Solicitar exames para implantes é muito importante para que você possa fazer um correto planejamento do procedimento e, dessa forma, proporcionar um resultado mais eficiente para o paciente.
O implante dentário é uma ótima maneira de repor dentes perdidos de forma segura e eficiente. Porém, para que o procedimento tenha sucesso, o dentista precisa fazer uma análise minuciosa da estrutura óssea do paciente, bem como entender as condições de saúde bucal e geral.
São os exames para implantes que proporcionam esse conhecimento e minimizam qualquer tipo de erro que possa ser cometido, inclusive a rejeição da prótese. Siga lendo para saber mais.
6 exames para implantes que são necessários para o sucesso do procedimento
Quando o paciente chega ao consultório dentário querendo realizar um exame, a primeira coisa que deve ser feita é a anamnese, ou seja, a avaliação de todo o histórico de saúde do paciente e as suas condições bucais.
É nesse momento que você, como profissional, deve tirar todas as dúvidas do paciente sobre o procedimento. Além disso, deve solicitar que ele realize toda a bateria de exames para implantes. Veja, a seguir, quais são eles!
1. Radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica é um exame que capta imagens de toda a boca do paciente. Dessa forma, se torna possível analisar se existe alguma infecção no local onde será realizado o implante, bem como ter uma avaliação completa da altura e do volume ósseo.
Por meio desse exame de imagem, o dentista também consegue analisar os maxilares superior e inferior, os detalhes dos seios da face e as articulações temporomandibulares (ATM). Tudo isso é importante para o planejamento do implante.
2. Radiografia periapical
A radiografia periapical é um exame que proporciona a visualização detalhada da anatomia dos dentes, desde a coroa até o término da raiz.
Recomenda-se que sejam feitas radiografias periapicais das áreas que receberão os implantes. O objetivo é avaliar a qualidade óssea da arcada e também acompanhar a integração do implante ao osso no período pós-operatório.
3. Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é um exame de imagem que gera imagens 3D de toda a infraestrutura óssea dos pacientes. De tal modo, o dentista consegue ver, com exatidão, a espessura e altura óssea maxilar.
Esse exame para implante deve ser feito para que o implantodontista seja capaz de planejar e confeccionar próteses com o tamanho e o posicionamento fidedigno às necessidades do paciente.
4. Exame clínico
Além dos exames de imagem, é de extrema importância que o dentista faça uma avaliação clínica criteriosa no paciente.
Isso é necessário para que se verifique se a gengiva está saudável e preparada para receber a prótese. Se o paciente estiver com alguma doença bucal, como a periodontite, pode ser recomendado, antes de fazer o implante, tratar esse problema.
5. Hemograma completo
Também é importante que o paciente realize alguns exames de sangue, como o hemograma completo.
Nesse exame, são analisadas as informações e as quantidades dos componentes do sangue, como os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.
Por meio desse exame é possível identificar doenças como a anemia, a leucemia, infecções virais ou bacterianas, entre outras.
Logo, ele é importante para garantir que a saúde do paciente está em boas condições para receber o exame.
6. Teste de glicemia
O teste de glicemia mensura o nível de glicose, ou seja, a taxa de açúcares no sangue. Ele é recomendado para que sejam diagnosticadas ou acompanhadas doenças como a hipoglicemia, a hiperglicemia ou a diabetes.
Caso o paciente tenha diabetes muito alta, por exemplo, é recomendado seguir uma dieta para reduzir os índices de glicose antes de fazer o exame.
7. Coagulograma
O coagulograma é um exame que avalia os processos de coagulação do sangue. É importante que os seus índices estejam normais, para que o paciente não tenha riscos de sangramento no operatório, por exemplo.
O papel da telerradiologia para agilizar os laudos de exames para implantes
Entre os exames para implantes que são mais importantes para o planejamento do procedimento estão os de imagem. Logo, é interessante buscar soluções para agilizar a elaboração dos laudos e iniciar o tratamento procurado pelo paciente.
A telerradiologia odontológica pode ser muito útil nesse momento! Isso porque as empresas que prestam esse tipo de serviço, como a BR Laudos, funcionam até mesmo nos feriados e nos finais de semana.
O serviço funciona assim: o paciente vai até uma clínica de radiologia e realiza os exames com um técnico especializado. Após isso, as imagens coletadas são enviadas para a empresa de telerradiologia por meio de um software moderno.
Lá, renomados radiologistas examinam as imagens cuidadosamente e elaboram os laudos dos exames. Os documentos são enviados à clínica por meio do mesmo software.
Depois disso, os exames podem ser retirados pelo dentista e o processo de avaliação e planejamento de implantes iniciado.
Por isso, dentista, ao solicitar exames de implante, busque saber se a sua clínica parceira utiliza serviços de telerradiologia para agilizar a elaboração dos laudos.
E, se você for gestor de uma clínica de radiologia, não deixe de oferecer essa agilidade aos seus pacientes. Conheça agora mesmo a BR Laudos e os serviços que oferecemos!