Autorização do paciente na radiologia: saiba por que é importante

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor em todo o Brasil. Por isso, entre outras coisas, a sua clínica precisa ter o hábito de solicitar a autorização do paciente na radiologia.

Isso é importante porque a nova legislação exige que as clínicas tenham o registro documentado da autorização dos pacientes para armazenar os seus dados.

Como essa é uma novidade para muitos gestores de clínicas de radiologia odontológica, resolvemos preparar este artigo para esclarecer a questão de uma vez por todas. Tenha uma excelente leitura!

A autorização do paciente na radiologia e a LGPD

A Lei nº 13.709/2018, que ficou conhecida como LGPD, foi criada pelo Governo Federal com o instituto de regulamentar o tratamento de dados pessoais no Brasil.

A necessidade de criar essa Lei surgiu em um contexto em que todos os segmentos da sociedade estão se digitalizando cada vez mais rapidamente e os dados são compartilhados em uma velocidade jamais vista.

Sendo assim, todos os processos que incluem a coleta, o tratamento, o acesso e o processamento de dados de terceiros devem ter a autorização dos usuários para serem realizados.

Na prática, você deve garantir que os seus pacientes autorizem o armazenamento de informações como: nome completo, números de documentos, telefone, e-mail, endereço etc.

Além disso, de acordo com a LGPD, os dados de saúde, como laudos de exames e informações clínicas, são classificados como sensíveis. 

Isso se justifica porque as condições de saúde de uma pessoa, como o fato dela ter uma doença, por exemplo, é algo que diz respeito apenas a ela e não deve ser acessado por mais ninguém.

autorização do paciente na radiologia

Formas de solicitar a autorização do paciente na radiologia

Solicitar a autorização do paciente na radiologia é bastante simples. Você pode criar um termo simples, em que informa para quais motivos os dados estão sendo solicitados e para que eles serão utilizados. 

Assim, os usuários podem assinar o documento antes de realizarem os exames, deixando claro que estão cientes e de acordo com as operações com os seus dados.

Outra possibilidade é fazer um formulário digital e solicitar que o paciente faça a assinatura de forma eletrônica. Essa é uma boa alternativa para quem está adotando a cultura do paperless na clínica.

Em ambos os casos, convém contar com o auxílio de um advogado especialista em LGPD, para que o termo elaborado seja completo e não traga nenhuma “dor de cabeça” para a sua clínica no futuro.

Principais motivos para solicitar a autorização do paciente na radiologia

Veja, abaixo, os principais motivos que a sua clínica tem para solicitar a autorização do paciente na radiologia, antes dele realizar os exames.

Cumprimento da legislação

Primeiramente, a solicitação da autorização do paciente na radiologia deve ser feita para que a sua clínica cumpra a legislação vigente.

Vale lembrar que as empresas que não seguirem a LGPD à risca podem ser multadas em um valor que chega a 2% do faturamento total da pessoa jurídica, com limite de R$ 50 milhões.

Segurança dos dados dos pacientes

Ao cumprir a LGPD, você garante mais segurança para os dados dos pacientes. Isso é interessante, inclusive, para passar mais credibilidade para a sua clínica.

Então, ao solicitar a autorização dos pacientes, eles perceberão que estão confiando em uma clínica de radiologia séria e que cumpre com os seus deveres e obrigações.

Transparência nas operações

Quando você solicita a autorização dos pacientes na radiologia, também está demonstrando mais transparência nas operações.

Essa é uma boa estratégia de relacionamento e faz com que os pacientes dêem mais credibilidade para a sua clínica.

Telerradiologia e segurança dos dados

A telerradiologia e a elaboração de dados a distância é uma tendência no mercado de exames por imagem.

Por isso, se você é gestor de uma clínica de radiologia odontológica e pensa em usar esse serviço, precisa se certificar de que a empresa contratada segue uma política de segurança de dados.

A BR Laudos se destaca nesse quesito! Isso porque oferecemos aos nossos clientes o acesso a um software próprio e totalmente criptografado.

Com o nosso sistema exclusivo, as informações dos seus pacientes ficarão seguras e serão acessadas apenas pelos radiologistas que elaborarão os laudos dos exames.

Quer saber mais sobre a nossa empresa? Então, acesse o nosso site, conheça os nossos serviços e não tenham mais problemas ao solicitar a autorização do paciente na radiologia. 

Leia também

Deixe um comentário