Imprimir exames odontológicos: você precisa parar de fazer isso

Você ainda tem o costume de imprimir exames odontológicos em sua clínica de radiologia? Caso tenha esse hábito, é preciso se modernizar e mudar a sua postura!

Os exames odontológicos impressos estão ultrapassados e já não agradam os dentistas e seus pacientes. Por isso, os gestores de clínicas de radiologia precisam adotar a digitalização, que é um caminho natural para modernizar esse tipo de estabelecimento.

Neste artigo, apresentaremos alguns motivos que você tem para parar de imprimir exames odontológicos, bem como o papel da telerradiologia nesse processo. Confira, logo abaixo!

Motivos para você parar de imprimir exames odontológicos

São inúmeros os motivos que a sua clínica de radiologia tem para parar de imprimir exames odontológicos. Veja, a seguir, uma lista com os principais deles!

imprimir exames odontológicos

Otimização do espaço físico

Quando a sua clínica imprime exames, precisa de um espaço físico adequado para guardá-los. Logo, deve-se investir em salas e móveis, como armários e arquivos, para armazenar as imagens impressas e seus respectivos laudos.

Se a clínica parar de imprimir os exames odontológicos e deixar tudo armazenado de forma digital, os arquivos ficam guardados em um sistema de computação em nuvem. 

Logo, não é necessário dispor de muito espaço físico para guardá-los. Afinal, tudo fica no ciberespaço!

Redução de custos

Obviamente, ao parar de imprimir exames odontológicos, haverá redução de custos com papel, filme e chapas de raio-X.

Além disso, não será necessário alugar espaços muito amplos, já que as salas de arquivo não precisarão mais existir.

Também se reduz os custos com a manutenção e limpeza desses espaços. Ou seja, os custos são cortados em vários departamentos da sua clínica.

Agilidade na entrega

Os exames digitais podem ser entregues mais rapidamente para os pacientes ou dentistas solicitantes. Afinal, é possível enviá-los por e-mail ou disponibilizar um login com senha para que os usuários façam o download das imagens e dos laudos em seus dispositivos.

Para os pacientes isso é muito interessante, tendo em vista que podem dar início mais rapidamente aos seus tratamentos odontológicos. Se uma pessoa está sofrendo com dores de dente, por exemplo, isso é fundamental!

Também não é necessário que o paciente perca tempo tendo que ir até a clínica buscar os exames, tampouco gastar com motoboys ou entregadores para retirarem. 

Preservação do meio ambiente

As chapas de raio-X são impressas em um tipo de plástico chamado de acetato, um material coberto por grãos de prata.

Por conta disso, o descarte dos exames antigos é bem prejudicial ao meio ambiente. Isso porque o plástico demora centenas de anos para se decompor e a prata é um metal pesado, que pode causar danos ao solo e aos lençóis freáticos.

Logo, ao parar de imprimir exames odontológicos, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Isso é benéfico para todos e a sua clínica estará cumprindo bem com esse importante papel social.

Melhora na produtividade

Os exames impressos exigem uma série de etapas para a confecção e realização. É preciso revelar os filmes, fazer a impressão nas chapas, embalá-los nos envelopes para entrega, entre outras atividades.

Com os exames digitais, tudo isso é eliminado! Ou seja, as operações da sua clínica serão muito mais ágeis e os colaboradores terão mais produtividade.

De tal modo, os técnicos em radiologia e demais profissionais que desempenham essas atividades poderão ser melhor aproveitados em outras funções.

Ganhos de reputação e imagem com os pacientes

Cada vez mais as pessoas estão valorizando a tecnologia e aderindo aos novos recursos em suas rotinas. Além disso, há uma preocupação de grande parte da população em relação à preservação do meio ambiente.

Quando a sua clínica deixar de imprimir exames, portanto, poderá ganhar pontos com os usuários. A reputação e a imagem do estabelecimento melhorará e isso tende a fidelizar pacientes.

Também é possível investir em campanhas de marketing verde. Você pode usar as suas redes sociais para divulgar os novos processos e mostrar que a sua clínica está se modernizando, em prol do meio ambiente.

Pare de imprimir exames odontológicos: aposte na telerradiologia!

Apostar na telerradiologia é uma ótima alternativa para as clínicas de radiologia que querem parar de imprimir exames odontológicos.

As empresas de telerradiologia, como a BR Laudos, contam com modernos sistemas, nos quais os técnicos em radiologia podem enviar as imagens coletadas para a elaboração dos laudos.

Por meio do sistema, radiologistas terceirizados analisam as imagens de forma minuciosa e elaboram os laudos dos exames. Eles enviam os resultados pelo mesmo sistema e os documentos, em seguida, já podem ser enviados aos pacientes.

O melhor de tudo é que essa metodologia também é bastante econômica! Além de não precisar ter sempre um radiologista atuando in loco na clínica, os pagamentos são feitos por demanda.

Ou seja, você não precisa pagar uma mensalidade para usar os serviços de telerradiologia! É cobrado apenas um valor previamente definido por cada exame que é laudado. Vale muito a pena!

Agora você já conhece os motivos que tem para parar de imprimir exames odontológicos na sua clínica. Por isso, coloque em prática essa ação e conquiste resultados positivos.

Continue aprendendo sobre medidas sustentáveis para a sua clínica! Leia agora o nosso artigo com 5 passos para implementar a cultura do paperless em sua clínica.

Leia também

Deixe um comentário