Você sabe o que é CNES para clínica de radiologia? Caso pense em empreender na área e abrir o seu estabelecimento de exames por imagem, ter esse conhecimento é muito importante.
Isso se justifica porque todos os estabelecimentos de saúde brasileiros precisam ter o CNES, que é uma espécie de “CPF” das clínicas, hospitais, consultórios etc. Logo, para funcionar dentro da legalidade, essa é uma exigência.
Desenvolvemos este artigo para que você entenda mais sobre o conceito e saiba como obter o CNES para clínica de radiologia. Leia o conteúdo até o final e fique bem informado!
Entenda o que é o CNES para clínica de radiologia
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), como o próprio nome sugere, é um cadastro que reúne informações sobre todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, que existem no Brasil.
Quem faz esse cadastro é o Ministério da Saúde, que só reconhece os serviços médico-hospitalares, bem como terapêuticos, se eles tiverem um CNES.
Vale lembrar que consultórios odontológicos e clínicas de radiologia odontológica também necessitam ter um CNES para funcionar dentro da legalidade.
Definição de CNES para o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde define o CNES como uma base de dados, cujo objetivo é visualizar com maior riqueza de detalhes as operações das instituições de saúde brasileiras.
Além disso, de acordo com o órgão, o CNES também serve para que os estabelecimentos de saúde tenham a visão necessária de si mesmos e suas infraestruturas. Dessa forma, conseguem ter um melhor planejamento para as tomadas de decisão.
Passo a passo: veja como tirar o CNES para clínica de radiologia
Obter o CNES para clínica de radiologia odontológica é um pré-requisito obrigatório para quem pensa em empreender nesse tipo de negócio. Por isso, você precisa fazer esse cadastro antes de iniciar as operações.
Veja, a seguir, um passo a passo sobre como tirar o CNES para sua clínica de radiologia!
1º passo: procure pelo órgão gestor da saúde no seu município
O primeiro passo para obter o CNES é entrar em contato com o órgão que faz a gestão da saúde no seu município. Na maioria das prefeituras, a Secretaria Municipal de Saúde é quem faz essa gestão.
Junto à Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade, dê entrada na solicitação do CNES e siga todos os protocolos que forem por eles recomendados.
É bem provável que, para dar início ao processo, o órgão exija que você já tenha uma licença da Anvisa, bem como do Departamento de Urbanismo e do Corpo de Bombeiros da sua região para iniciar as operações.
2º passo: preencha o cadastro da instituição
A Secretaria Municipal de Saúde solicitará que você preencha um cadastro com informações sobre a sua clínica de radiologia odontológica.
Entre outros dados, é bem provável que nessa ficha seja necessário informar:
- nome fantasia e razão social do estabelecimento;
- endereço;
- tipos de atendimentos prestados;
- nome do gestor responsável;
- quais são os serviços de especialização;
- descrição dos profissionais que atenderão no local e suas informações;
- formação de equipe;
- responsável técnico;
- serviço de apoio;
- capacidade de instalação;
- quantidade de equipamentos;
- cooperativas e sindicatos filiados.
3º passo: preencha as fichas dos profissionais que trabalharão na clínica
Além da ficha com informações sobre a sua clínica de radiologia odontológica, também será necessário preencher um cadastro com os dados de todos os profissionais que prestarão atendimento no local.
Ou seja, para cada médico, dentista, radiologista, técnico em radiologia, enfermeiro, entre outros profissionais que forem contratados para trabalhar na clínica, deverá ser feito um documento individual.
Nessa ficha dos profissionais, deverão ser apresentadas informações, tais como:
- nome completo:
- documentos de identificação (RG, CPF e outros);
- grau de escolaridade (listar a formação acadêmica e todas as especializações que possuir);
- Classificação Brasileira de Ocupação (CBO);
- Número de registro no conselho de classe (CRO, CRM etc).
Vale lembrar que um profissional que já atende em outro estabelecimento também precisa ser cadastrado na sua equipe. O cadastro é individual e por local de trabalho, logo, para ter o CNES, todos os profissionais, sem exceção, deverão ter os dados informados à Secretaria Municipal de Saúde.
4º passo: aguarde a auditoria in loco
Quando todos os dados forem enviados e aprovados pela Secretaria Municipal de Saúde, será agendada uma auditoria in loco na sua clínica.
Nesse momento, técnicos do poder público farão uma visita à sua clínica e analisarão toda a sua infraestrutura, bem como verificarão se tudo bate com o que foi informado no cadastro.
5º passo: verifique a publicação no Banco de Dados do CNES
Caso os auditores não encontrem nenhuma irregularidade nas suas operações, basta aguardar a publicação com o número de registro da sua clínica no Banco de Dados do CNES.
O portal do CNES pode ser acessado a partir do seguinte endereço eletrônico: cnes.datasus.gov.br. É por meio dele que você deve consultar se o seu registro já está ativo ou não.
Ao seguir esses passos, você conseguirá obter o CNES para clínica de radiologia e operar dentro da legalidade. Ter esse cadastro é muito importante! Por isso, não deixe de executar o que aprendeu aqui.
Siga-nos no Instagram e no Facebook para ter acesso a mais dicas e informações para clínicas de radiologia odontológica.