Modelo Canvas para clínica de radiologia: veja como aplicar

Aplicar o Modelo Canvas para clínica de radiologia pode fazer a diferença na gestão do seu negócio. É por isso que você deveria aproveitar o início de um novo ano e aprender mais sobre essa importante ferramenta.

Com o Canvas, você poderá melhorar o planejamento estratégico da sua clínica, fazendo com que ela se torne muito mais lucrativa e eficiente nas operações. Prossiga lendo o artigo para saber mais!

Entenda o que é o Modelo Canvas

O Business Model Canvas é um modelo de gerenciamento de empresas desenvolvido pelo consultor suíço Alexander Osterwalder e que segue os preceitos do design thinking.

Trata-se de uma ferramenta de análise que pode ser totalmente compreendida de forma visual, fazendo com que os os empreendedores das mais diversas áreas possam seguir um direcionamento claro para os seus negócios.

Grandes instituições voltadas para o empreendedorismo, como o Sebrae, recomendam o uso do Modelo Canvas nas empresas.

Para as clínicas de radiologia odontológica não é diferente! Por isso, vale a pena conhecer sobre essa ferramenta e utilizá-la na gestão do seu negócio.

Veja como aplicar o Modelo Canvas para clínica de radiologia

O Business Model Canvas é representado graficamente por nove blocos. De tal modo, convém que você baixe-o gratuitamente no site do Sebrae, imprima e os preencha-os, conforme explicaremos mais adiante.

Ao aplicar o Modelo Canvas para clínica de radiologia odontológica, você precisa considerar cada um dos nove blocos do gráfico. Veja, a seguir, o que deve ser preenchido em cada um deles.

canvas para clínica

Proposta de valor

Esse campo do Modelo Canvas para clínica deve ser usado para estabelecer os valores que os serviços que você oferece proporcionarão para os pacientes.

Entre outras coisas, a clínica pode colocar como proposta de valor garantir a saúde bucal dos pacientes, proporcionar um sorriso bonito, garantir mais qualidade de vida etc.

Segmento de  clientes

No campo de segmento de clientes, você deve colocar quais são os principais públicos que podem se tornar pacientes do seu negócio.

Aqui podem entrar pacientes gerais, que podem procurar a sua clínica por pesquisa própria ou indicação do dentista, bem como clientes de um convênio de saúde que seja parceiro, por exemplo.

Canais de comunicação

Na área destinada para os canais de comunicação, é necessário listar todos os métodos que garantirão que a sua clínica se torne conhecida pelos pacientes.

Isso é muito importante tendo em vista que, apenas com o investimento em marketing é que os usuários poderão conhecer o negócio e entrar em contato para agendar os exames.

Entre os canais de comunicação podem estar as ferramentas de marketing digital, como blogs e redes sociais. Também é possível investir em mídias tradicionais, como anúncios em jornais e emissoras de rádio e TV da sua região.

Liste, nesse campo, todos os canais de comunicação que você pretende utilizar para tornar a sua clínica mais conhecida.

Relacionamento com o paciente

Ainda envolvendo os campos de comunicação e marketing, está a área do Canvas para clínica que deve ser dedicada ao relacionamento com os pacientes.

Aqui é preciso listar todas as estratégias de relações públicas que o seu negócio desenvolve ou desenvolverá. Podemos citar a identidade visual, os materiais gráficos, o posicionamento nas redes sociais etc. 

A ideia é que essas estratégias gerem um vínculo com os pacientes, para que eles sempre procurem por sua clínica quando precisarem realizar exames odontológicos de imagem.

Fontes de receita

Basicamente, as fontes de receita são todas as entradas de dinheiro que a sua clínica tem, que devem ser acompanhadas.

Nas clínicas de radiologia odontológica, as fontes de receita quase sempre se resumem aos pagamentos feitos pelos pacientes, que podem ser realizados de forma particular ou por intermédio de convênios de saúde.

Recursos principais

Nesse campo do Canvas para clínica de radiologia odontológica, é necessário listar todos os recursos que garantem a proposta de valor do estabelecimento.

Você deve considerar os recursos humanos, os equipamentos utilizados para realizar os exames, os serviços terceirizados, como a telerradiologia, etc. 

Atividades-chave

O campo das atividades-chave é um dos mais simples de ser preenchido no Canvas para clínica de radiologia. Trata-se apenas dos serviços oferecidos no estabelecimento.

Você pode listar, por exemplo, todos os exames que são oferecidos aos pacientes na sua clínica.

Parcerias-chave

Na área destinada para as parcerias-chave, você deve listar todas as parcerias que realiza e que pode atrair novos pacientes para a sua clínica.

Aqui podemos incluir, por exemplo, os convênios e planos de saúde com que você trabalha. Outro ponto interessante são as parcerias com dentistas, que recomendam a sua clínica para os pacientes que atendem.

Estrutura de custo

Para finalizar, as estruturas de custo constituem o mapeamento de todos os gastos que são necessários para manter a clínica de radiologia odontológica.

Aqui você inclui o salário dos funcionários, o valor pago para as empresas de telerradiologia que elaboram os laudos a distância, a compra de materiais, o aluguel da sala etc.

Após preencher todos os campos do Canvas para clínica de radiologia odontológica, você deverá analisar estrategicamente esse documento. A ideia é que ele sirva como base para a tomada de decisões coerente do seu negócio.

Você já conhecia a metodologia do Business Model Canvas? Certamente ela é muito útil para a sua clínica de radiologia odontológica e poderá ajudar muito a gerenciar o seu negócio.

Para saber mais sobre empreendedorismo nessa área, leia agora mesmo o nosso artigo que apresenta o livro “O segredo de Luísa”. A obra é muito interessante para empreendedores de todas as áreas.

Leia também

Deixe um comentário