

  • registro no CFM;
  • garantir a segurança dos dados;
  • ter a sede em território brasileiro;
  • a presença de um médico radiologista responsável;
  • solicitação de autorização do paciente para envio de seus exames.

Tenha uma infraestrutura adequada

Por mais que você esteja terceirizando o serviço de laudos com uma empresa de telerradiologia odontológica, isso não significa que você não precise adaptar a sua infraestrutura.

Entre os itens que precisam ser verificados e revistos em sua clínica está a existência de um sistema de internet de boa qualidade e contatos técnicos para as operações das atividades.

No caso de você aproveitar a maior disponibilidade de tempo para atender mais pacientes, também precisa adaptar a estrutura física para que a sua clínica possa acomodar confortavelmente mais pessoas.

Veja se a empresa contratada oferece treinamentos

A empresa de telerradiologia odontológica que você está contratando oferece treinamentos? Esse é um diferencial que precisa ser observado. Afinal, os seus colaboradores precisarão saber quais são as boas práticas que precisam adotar ao enviar pelo sistema, os exames que serão laudados.

A prestadora de serviços contratada tem a responsabilidade de oferecer treinamentos para os colaboradores que farão esse trabalho em sua organização.

Também é importante observar se a empresa dispõe de canais de comunicação, como e-mails, chat e telefone para suporte técnico ou esclarecimento de dúvidas, caso isso seja necessário.

Estabeleça indicadores de desempenho

Ao contratar um serviço de telerradiologia odontológica você precisa ter em mente que estará fazendo um investimento. Ou seja, significa que a sua clínica terá uma série de vantagens que justificarão os valores pagos por essa contratação.

Para que você possa realmente comprovar que o investimento está valendo a pena, deve-se estabelecer indicadores de desempenho. Tratam-se de métricas expressas numericamente que demonstram como o seu negócio teve aumentos nos lucros após contratar esse serviço, por exemplo.

Podem ser acompanhados indicadores como: o aumento na quantidade de pacientes atendidos, o tempo de entrega dos exames, a melhora na qualidade no atendimento etc.

Prepare os seus colaboradores para as mudanças

Os funcionários que trabalham em sua clínica precisam ser preparados para a mudança. A ideia é que você acalme os ânimos e explique que a terceirização dos laudos dos exames não fará com que ninguém perca o emprego. Com ela eles poderão dedicar mais a funções mais importantes para a clínica e assim mais chances de crescimento e aprendizado.

Os radiologistas que trabalham com você deverão compreender que deixarão de fazer os laudos dos exames, mas que continuarão a desenvolver outras demandas, como atender mais pacientes.

Com mais pacientes na clínica, haverá maior lucratividade no estabelecimento, o que é benéfico para todos, pois pode gerar aumentos de salário, por exemplo. 

De maneira geral, podemos dizer que os itens que listamos são fundamentais na implantação do serviço de telerradiologia odontológica em uma clínica de dentistas. Por isso, não deixe de levar todos eles em consideração.

Nós, da BR Laudos, somos uma empresa formada por radiologistas e desde 2013 atuamos no intuito de ajudar clientes e parceiros a suprir a demanda de laudos, por meio da telerradiologia odontológica. Atendemos consultórios e clínicas odontológicas de todo o país e cumprimos todos os itens anteriormente descritos.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então não deixe de entrar em contato conosco! Será uma satisfação poder contribuir para o sucesso da sua clínica.

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