7 dicas para dentista tirar férias com tranquilidade

Sempre quando o final de ano se aproxima, o que as pessoas mais querem é tirar férias, não é mesmo? Afinal, depois de passar o ano todo trabalhando, é normal que o cansaço tome conta de nossos corpos e parar um pouco é necessário, até mesmo por questões de saúde.

Porém, sabemos que quem empreende não pode simplesmente tirar férias, como acontece com os funcionários de uma empresa. Para ter tranquilidade é preciso preparar tudo com antecedência. É esse o caso dos dentistas que são donos das suas próprias clínicas.

Sabemos que nem sempre é fácil tirar férias com tranquilidade, uma vez que as suas atribuições são muitas. Por isso, listamos algumas dicas para você poder organizar tudo e descansar sem incômodos. Confira!

tiras férias

1. Organize-se com antecedência para tirar férias

O primeiro passo para tirar férias com tranquilidade é organizar tudo com muita antecedência. Decida os dias que você vai parar de trabalhar e veja o que é necessário fazer para que nenhuma pendência seja deixada para trás.

É uma boa prática adotar as férias coletivas, com todos os colaboradores da clínica saindo de férias no mesmo período. Assim, você evita problemas com substituições no decorrer do ano, por exemplo.

Portanto, converse com os seus funcionários e decida quais são as melhores datas para todos tirarem férias. Visto isso com antecedência, a secretária precisa ter o cuidado para não agendar consultas e procedimentos nessa época.

2. Combine as datas com os pacientes

Além dos funcionários, as datas também precisam ser combinadas com os pacientes. Pessoas que usam aparelho ortodôntico, por exemplo, fazem avaliações mensais com os dentistas.

Em casos assim, é indicado que as suas férias sejam comunicadas antecipadamente para os pacientes, para que eles também possam se programar. A ideia é que eles vejam qual é a melhor forma de agendar as suas consultas e exames antes ou depois das suas férias.

3. Pague as contas com antecedência para não gerar atrasos

Contas de energia elétrica, telefone, água, internet, aluguel, entre tantas outras continuam chegando, mesmo durante as férias. Por isso, para evitar atrasos e multas, convém verificar todas as faturas que terão vencimentos durante o mês e antecipar os pagamentos.

Ao antecipar os boletos, você evita gastos desnecessários, por conta das multas geradas quando há atrasos. Também fica garantido que a sua clínica não terá nenhum serviço essencial cortado por falta de pagamento.

4. Faça o planejamento para o próximo ano

Ter um planejamento estratégico bem definido é essencial para todas as empresas. Para os consultórios odontológicos, não é diferente e é por isso que, antes de tirar férias, convém traçar as estratégias que serão colocadas em prática no próximo ano.

Para fazer esse planejamento podem ser seguidas diversas metodologias, sendo que uma das mais populares é a análise SWOT. Trata-se de um método que faz o cruzamento das forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) da empresa, com as oportunidades (opportunities) e ameaças (thereats) do mercado em que ela está inserida.

A partir da combinação desses fatores, devem ser geradas as estratégias. No caso de uma clínica odontológica, se for diagnosticada a necessidade de cortar gastos, por exemplo, alguns serviços podem ser terceirizados.

5. Crie uma reserva financeira para poder tirar férias

Ao contrário do que acontece com os trabalhadores de carteira assinada, que recebem o salário normalmente quando tiram férias, os empreendedores deixam de lucrar no período em que estão parados. Além disso, se você tem funcionários na clínica, precisa pagar os seus vencimentos normalmente, além do décimo terceiro e outros direitos trabalhistas.

Por isso, é preciso criar uma reserva financeira para as férias. Somente dessa maneira você poderá sair de férias tranquilo, sem ficar “no vermelho” ou ter que assumir dívidas, como empréstimos bancários, para dar conta de tudo.

Essa reserva financeira pode ser retirada todos os meses, já projetando as férias de final de ano. Alguns dentistas costumam até mesmo abrir uma conta corrente ou poupança no banco, apenas para guardar dinheiro para os gastos extras de final de ano e, assim, poderem ter férias com tranquilidade.

6. Terceirize os laudos de exames para não prejudicar tratamentos

Para evitar problemas de atrasos com a laudação de exames de pacientes que fizeram raio-X dias antes do início das férias, convém terceirizar esse processo. Existem empresas de telerradiologia que podem ajudar muito nesse sentido.

De forma segura, prática e rápida, você pode enviar as imagens coletadas em seu consultório para a empresa contratada. Lá, radiologistas de muito gabarito farão a análise dos exames e elaborarão os laudos online, que serão enviados para você.

Assim, logo que voltar das férias, os resultados dos exames dos pacientes estarão todos disponíveis e os tratamentos terão continuidade. Ninguém terá prejuízo por conta dos dias parados!

7. Desconecte-se de tudo e aproveite as férias

Tudo está organizado? Já planejou as suas férias, avisou os pacientes, fez o planejamento do próximo ano e terceirizou os laudos dos exames? Então agora é chegado a hora de descansar!

Desconecte-se de tudo o que for relacionado a trabalho! Afinal, você merece viajar tranquilo, passar alguns dias totalmente livre de qualquer obrigação e assim relaxar, descansar, refrescar a mente e colocar as ideias em dia. Isso é muito necessário, até mesmo por uma questão de saúde.

Temos a certeza de que, depois de uns dias bem descansados, você voltará muito mais disposto para trabalhar e dar o melhor de si aos seus pacientes.

Gostou das nossas dicas para tirar férias com tranquilidade? Então assine a nossa newsletter e sempre receba materiais interessantes como este, em primeira mão!

Leia também

Deixe um comentário