Radiografia panorâmica: 6 dúvidas respondidas

A radiografia panorâmica é um dos exames de imagem mais solicitados pelos dentistas. Ela é recomendada para identificar diversos tipos de problemas na boca e na arcada dentária.

Também é bastante comum que a radiografia panorâmica seja realizada quando o paciente vai dar início ao uso de aparelho odontológico. Isso porque ela dá uma visão ampla dos problemas que devem ser resolvidos durante o tratamento.

Reunimos neste artigo uma série de dúvidas que pacientes e profissionais geralmente têm sobre a radiografia panorâmica e as respondemos. Continue a leitura e confira!

1. O que é a radiografia panorâmica?

A radiografia panorâmica é um exame em que o dentista coloca uma peça de plástico dentro da boca do paciente, que precisa morder esse acessório, para que a imagem de um ou vários dentes seja coletada.

Conforme comentamos, os dentistas costumam indicar a radiografia panorâmica para diagnosticar diferentes tipos de problemas na boca, principalmente quando se deseja ter uma visão mais ampla.

Diferente do que acontece com uma radiografia dentária tradicional, no exame panorâmico se cria uma única imagem de toda a boca.

O dentista consegue observar todas as partes da boca do paciente, tais como:

  • as articulações temporomandibulares (ATM);
  • a arcada inferior;
  • a arcada superior;
  • a região do nariz;
  • os seios nasais;
  • entre outras.

A ideia é que, embora a estrutura das arcadas seja curva, se torne possível observá-las de forma plana. De tal maneira, cada parte pode ser examinada de forma isolada.

2. Por que os dentistas indicam a radiografia panorâmica?

radiografia panorâmica

Os dentistas costumam indicar a realização de uma radiografia panorâmica para verificar a existência ou não de anomalias e fraturas ósseas, cistos, dentes impactados, infecções, tumores e outros problemas.

Além disso, o exame é muito comum de ser feito antes de se dar início a tratamentos com aparelho ortodôntico e colocação de implantes ou próteses.

3. Como a radiografia é feita?

A radiografia panorâmica é um exame extrabucal. Isso quer dizer que o filme e o aparelho de raio-X ficam fora da boca do paciente.

De tal maneira o aparelho projeta, por meio da boca, um feixe sobre o detector ou filme, que gira em sentido contrário ao tubo de raios-X. Assim, as imagens são coletadas.

Geralmente, a cabeça do paciente é posicionada em um apoio para o queixo, sendo encostada ainda uma estrutura na testa e nas laterais do rosto. Além disso, um objeto plástico é colocado na boca para que a mordida se mantenha aberta.

O aparelho conta com braços, que giram em semicírculo em volta da cabeça do paciente. Ele começa a dar a volta em um lado dos maxilares e termina no outro.

4. Quais são os principais benefícios da radiografia panorâmica?

O principal benefício que a radiografia panorâmica proporciona é a possibilidade dos dentistas terem uma visão bem abrangente de toda a boca do paciente de uma única vez.

De tal maneira, o profissional consegue planejar os tratamentos mais adequados para cada paciente de forma individual. Tudo de maneira rápida, garantindo mais saúde e satisfação para os seus clientes.

5. Existem riscos envolvidos ao fazer o exame?

Como todos os exames que envolvem radiação, existem sim riscos ao se fazer a radiografia panorâmica.

A exposição à radiação de uma radiografia panorâmica é de 0,02 mSv, um número quatro vezes maior que o produzido pelos exames interproximais que fazem parte do check-up odontológico básico de rotina.

No entanto, o paciente não precisa se preocupar, tendo em vista que as clínicas odontológicas e de radiologia sempre mantém todos os cuidados para que a exposição à radiação seja mínima.

Além disso, o dentista deve ter o cuidado para solicitar o exame apenas em um período de tempo pré-determinado.

6. Como a telerradiologia pode ajudar na apuração do resultado da radiografia panorâmica?

A telerradiologia é um serviço de elaboração de laudos a distância, que funciona como uma excelente maneira para otimizar o trabalho feito pelos dentistas ou radiologistas.

Ao contratar uma empresa especializada nessa área, se ganha muito mais agilidade ao apurar o resultado da radiografia panorâmica e diversos outros exames de imagem.

Entendendo o funcionamento de uma empresa de telerradiologia

Ao contratar uma empresa de telerradiologia, a coleta das imagens dos pacientes é feita normalmente na clínica especializada. 

No entanto, não é necessário contar com um radiologista trabalhando no estabelecimento, tendo em vista que o trabalho de análise das imagens e elaboração dos laudos é feito a distância.

As imagens coletadas são enviadas para a empresa de telerradiologia por meio de um software moderno. Depois disso, os radiologistas analisam as imagens e desenvolvem os laudos dos exames.

Quando o trabalho estiver finalizado, os exames são enviados pelo solicitante por meio do mesmo sistema. Tudo isso é feito de maneira prática e efetiva, gerando economia para as clínicas.

Além disso, a telerradiologia pode ser usada em situações como épocas de férias do radiologias e feriados prolongados. Dessa forma, os pacientes nunca ficam desamparados e sempre podem ter os seus exames realizados.

Essas são as respostas para as principais dúvidas que as pessoas têm acerca da radiografia panorâmica. O nosso desejo é que você tenha compreendido mais sobre o assunto e a relevância desse exame.

Siga os nossos perfis nas redes sociais para sempre acompanhar as nossas publicações e ficar bem informado sobre exames de imagem, radiologia e assuntos relacionados. Estamos no Instagram e no Facebook.

Leia também

Deixe um comentário