Tomografia cone beam: um guia completo

Conhecer sobre a tomografia cone beam é importante para os dentistas que solicitam esse tipo de exame e também para os radiologistas e gestores de estabelecimentos de imagem, que prestam esse tipo de serviço.

Criamos este guia para que você tenha mais conhecimentos sobre o tema. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre esse tipo de tomografia tão útil para vários diagnósticos.

O que é a tomografia cone beam?

A tomografia cone beam é um método digital para a obtenção de imagens. Ela é realizada a partir de um aparelho que funciona como fonte emissora de raios-X de feixe cônico e que conta com um sensor que consegue mensurar a quantidade da intensidade do fascículo.

De tal forma, a informação que é adquirida pelo sensor é conduzida por meio de cabos até um computador, no qual é convertido em imagem.

Por meio da interação entre o computador, é possível utilizar softwares para obter imagens em qualquer plano de projeção.

Além disso, é possível reconstruir as estruturas de forma tridimensional. Isso dá ao dentista uma ampla quantidade de informações.

Como os detalhes da anatomia do paciente são reproduzidos de forma muito fidedigna, fica mais fácil planejar cirurgias, por exemplo.

No Brasil, o exame de cone beam também é chamado por alguns autores e especialistas de tomografia computadorizada volumétrica de feixe cônico. Esse termo é uma espécie de tradução do nome em inglês.

tomografia cone beam

Para que serve a tomografia cone beam?

A tomografia cone beam serve para que o dentista tenha uma visão completa das estruturas maxilo-mandibulares do paciente.

Como comentamos, ela reproduz uma imagem muito fidedigna à anatomia do paciente e com uma ampla riqueza de detalhes.

Quando a tomografia cone beam deve ser solicitada?

A tomografia cone beam pode ser solicitada pelos dentistas em várias situações. Veja, logo abaixo, algumas das principais delas!

Planejamento de implantes e cirurgias

Como o exame de cone beam dá uma visão bem ampla e fidedigna das estruturas do paciente, ele é muito utilizado para planejar implantes e cirurgias.

Assim, o dentista pode fazer simulações e ver qual é o melhor tipo de abordagem a ser realizada em cada paciente, por exemplo.

Diagnóstico de disfunção na ATM

A cone beam também pode ser solicitada para que o dentista possa analisar detalhadamente a articulação temporomandibular.

De tal forma, fica mais fácil analisar se o paciente tem disfunção na ATM e propor o melhor tratamento.

Endodontia

No campo da Endodontia, a tomografia de feixe cônico pode ser usada para pesquisar fraturas dentárias, dilaceração radicular etc. 

De tal maneira, o dentista poderá verificar quais dentes necessitam de tratamento de canal, por exemplo.

Ortodontia

Já na especialidade da Ortodontia, é possível solicitar a cone beam para avaliar o posicionamento da língua, as adenoides, a relação dos dentes superiores com seio maxilar etc.

A ideia é que o dentista possa fazer um melhor planejamento da colocação do aparelho no paciente.

Como fazer a tomografia computadorizada volumétrica de feixe cônico?

A tomografia cone beam é um exame simples e totalmente indolor para o paciente. Basta que a pessoa a ser examinada fique posicionada corretamente no tomógrafo.

Após, o aparelho dá um giro de 360º em volta da cabeça do paciente. Por um dos lados, saem os feixes de raio-X de feixe cônico, enquanto do outro a imagem é capturada pelo sensor.

As imagens capturadas são enviadas para um computador, podendo ser manipuladas pelo radiologista, que solicitará ajustes, caso for necessário.

De que forma a telerradiologia contribui para a realização da tomografia cone beam?

A telerradiologia pode contribuir muito com a realização da tomografia cone beam. Isso porque as clínicas de radiologia odontológica poderão ganhar bastante tempo e agilidade ao contar com esse serviço.

Ao contratar uma empresa de telerradiologia, a sua clínica de radiologia odontológica poderá terceirizar a elaboração dos laudos desse exame.

De tal forma, as imagens são coletadas na clínica e, em seguida, enviadas para a empresa de telerradiologia por meio de um software extremamente seguro e criptografado.

Em seguida, a empresa contratada recebe as imagens dos pacientes e os radiologistas altamente capacitados analisam o conteúdo e elaboram os laudos dos exames.

Finalmente, eles enviam os laudos prontos por meio do mesmo sistema. Assim, basta encaminhar para os pacientes ou fazer a impressão para que eles retirem na clínica.

Tudo é feito muito rapidamente, de forma segura e com excelente qualidade. Sem dúvida, vale a pena contratar uma empresa de telerradiologia para otimizar o trabalho na sua clínica de radiologia odontológica.

A BR Laudos é uma empresa de telerradiologia especializada em elaborar laudos a distância dos mais diversos tipos de exames odontológicos, inclusive, a tomografia cone beam.

Por isso, se você quer otimizar o trabalho em sua clínica, acesse agora mesmo o nosso site e conheça os nossos serviços!

Leia também

Deixe um comentário