Radiologia odontológica pediátrica: dicas para atender crianças

A radiologia odontológica pediátrica é uma subespecialidade na qual, por meio de exames de imagem, se busca identificar doenças e anomalias na arcada dentária e estruturas da face das crianças.

Muitos tratamentos odontológicos, como o uso de aparelho ortodôntico para corrigir o alinhamento dos dentes e a mordida aberta são recomendados ainda na infância. Afinal, nessa fase da vida, os pacientes ainda estão com os ossos em formação e fica mais fácil para realizar intervenções.

Além disso, na infância, os dentistas podem solicitar o exame de idade óssea, para verificar se o desenvolvimento dos pacientes está de acordo com o esperado para a sua idade.

Para realizar esses procedimentos, as crianças precisam ser submetidas a exames de raio-X. Nesse sentido, as clínicas que oferecem serviços de radiologia odontológica pediátrica precisam buscar meios para atender melhor os pacientes infantis.

6 dicas para melhorar o atendimento na clínica de radiologia odontológica pediátrica

Listamos uma série de dicas para que você possa aperfeiçoar o atendimento a crianças em sua clínica de radiologia. Confira!

radiologia odontológica pediátrica

1. Deixe os pais entrarem junto com os filhos para fazer os exames

Ao contrário dos adultos, as crianças não compreendem bem os motivos pelos quais precisam fazer exames. Além disso, elas podem estranhar o ambiente e sentirem medo dos aparelhos, bem como ficarem receosas de confiar nos profissionais da clínica.

Para evitar situações de choro e pânico por parte dos pequenos, recomenda-se deixar que os pais entrem juntos na sala de coleta de imagens, caso os pacientes infantis se sintam mais confortáveis dessa forma.

Com os pais acompanhando o processo, as crianças se sentem mais seguras e também colaboram mais para que os registros possam ser feitos com eficiência e agilidade.

2. Crie um ambiente lúdico no setor de radiologia odontológica pediátrica

Se a sua clínica costuma atender muitos pacientes infantis, pode ser interessante criar um setor de radiologia odontológica pediátrica para receber os pequenos.

Esse espaço deve ser bastante lúdico e parecer divertido e atrativo para os pequenos. Investir numa decoração atraente, com super-heróis e personagens de desenhos animados, por exemplo, é uma ideia interessante para deixar as crianças mais a vontade.

Na sala de espera, podem ser disponibilizados brinquedos e jogos para os pacientes se divertirem enquanto aguardam o atendimento.

Ao término do exame, o técnico em radiologia pode dar um mimo para o paciente infantil, como um pirulito ou chocolate. Também pode ser fornecido um “certificado de coragem”, quando a criança se comportar bem e fazer tudo conforme solicitado.

3. Saiba conversar com a criança

O técnico em radiologia precisa ser meio “psicólogo” para atender os pacientes infantis. Deve-se saber dialogar e conversar com as crianças, para ganhar a confiança delas e conseguir coletar as imagens corretamente.

Evite ter uma postura muito séria e sisuda. Isso acaba assustando os pequenos e pode até impossibilitar que os exames sejam realizados.

4. Invista em equipamentos de proteção especiais para crianças

A clínica de radiologia odontológica pediátrica também precisa investir em equipamentos de proteção especiais para esse perfil de público.

Os aventais de chumbo, por exemplo, devem ser comprados em modelos infantis, tendo em vista que os tamanhos de adulto ficam muito grandes para as crianças.

É importante lembrar que, caso os pais entrem na sala de exames com os filhos, também devem ser paramentados com aventais de chumbo e outros equipamentos de proteção recomendados. Isso é importante para evitar a exposição à radiação.

5. Utilize o raio-X digital pediátrico

O raio-X digital é sempre mais recomendado que o convencional, tendo em vista os benefícios que ele proporciona.

Com esse tipo de raio-X, as imagens coletadas são transferidas diretamente para a tela do computador, sem precisar fazer a revelação de filmes.

Além de ser mais sustentável, esse tipo de exame faz com que as imagens sejam mais nítidas. Ou seja, os dentistas terão mais facilidade para realizar diagnósticos e propor os tratamentos adequados aos pacientes.

Para o atendimento infantil, o raio-X digital também é recomendado por expor os pacientes a níveis de exposição de radiação bem menores. Assim, as crianças têm a saúde preservada ao realizarem a coleta de imagens.

6. Conte com um serviço de telerradiologia para elaborar os laudos

Com um serviço de telerradiologia odontológica, você não precisa ter um radiologista atuando todos os dias na clínica.

Por meio de um moderno sistema digital, você envia as imagens coletadas para a empresa contratada. Lá, os radiologistas analisam as imagens de forma criteriosa e elaboram os laudos dos exames.

Tudo isso de feito de forma prática e rápida, para que você possa prestar um melhor atendimento aos pacientes infantis e conquistar também os pais. De tal modo, a família toda poderá se fidelizar à sua clínica e sempre procurá-la quando precisar fazer exames de imagem.

Gostou das nossas dicas de como atender pacientes infantis e ter uma clínica de radiologia odontológica pediátrica? Coloque tudo em prática para tornar o seu negócio ainda mais eficiente para todos os perfis de públicos.

A BR Laudos tem perfis nas redes sociais, que sempre trazem boas dicas para gestores de clínicas de radiologia. Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram!

Leia também

Deixe um comentário