Exame de idade óssea: saiba quando ele deve ser feito

O exame de idade óssea geralmente é solicitado na infância, quando os pediatras ou dentistas percebem que os ossos ou dentes de um indivíduo não estão acompanhando a idade cronológica.

Há casos em que o desenvolvimento dos ossos acontece mais rapidamente do que o normal e outros de modo mais lento. Fazer o exame para calcular a idade dos ossos é indicado justamente para que os melhores tratamentos sejam realizados e se evitem anomalias.

Para saber mais sobre o exame da idade óssea e como ele é realizado, prossiga com a leitura!

Entenda o que é a idade óssea e a importância de fazer exames para diagnosticá-la

Como comentamos, nem sempre a idade óssea de uma pessoa acompanha a sua idade cronológica. O exame serve justamente para verificar em que estágio de formação estão os dentes e os ossos do indivíduo. Assim, podem ser tomadas as melhores medidas para evitar malformações ou anomalias que gerem problemas no futuro. 

Vamos imaginar, por exemplo, um paciente pediátrico que tem os dentes desalinhados. Nesse caso, é importante que o dentista conheça o grau de maturidade dos ossos desse indivíduo, para saber qual abordagem da ortodontia deve seguir.

O exame de idade óssea também costuma ser bastante solicitado na odontologia forense. Isso porque, por meio dessa técnica de radiologia, é possível verificar quantos anos, aproximadamente, um indivíduo tem, mesmo que na fase adulta.

Dessa maneira, ele pode ser solicitado para identificar corpos encontrados em avançado estado de decomposição, facilitando saber quem são essas pessoas vítimas de crimes ou envolvidas em acidentes, por exemplo.

Conheça as principais causas e os tratamentos para a idade óssea atrasada

Os pacientes que são diagnosticados com idade óssea atrasada, geralmente, têm esse quadro por conta de alguma das seguintes situações:

  • Redução da produção do hormônio de crescimento;
  • Histórico familiar de idade óssea atrasada;
  • Hipotireodismo congênito;
  • Desnutrição prolongada;
  • Síndrome de Cushing; 
  • Doença de Addison;
  • entre outras.

Caso o dentista perceba que um paciente tem idade óssea atrasada, deve também encaminhá-lo a um médico pediatra.

O pediatra fará outros exames complementares para identificar qual é a causa da idade óssea atrasada. Assim, se for necessário, poderá propor um tratamento adequado para que a situação se normalize ou se aproxime o máximo possível à idade cronológica do indivíduo.

O tratamento médico mais comum de ser realizado é por meio da aplicação de injeções do hormônio do crescimento. Por conta disso, muitas vezes, um endocrinologista também precisa ser consultado e acompanhar o paciente.

exame de idade óssea

Veja como é feito o exame de idade óssea

Para fins odontológicos, o exame de idade óssea geralmente é feito por meio da aplicação de duas técnicas: a de Bjork, Grave e Brow e a de de Demirjian.

Ao aplicar a técnica de Bjork, Grave e Brow é necessário fazer um exame de raio-x da mão e do punho do paciente. Essa imagem possibilita que o dentista ou pediatra faça comparações e veja qual é a idade óssea do paciente.

Para isso, deve-se analisar uma tabela comparativa, que conta com nove estágios de maturidade pelos quais as pessoas passam até atingirem a maturidade esquelética.

Já na técnica de Demirjian, é realizado um raio-X panorâmico da arcada dentária do paciente. Essa técnica é um pouco mais complexa e divide o desenvolvimento dentário em oito estágios de A a H.

De tal forma, deve-se considerar os sete dentes mandibulares esquerdos permanentes do incisivo central para o II molar. A soma das pontuações dessas peças dentárias é convertida na idade dentária, por meio de uma tabela comparativa.

O papel da telerradiologia na elaboração de laudos de exame de idade óssea

Como você pode perceber, os exames radiográficos têm um papel muito importante para que os profissionais da saúde possam definir a idade óssea de seus pacientes. É por meio das técnicas de raio-x que isso é identificado e as abordagens definidas.

Geralmente, os dentistas solicitam que os seus pacientes realizem esses exames em clínicas de radiologia odontológica. É aí que entra o papel da telerradiologia!

As clínicas de radiologia odontológica podem contratar serviços de elaboração de laudos a distância. Dessa forma, as imagens coletadas são analisadas rapidamente por competentes radiologistas.

Isso faz com que os pacientes tenham resultados mais rápidos e consigam já dar início aos seus tratamentos de forma adequada.

Todos saem ganhando com isso, os dentistas, os pacientes e a clínica de radiologia odontológica. Por isso, vale muito a pena que os gestores desse tipo de estabelecimento invistam em serviços de telerradiologia.

A BR Laudos é uma empresa de telerradiologia que, desde 2013, ajuda as clínicas de radiologia de todo o Brasil a suprir as suas demandas com laudos de exames.

Temos experiência em radiologia, para laudar exame de idade óssea e muitos outros. Ao todo são mais de 10 mil laudos elaborados por mês, por uma equipe composta por mais de 15 dentistas especialistas e professores de radiologia.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco! Teremos satisfação em atendê-lo!

Leia também

Deixe um comentário