Qual a relação entre segurança digital e laudos online?

Se você é dentista ou gestor de uma clínica odontológica, é bem provável que já tenha ouvido falar em telerradiologia e laudos online, não é mesmo? Esse tipo de serviço vem sendo cada vez mais procurado por conta das vantagens que proporciona. Porém, é preciso prestar atenção na relação entre segurança digital e laudos online.

Antes de contratar uma empresa que preste esse tipo de serviço é necessário que você se certifique de que os sistemas que ela utiliza são seguros e garantem o sigilo de informações dos pacientes. Também deve ser verificado se são seguidos os princípios da segurança digital. Confira mais informações nos tópicos a seguir!

Segurança digital e laudos online: relação imprescindível na telerradiologia

Assim como ocorre em diversas outras áreas, a tecnologia tem trazido inovações para a radiologia. Hoje, os laudos podem ser feitos a distância e já não há necessidade de contratar especialistas para trabalhar em uma clínica odontológica, por exemplo.

Isso porque os gestores das clínicas podem firmar parcerias com empresas que prestem o serviço de emissão de laudos online. Assim, é preciso apenas enviar as imagens dos exames dos pacientes por meio de um software.

É nesse momento que ocorre a relação entre a segurança digital e os laudos online. É imprescindível que a empresa prestadora desse tipo de serviço utilize um sistema criptografado. Isso irá garantir que as informações trocadas por meio dele não serão acessadas por terceiros.

Os resultados dos exames de um paciente dizem respeito somente a ele. Caso esses dados sejam vazados e outras pessoas que não o seu dentista e o radiologista tenham acesso a eles, isso trará grandes prejuízos para todos os envolvidos. Isso por si só já ressalta a importância da relação entre segurança digital e laudos online.

É por esse motivo que a criptografia precisa estar presente no sistema e você, como contratante, deve verificar e exigir que isso seja feito.

Os princípios da segurança digital na radiologia

De acordo com um levantamento feito pela Norton Cyber Security e divulgado em uma reportagem do portal Uol, o Brasil foi o segundo país em que mais aconteceram crimes cibernéticos no mundo, ficando atrás apenas da China.

Em nosso país existe uma legislação específica para enquadrar os crimes virtuais. Trata-se da Lei nº 12.737, conhecida popularmente como a Lei Carolina Dieckmann. Essa lei trata principalmente sobre o vazamento de dados pessoais sem permissão na internet.

Mas é preciso ser proativo e não apenas contar com a legislação. Deve-se evitar que os sistemas de telerradiologia sejam invadidos. Assim evita-se prejuízos maiores que vão desde a perda de confiança na clínica odontológica por parte dos clientes até mesmo processos judiciais.

Dentro desse contexto, recomenda-se verificar se a empresa que presta o serviço de laudos online segue os princípios da segurança digital na radiologia. Veja mais sobre cada um deles, na sequência!

Segurança

Devem ser adotados sistemas criptografados, com validação de chave dupla. Isso evita que hackers possam acessar os sistemas da clínica ou da empresa de radiologia e roubem os dados dos exames dos pacientes.

Privacidade

O Conselho Federal de Medicina, por meio das resoluções 1643/2002 e 1821/2007 regulamenta a prática da telemedicina e telerradiologia no Brasil. Segundo essas normativas, os sistemas utilizados devem garantir total privacidade aos dados dos pacientes. Isso precisa ser garantido por meio de senhas de segurança.

Disponibilidade

Os laudos a distância elaborados pelos radiologistas precisam ficar disponíveis em um espaço na nuvem (armazenamento online) para que os dentistas possam fazer o acesso sempre que for necessário e em tempo real. Além de garantir a relação entre segurança digital e laudos online, você proporcionará mais qualidade e conforto para seus pacientes.

Compliance

É chamada de compliance uma ferramenta que é utilizada para rastrear os laudos em processos internos. Recomenda-se que os sistemas a tenham para facilitar que sejam encontrados resultados de exames antigos de um paciente, para fins como o de comparação.

Universalidade

O princípio da universalidade garante que a tecnologia desenvolvida e utilizada na telerradiologia garanta o acesso em múltiplas plataformas, como em computadores e tablets da clínica. Tudo isso, porém, garantindo que segurança digital e laudos online sigam juntos de forma harmoniosa.

segurança digital e laudos online

Escaneabilidade

As empresas de telerradiologia também necessitam ter escaneabilidade, que nada mais é do que a capacidade de realização de grande volume de assinaturas digitais. Isso garante mais agilidade no serviço, para que o dentista contratante não precise esperar muito pelos resultados dos exames de seus pacientes.

Interoperabilidade

Esse princípio diz respeito à continuidade dos trabalhos na clínica, de modo que o sistema de telerradiologia não seja interrompido por questões de dificuldades na integração com outros softwares utilizados.

Exequilibidade

Finalmente, o princípio da exequilibidade diz respeito à autoria e validação das assinaturas digitais. Assim, as trilhas de auditoria e cadeia de custódia poderão ser verificadas facilmente. E isso é fundamental para construir uma relação sólida entre segurança digital e laudos online.

Dicas para garantir a segurança com os laudos online

Além de seguir os princípios da segurança digital na radiologia, existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para que o serviço seja executado de forma adequada. Confira!

Tenha um login e senha

É necessário que os sistemas tenham um login e senha para acesso e que somente o dentista ou responsável pela visualização e avaliação dos laudos tenha acesso a essas informações.

Garanta discussões sobre os laudos

Os sistemas de telerradiologia também precisam ter canais de comunicação que garantam ao dentista questionar possíveis divergências no exame. Isso é importante para que outro radiologista emita um laudo e verifique se, de fato, há discrepâncias no exame. 

Verifique se há armazenado de dados em nuvem

Os dados armazenados em nuvem são muito mais seguros do que aqueles ficam em hardwares, como os computadores ou data centers das clínicas. Verifique se a empresa que irá emitir laudos possui este recurso. Assim você garante uma relação sólida entre segurança digital e laudos online.

Se você seguir os princípios e as dicas que listamos aqui, temos a certeza que a relação entre segurança digital e laudos online será muito eficaz na sua clínica. Isso facilitará o seu trabalho e proporcionará mais qualidade nos serviços prestados aos seus pacientes.

Também é importante que você atente para a assinatura digital. Mais informações sobre esse assunto podem ser encontradas em nosso artigo “Assinatura digital em laudos online: o que é e por que usar?”. Boa leitura!

Leia também

Deixe um comentário