Quando chega o momento de montar um consultório odontológico, os dentistas empreendedores quase sempre têm algumas dúvidas. Isso é natural, uma vez que são raras as instituições de ensino que oferecem disciplinas de empreendedorismo no curso de odontologia.
Assim sendo, os profissionais que querem ter os seus próprios estabelecimentos para atender os pacientes, precisam buscar por informações sobre o tema. Para ajudá-lo, desenvolvemos este artigo!
Listamos 6 dicas essenciais para montar consultório odontológico e que você deve acompanhar. Ficou interessado? Então é só seguir a leitura nos tópicos a seguir!
1. Escolha bem a localização da clínica
O primeiro passo para montar um consultório odontológico é escolher bem a sua localização. Para isso, é uma boa ideia pesquisar a região onde você pretende atuar, para que a clínica se localize em um local de fácil acesso para os pacientes.
É preciso escolher o local com estratégia! Se no bairro em que você pretende atuar já existem muitos dentistas, por exemplo, talvez não seja uma boa ideia se fixar ali. A saturação do mercado pode fazer com que você não consiga emplacar o seu negócio, uma vez que a população já está assistida desse serviço na região.
Também devem ser consideradas questões de acessibilidade. É imprescindível que a clínica tenha rampas como alternativa a escadas para que cadeirantes possam ir até o local, por exemplo.
2. Gerencie as suas finanças
Montar um consultório odontológico não é uma das coisas mais baratas que um profissional pode fazer. Ao contrário de pequenas empresas de outras áreas, em que você cresce e evolui à medida em que avança, a clínica deve estar totalmente equipada desde o primeiro dia em que abrir as portas.
De nada adianta você conquistar um paciente e, depois de fazer a avaliação inicial, perceber que ele precisa realizar um exame ou tratamento, cujo equipamento necessário, o consultório não possui.
Por isso, antes de abrir a clínica é preciso fazer um gerenciamento de finanças adequado. Liste todos os gastos que você terá, veja possibilidades de empréstimo e formas de pagamento etc. O objetivo é evitar contrair dívidas altas, que você não possa pagar no futuro.
Às vezes, vale mais a pena ficar um tempo a mais trabalhando como empregado em outra clínica. Assim, você pode ganhar dinheiro suficiente para abrir a sua, em vez de contrair uma dívida muito extensa.
3. Tenha um bom sistema de gestão
Agendar consultas e fazer o fluxo de caixa em agendas e planilhas de papel é algo totalmente ultrapassado! As possibilidades de erro são muito grandes quando isso é feito, uma vez que dois agendamentos podem ser feitos no mesmo horário por engano, a título de exemplo. Além disso, os valores somados podem ser errados e os “furos” nas finanças farão você ter muita dor de cabeça.
Para evitar esses problemas, ter um bom sistema de gestão é a melhor alternativa. Existem diversos softwares disponíveis no mercado e você pode escolher aquele que julgar ser mais adequado para o seu modelo de negócio.
É interessante que você escolha uma alternativa que também possibilite a prática do marketing de relacionamento. De tal modo, podem ser enviadas mensagens via SMS ou e-mails, para que os pacientes não esqueçam da consulta, por exemplo.
4. Capacite a sua equipe
Como diz um velho e conhecido ditado, “uma andorinha só não faz verão”. Isso quer dizer que você não conseguirá trabalhar sozinho na clínica e terá que ter pelo menos uma secretária para fazer os agendamentos, responder e-mails, atender o telefone etc.
Com o passar do tempo, outros profissionais podem ser incorporados à clínica, como um técnico em saúde bucal, um radiologista, um assistente administrativo, entre outros.
Para que a sua clínica tenha êxito, todos esses profissionais precisam ser capacitados para executar as funções em que atuam, além de atenderem muito bem a todos os pacientes. Logo, fornecer tratamentos de capacitação da equipe é essencial para quem deseja montar um consultório odontológico.
5. Faça um bom marketing da sua clínica
Ao iniciar um negócio, um marketing forte é muito importante. Afinal, as pessoas precisam saber que você abriu uma clínica odontológica e que está disponível para receber pacientes.
Existem várias estratégias que podem ser utilizadas nesse sentido. Publicações nas redes sociais, distribuição de panfletos, anúncios em rádios e jornais locais, entre outras ações devem ser desenvolvidas, de acordo com a sua realidade e possibilidades.
6. Terceirize os serviços de laudos ao montar um consultório odontológico
Terceirizar serviços é uma boa forma de economizar, quando você pretende montar um consultório odontológico. Entre os serviços que podem ser terceirizados, destaca-se a telerradiologia, por meio dos laudos a distância.
O funcionamento é simples e eficiente! Você coleta as imagens radiográficas em seu consultório e faz o envio para a empresa contratada, por meio de um moderno sistema computacional.
Na empresa de telerradiologia, os radiologistas analisam as imagens, elaboram os laudos e os enviam para você, pelo mesmo software. Isso gera economia, uma vez que não será necessário contratar um radiologista e pagar encargos trabalhistas, por exemplo.
Além disso, você pagará apenas por aquilo que usar! Não é preciso pagar uma mensalidade para usufruir dos serviços de telerradiologia. Se em um mês você não realizar nenhum exame, não pagará nada. Se no mês seguinte fizer 10 solicitações, pagará pelo valor correspondente.
Apesar de não ser uma tarefa das mais fáceis, depois de montar o consultório odontológico, basta você usar a sua expertise profissional e trilhar o caminho para o sucesso. Nós acreditamos no seu potencial e sabemos que você pode chegar lá!
Para continuar aprendendo, recomendamos que leia o nosso artigo que mostra como contratar uma empresa de laudos online ajuda a gestão do seu consultório odontológico.