As inovações tecnológicas, como a telerradiologia, têm proporcionado grandes avanços para a medicina. Graças a ela, os diagnósticos estão ficando mais fáceis e rápidos, tanto na área médica quanto na prática odontológica, aumentando assim, as chances de cura e o bem-estar dos pacientes.
Por isso, a telemedicina e a telerradiologia são tendências cada vez mais presentes em clínicas e hospitais.
A telemedicina é um conjunto de tecnologias que são utilizadas pelos profissionais de saúde, não só para o tratamento dos pacientes, mas também para o crescimento do conhecimento sobre diversos assuntos da área. A telerradiologia é um dos segmentos da telemedicina. Continue lendo e entenda melhor essa tendência.
O que é telerradiologia?
As imagens são essenciais para diversos tipos de diagnósticos. Muitos, inclusive, só podem ser feitos a partir delas. A telerradiologia torna o diagnóstico mais rápido e, principalmente, permite a atuação de uma equipe multidisciplinar, incluindo o conhecimento de diversos especialistas, que estão em diferentes locais, em um único diagnóstico.
Essa ferramenta é utilizada pelos profissionais de saúde para avaliar o exame de imagem de um determinado paciente e emitir o laudo, não importa onde ele esteja. Tudo acontece da seguinte forma: o dentista realiza o exame e o envia, com a anamnese, para o centro de telerradiologia.
Nesses centros, há profissionais devidamente capacitados para realizar a interpretação do exame e assim, emitir o laudo. Depois, esses radiologistas enviarão para as clínicas os exames já com o laudo e o parecer clínico. Assim, a telerradiologia permite que diversos centros de saúde, mesmo os menores, tenham acesso a diversos profissionais especializados.
Quais as vantagens da telerradiologia para as clínicas?
Agora que você já sabe o que é a telerradiologia, chegou o momento de descobrir como essa tecnologia pode beneficiar a sua clínica ou consultório. Veja alguns bons motivos para implantá-la imediatamente:
Diminuição de erros
Sabemos que errar é humano, o problema é que, quando o erro é em um diagnóstico, as consequências podem ser fatais. Assim, ter um exame de imagem analisado e laudado por um especialista na área reduz consideravelmente a margem de erro em um diagnóstico. Além disso, com o uso da telerradiologia fica mais fácil pedir a opinião de outros profissionais da área.
Redução de custos
A contratação de um radiologista para a sua clínica pode ter um custo bastante elevado e quanto mais especializado, maior será esse custo. Assim, é muito melhor para a saúde financeira do seu negócio terceirizar essa etapa do serviço e ter a mesma qualidade que se tivesse um profissional trabalhando de forma interna.
Além disso, o pagamento dessa estrutura costuma ser de acordo com a demanda, ou seja, por laudo. Assim, você só paga o que realmente precisar, não ultrapassando o orçamento do seu negócio.
Serviço em tempo integral
Geralmente, as empresas de telerradiologia contam com equipe de profissionais em tempo integral, ou seja, sempre há um radiologista disponível para a demanda. Dessa forma, o laudo sai com muito mais rapidez, algo essencial para dar maior agilidade ao tratamento.
Essa vantagem vital, por exemplo, para casos de acidentes que precisam de tratamentos urgentes. Muitos dentistas precisam lidar com a reconstituição da face de um paciente e, nesse caso, o exame radiológico e o laudo médico são imprescindíveis.
Outro benefício de terceirizar o serviço de radiologia é que você não precisa se preocupar com remanejamento de equipe e substituições de profissionais por questões como faltas, folgas e férias dos radiologistas.
Satisfação dos pacientes
A agilidade no diagnóstico e a possibilidade de consultar diversos profissionais especializados, sem dúvida alguma, aumenta a satisfação do paciente ampliando as chances de conquistar novos clientes a partir da indicação boca a boca.
Segurança das informações
Um dos maiores medos dos gestores de clínicas e profissionais é com o sigilo das informações dos pacientes. Pelo fato de a telerradiologia ser um sistema dentro da rede, a dúvida sobre a segurança dos dados pode aparecer e isso é perfeitamente normal.
Há normas na legislação brasileira que garantem essa proteção. Por exemplo, a resolução nº 1.643 de 2002 e a resolução nº 2.107 de 2014 dizem que o serviço de radiologia deve ter uma estrutura de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre manuseio, confidencialidade, guarda das informações e sigilo profissional.
A telerradiologia, como se pode ver, oferece inúmeras vantagens não apenas para a equipe de saúde e para a clínica como um todo, mas também para os pacientes, que conseguem receber um diagnóstico completo e o tratamento de forma mais rápida.
Como escolher um bom fornecedor de telerradiologia?
A qualidade das imagens e dos laudos obtidos são os diferenciais para um diagnóstico alinhado com as necessidades do paciente. Portanto, na hora de terceirizar os serviços de radiologia, seja criterioso. Procure por uma empresa que, além de já ter experiência no mercado, tenha uma equipe de profissionais reconhecidos e bem capacitados, que consiga oferecer os serviços de forma transparente e com um bom custo-benefício.
Também analise a variedade de exames que a equipe consegue laudar. Quanto maior a variedade, melhor para a sua clínica, que pode oferecer um serviço mais completo e cômodo para o paciente, que não precisará ir a outro lugar para conseguir o laudo.
Agora que você já sabe como a telerradiologia pode ajudar sua clínica, saiba também qual a importância do radiologista na odontologia!.