Conheça os direitos do profissional de radiologia

Você sabe quais são os direitos do profissional de radiologia? Ter esse conhecimento é muito importante para os gestores de clínicas de radiologia odontológica.

Ao saber todas as regras para contratar esse tipo de profissional, você evita processos trabalhistas e também pode buscar meios para otimizar os gastos.

Falaremos neste artigo sobre os principais direitos do profissional de radiologia. Fique com a gente e confira agora mesmo!

Veja quais são os 6 principais direitos do profissional de radiologia

direitos do profissional de radiologia

Antes de começar a falar sobre os direitos trabalhistas, convém esclarecer que os direitos que apresentaremos aqui são aplicados a radiologistas, técnicos e tecnólogos em radiologia.

Convém conversar com um advogado trabalhista para deixar tudo alinhado na sua clínica e evitar problemas jurídicos. Acompanhe, abaixo, a nossa lista!

1. Jornadas de trabalho com 24 horas semanais

De acordo com a Lei nº 7.394/1985, a jornada de trabalho dos profissionais de radiologia deve ser de 24 horas semanais.

Ou seja, o período é menor do que os profissionais de outras categorias. Isso faz com que as clínicas de radiologia odontológica acabem tendo que contratar mais técnicos para suprir a carga horária de atendimento.

2. Auxílio periculosidade e insalubridade

A mesma lei citada anteriormente prevê um adicional de 40% calculado sobre dois salários mínimos, a ser pago junto com a remuneração mensal do profissional.

Tal valor é referente à periculosidade e à insalubridade que o profissional está exposto ao trabalhar com materiais radioativos.

3. Afastamento de gestantes

Mesmo que as doses de radiação a que os profissionais de radiologia são expostos sejam mínimas, elas são nocivas para o desenvolvimento dos fetos.

Por isso, as profissionais que estiverem grávidas precisam ficar afastadas de suas funções durante o período de gestação.

Convém deixar claro que as gestantes não necessariamente precisam ser afastadas do trabalho. Porém, elas terão que ser deslocadas para outra atividade, como ficar responsável por rotinas administrativas da clínica.

4. Aposentadoria especial

Por conta da periculosidade da profissão, a aposentadoria especial é um dos direitos do profissional de radiologia.

O tempo necessário para requerer a aposentadoria é 25 anos. Embora isso não represente um custo para o gestor da clínica, pode contribuir para o aumento da rotatividade de colaboradores.

5. Férias remuneradas e 13º salário

Assim como os demais trabalhadores CLT, os profissionais da radiologia têm direito a férias remuneradas e 13º salário.

Dessa forma, a clínica precisa saber que, em determinados momentos ou épocas do ano, terá que fazer substituições e arcar com gastos extras.

6. FGTS

Ao contratar colaboradores para a sua clínica, todos os meses, será necessário depositar um valor correspondente a 8% do salário dos colaboradores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O montante precisa ser depositado em uma conta bancária em nome do profissional, na Caixa Econômica Federal.

Telerradiologia: conheça a tecnologia que ajuda a reduzir os custos com os direitos do profissional de radiologia

A telerradiologia é uma aliada das clínicas de radiologia odontológica que pretendem reduzir custos com profissionais.

Com esse tipo de serviço, você não precisa ter radiologistas trabalhando in loco na sua empresa. Isso otimiza os gastos e faz com que o negócio possa ter mais lucratividade.

Ao contratar uma empresa de telerradiologia, a sua clínica ainda precisa contar com técnicos para preparar os pacientes e realizar os registros das imagens.

Porém, o processo de elaboração dos laudos, que é feito por um radiologista, que é quem tem os maiores salários de uma equipe do segmento, pode ser terceirizado.

O funcionamento de um serviço de telerradiologia é assim: os próprios técnicos que coletam as imagens dos pacientes ou outros colaboradores responsáveis, enviam os exames para a empresa contratada, por meio de um software.

Na empresa de telerradiologia, os radiologistas terceirizados recebem as imagens, as analisam criteriosamente e elaboram os laudos dos exames.

Após isso, os documentos são enviados pelo mesmo sistema para a clínica. Daí, é só enviar para os pacientes ou fazer a impressão para entregar, se for necessário.

Com a telerradiologia, você otimiza os custos na clínica e fica mais fácil de arcar com os direitos do profissional de radiologia.

A BR Laudos é uma empresa de telerradiologia que atende clínicas de radiologia odontológica de todo o país. Acesse o nosso site para conhecer mais sobre os nossos serviços. 

Leia também

Deixe um comentário