Traçar estratégias de marketing eficientes é muito importante para conquistar resultados positivos em qualquer negócio. Na radiologia odontológica não é diferente e é por isso que você precisa saber como definir o público-alvo da clínica.
Neste artigo, apresentaremos um passo a passo para que você saiba como traçar um perfil de público-alvo para a sua clínica de radiologia. A ideia é que isso ajude na condução de estratégias de comunicação e marketing mais eficientes no negócio. Continue com a gente!
Conceito e importância de público-alvo da clínica de radiologia odontológica
Podemos definir público-alvo como um grupo de clientes potenciais e com características em comum que influenciam os seus comportamentos de consumo. É para eles que as empresas direcionam as suas estratégias de marketing, como ações nas redes sociais.
Após a identificação do público-alvo é que as empresas podem estabelecer o posicionamento da marca e estratégias voltadas para os chamados 4 Ps do marketing: preço, produto, praça e promoção.
Vale lembrar que uma mesma marca ou empresa pode definir mais de um público-alvo, bem como desenvolver personas para direcionar melhor as suas estratégias. Falaremos sobre isso mais adiante.
Resumidamente, a sua clínica de radiologia odontológica, por exemplo, pode ter um público-alvo que são os pacientes e outro formado por dentistas que encaminham pessoas para fazer exames com você.
Passo a passo: veja como definir o público-alvo da clínica de radiologia odontológica
Nos tópicos abaixo, apresentaremos um passo a passo para que você saiba como definir o público-alvo da sua clínica de radiologia odontológica. Confira!
1º passo: faça um mapeamento de mercado
A primeira coisa que deve ser feita para definir o público-alvo da clínica é o mapeamento de mercado.
Basicamente, essa é uma investigação que precisa levantar informações como:
- A faixa-etária e de renda das pessoas que moram no bairro ou arredores da localidade em que a sua clínica está inserida;
- Quais são as outras clínicas de radiologia que atendem na região e a quais especialidades elas se dedicam;
- Que tipos de serviços mais são buscados pelos pacientes;
- Quem são os concorrentes diretos da sua clínica, que serviços eles oferecem e com que faixa de preço eles trabalham.
Tais informações ajudam a definir o seu público, além de serem úteis para as estratégias de marketing que serão definidas no futuro.
2º passo: considere os dados de seus pacientes
Ter um sistema organizado para trabalhar com os dados dos pacientes também é muito importante. No entanto, lembre-se de seguir todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O levantamento de dados deve considerar questões como:
- O gênero dos pacientes (masculino ou feminino);
- Os serviços mais recorrentes que são realizados;
- A faixa etária dos pacientes;
- O nível de escolaridade;
- Entre outras.
A partir desses dados, pode-se ter uma ideia mais clara de quais são as características predominantes do público da sua clínica. Assim, as ações de marketing poderão ser melhor direcionadas.
3º passo: realize uma pesquisa com os seus pacientes
Caso você perceba que não tem muitos dados dos seus clientes armazenados para fazer o levantamento do passo anterior, sugerimos que realize uma pesquisa.
Se você tiver o e-mail dos pacientes, pode criar um formulário de pesquisa pelo Google Forms e enviá-lo. Assim, os dados serão automaticamente tabulados e você poderá ter gráficos para embasar as suas estratégicas.
4º passo: faça a segmentação dos públicos
Com os dados coletados, você pode segmentar os públicos da sua clínica, para que estratégias diferentes possam ser adotadas para cada perfil de pessoas.
Faça segmentações de acordo com aspectos demográficos, psicossociais e geográficos. Assim, você poderá ter mais sucesso ao desenhar as suas atividades de marketing.
Se você separar os seus públicos por gênero, por exemplo, pode fazer ações de marketing exclusivas para as mulheres na semana do Dia Internacional da Mulher, por exemplo.
Caso saiba quais dessas mulheres são mães, poderá também fazer ações exclusivas para elas no Dia das Mães.
Enfim, essas são apenas algumas ideias das inúmeras ações que podem ser feitas quando se trabalha com a segmentação de públicos.
5º passo: considere também trabalhar com personas
Além de traçar o público-alvo da clínica, você pode ir além e desenvolver personas, que é um conceito ainda mais segmentado.
Uma persona é a representação de um cliente ideal, baseada em dados qualitativos e quantitativos, que você já terá em mãos se seguiu os passos anteriormente apresentados.
A ideia é realmente criar perfis que lembrem pessoas reais, para que o marketing seja muito bem direcionado e humanizado.
As empresas Resultados Digitais e Rock Content, inclusive, oferecem uma ferramenta gratuita chamada “O fantástico gerador de personas”, que você pode usar para desenvolver os personagens que servirão como base para ações mais alinhadas com o público certo da sua clínica.
Caso você siga todos esses passos, terá eficácia ao definir o público-alvo da clínica e poderá desenvolver melhor as suas ações publicitárias e de comunicação.
Veja mais em nosso conteúdo sobre marketing para clínica de radiologia odontológica. Ele traz pontos muito importantes e que podem contribuir com o seu negócio.