A importância dos exames radiológicos para a odontologia

Você já parou para pensar na importância dos exames radiológicos para a odontologia? Essa área trouxe significativas contribuições para que os dentistas pudessem diagnosticar corretamente os seus pacientes e assim conquistar resultados mais positivos nos tratamentos.

É por meio dos exames radiológicos que se consegue visualizar aquilo que não é visto facilmente a olho nu, como o caso das raízes dos dentes. Isso é imprescindível para o correto tratamento de questões diversas, como tratamento de canal, uso de aparelho ortodôntico para correção da mordida ou alinhamento dos dentes etc.

Em meio a esse cenário tão relevante que a radiologia representa para a odontologia, pensamos em desenvolver este post. Nosso objetivo é levantar os principais pontos que destacam a importância dos exames radiológicos, bem como questões comuns que os profissionais da área têm sobre o assunto. Acompanhe!

Principais tipos de exames radiológicos

Existem diversos tipos de exames radiológicos que podem ser solicitados pelos dentistas. Entre eles podemos destacar as radiografias periapicais, interproximais, panorâmicas, oclusais e tomografias computadorizadas. Veja um pouco mais sobre cada uma delas.

Radiografia periapical

Trata-se de um tipo de raio-X em que o dentista visualiza todos os dentes da boca do paciente, incluindo as suas partes internas na gengiva, como as coroas e as raízes.

É um dos exames radiológicos mais comuns e muito utilizado para diagnosticar problemas como alterações nos ossos, cáries, lesões nas raízes etc.

Radiografia interproximal

Já a radiografia interproximal é utilizada para analisar a presença de problemas na parte externa dos dentes, mas que são difíceis de serem vistos a olho nu, como é o caso das cáries menores, ainda em processo de formação.

Radiografia panorâmica

Esse exame é indicado quando se deseja ter uma visão geral sobre a arcada dentária do paciente. Ele é muito utilizado nos tratamentos de ortodontia, que são usados aparelhos nos dentes.

A ideia é que se possa verificar, com o passar do tempo, conforme o tratamento foi avançando e os dentes se tornaram mais alinhados, por exemplo.

Raio-X oclusal

O raio-X oclusal é um exame geralmente utilizado para que se possa ter uma visão ampla da mandíbula e da maxila dos pacientes. Ele é muito realizado em crianças, quando o dentista tem o desejo de verificar o crescimento e desenvolvimento dos dentes.

Isso se justifica porque o raio-X oclusal possibilita a visualização de dentes retidos. Essa observação faz com que tratamentos preventivos possam ser realizados e a criança não tenha problemas dentários mais graves quando atingir a idade adulta.

Tomografia computadorizada (TC)

A tomografia computadorizada, ou simplesmente TC, é um exame que possibilita a visualização da arcada dentária do paciente de forma tridimensional, ou seja, em 3D.

Ela é muito utilizada para tratamentos que envolvem a implantodontia, pois possibilita que os dentistas visualizem todos os detalhes das cavidades dos pacientes e desenvolvam próteses com o tamanho e formato mais adequados.

TC x radiologia tradicional

Quando falamos sobre exames radiológicos, uma questão que sempre vem à tona são as diferenças entre a TC e a radiologia tradicional. Ambos são exames que nos oferecem uma alta resolução de imagem, porém existem algumas diferenças pontuais.

Em entrevista ao portal Gaúcha ZH, um radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil, de São Paulo, afirma que a tomografia consiste em um raio-X ultrassensível de uma parte específica do corpo. Nesse caso, assim que os feixes atravessam a parte do corpo a que se deseja obter a imagem, ela é reconstituída no computador.

Já a radiologia tradicional é um pouco diferente e exige que filmes sejam utilizados para registrar as imagens internas do paciente, assim como acontecia quanto usávamos as antigas câmeras fotográficas para tirar fotos.

De qualquer forma, existem equipamentos que passam imediatamente as informações capturadas pelo filme para o computador. No entanto, esse tipo de ação não permite o registro de imagens em 3D.

Ambos os exames, TC ou radiologia tradicional, têm sua relevância e cabe aos dentistas verificarem qual é a melhor opção para cada situação que envolve os seus pacientes.

Os laudos radiográficos

A importância dos exames radiológicos para a odontologia

Um componente imprescindível que deve acompanhar os registros de imagens na radiologia são os laudos radiográficos. Esses documentos precisam ser elaborados por radiologistas especialistas na área do corpo que está sendo analisada.

Os laudos devem conter uma descrição detalhada do que é visto na imagem registrada, apontando para possíveis diagnósticos. No caso de uma radiologia da arcada dentária, por exemplo, o laudo deve ser feito por um especialista em odontologia, que precisa descrever minuciosamente e com termos técnicos as imagens que foram capturadas.

Especialistas contratados X terceirização

Devido a importância da radiologia e dos laudos radiográficos, antigamente era comum que as clinicas odontológicas tivessem um radiologista em seu quadro de funcionários. Porém, devido aos avanços da tecnologia e da telemedicina, hoje em dia isso já não é tão necessário.

Já existem meios de fazer a emissão de laudos a distância, utilizando de ferramentas de telerradiologia. Funciona da seguinte forma: os dentistas fazem a captura das imagens de seus pacientes normalmente no consultório.

Em seguida, as imagens são transferidas para um software, que as envia para uma empresa de telerradiologia contratada. Essa empresa tem bons profissionais especialistas que fazem a emissão dos laudos dos exames e os enviam novamente para os dentistas, que poderão fazer diagnósticos e propor tratamentos com tranquilidade.

Vale ressaltar que os sistemas de radiologia são muito seguros, pois contam com recursos de criptografia de ponta a ponta. Isso quer dizer que as informações do paciente, que são sigilosas, não serão de conhecimento de mais ninguém, além do dentista e do radiologista.

Devido a todas essas vantagens, a maior parte das clínicas tem preferido a terceirização dos laudos. Dessa forma é feita uma economia de dinheiro e não há a necessidade de contar com mais um profissional trabalhando no estabelecimento para a emissão de laudos dos exames radiológicos.

Você pode saber mais sobre essa e outras novidades para a sua clínica em nosso post com as “Principais tendências de terceirização na área da saúde”. Não deixe de conferir!

Leia também

Deixe um comentário