Como entregar um laudo radiológico para pacientes?

Tão importante quanto captar as imagens e laudar os exames corretamente é entregar o laudo radiológico para o paciente com segurança. Por isso, as clínicas precisam buscar por meios para que a entrega seja feita da melhor forma possível.

Existem diversas maneiras para dar um laudo radiológico para os pacientes e é sobre elas que falaremos neste post. Confira, a seguir, as diversas opções para fazer a entrega, os prós e os contras de cada uma delas.

Solicitar ao paciente que busque na clínica

A opção mais comum de entregar os resultados dos exames para os pacientes é solicitando que busquem na clínica. Assim, eles recebem o laudo radiológico impresso ou em um CD, para que depois mostrem ao seu médico.

Apesar de ser prática para a clínica, essa maneira é pouco cômoda para os clientes. Afinal, eles precisarão se deslocar até o estabelecimento e perder tempo de trabalho ou de descanso para isso.

A busca dos exames por parte do paciente, portanto, traz transtornos ao usuário e, em outra oportunidade, ele pode procurar uma clínica concorrente em vez da sua.

Entregar o laudo radiológico por um motoboy

Um motoboy pode ser contratado para entregar os exames na casa do paciente ou em outro local que ele desejar. Para isso, basta que se solicite um endereço de entrega no momento em que as imagens do exame radiológico forem coletadas.

Apesar de ser um método mais prático para o cliente do que o anterior, ele peca pela falta de segurança e privacidade. Isso se justifica pelo fato das informações disponibilizadas nos exames serem totalmente confidenciais.

Ao adotar essa forma de entrega, portanto, deve-se garantir que o motoboy é de confiança e que não violará os exames. Além disso, também é preciso garantir que os exames sejam entregues em mãos para o próprio paciente e não para um familiar ou outra pessoa que estiver na residência no momento, tampouco para porteiros de prédios.

Enviar o resultado dos exames por WhatsApp

Também há a opção de enviar os exames por WhatsApp. Nesse caso, os laudos radiográficos precisam ser digitalizados ou salvos em formatos como o PDF. A ideia é que os resultados sejam enviados pelo aplicativo de mensagens.

Esse método é bastante prático, mas pouco recomendado. Apesar de grande parte dos brasileiros já utilizarem o WhatsApp, pode ser que algum paciente não tenha o aplicativo instalado em seu smartphone.

Além disso, celulares menos potentes e com pouco espaço para armazenamento podem não ter como guardar o laudo radiológico. Isso ocasionará um problema para o paciente, que não terá como mostrar os laudos para o seu médico.

Enviar os laudos por e-mail

A entrega do laudo radiográfico por e-mail também é comum. Esse caso funciona de forma similar ao envio por WhatsApp. Porém, em vez de utilizar o aplicativo de mensagens, se envia o material em anexo numa mensagem por correio eletrônico.

As desvantagens da escolha desse método também são similares ao envio pelo WhatsApp. Afinal, boa parte dos usuários abre o e-mail pelo celular, que nem sempre tem um espaço adequado para armazenamento.

Como entregar um laudo radiológico para pacientes

Outro fator negativo é que muitas pessoas abrem os seus e-mails nos computadores de seus locais de trabalho. Assim, elas podem acabar fazendo o download do documento nessas máquinas e as informações de cunho íntimo serem acessadas acidentalmente por seus colegas de trabalho.

Sistemas digitais com certificação digital: a melhor maneira de entregar laudo radiológico para pacientes

Sem sombra de dúvida, a melhor maneira de entregar laudo radiológico para os pacientes é por meio de sistemas digitais com certificação digital. Nesse caso, os pacientes, assim como os seus médicos, tem acesso a uma espécie de portal, em que podem verificar as imagens e também as informações laudadas pelos radiologistas.

Essa opção é segura porque esses sistemas oferecem segurança e rastreabilidade. Eles contam com o suporte da criptografia, que nada mais é do que uma espécie de “camada extra” de segurança nos códigos de programação.

A criptografia impede que pessoas não autorizadas acessem as informações pessoais do paciente no laudo radiográfico, mesmo que os computadores ou redes sofram ataques de hackers, por exemplo.

Além disso, os médicos também terão mais facilidade em visualizar as imagens do exame e as informações do laudo radiográfico. Isso porque elas estarão com boa qualidade, facilitando assim a elaboração de diagnósticos corretos e tratamentos adequados.

Como tudo é muito prático e seguro, você poderá divulgar esse método de entrega nas suas campanhas de marketing, por meio das redes sociais, por exemplo. A ideia é que mais pessoas conheçam sobre o método inovador e se tornem pacientes da sua clínica.

Já as pessoas que, já são pacientes da sua clínica, poderão ser fidelizadas, pois terão mais confiança nos serviços que você presta. Além disso, poderão fazer avaliações positivas em suas redes sociais e indicar a sua clínica para amigos, familiares e pessoas de suas relações.

Agora você já sabe que a entrega por meio de sistema digital é a melhor maneira de disponibilizar o laudo radiográfico para os pacientes da sua clínica. Deve estar se perguntando, portanto, sobre como fazer isso.

A resposta para é simples, basta ter uma parceria com uma empresa especialista nessa área, como a BR Laudos. Somos uma organização que, desde 2013, atua ajudando a clínicas de todo o Brasil a suprirem de forma efetiva as suas demandas com exames radiológicos.

Produzimos e entregamos laudo radiográfico de forma segura e eficiente, garantindo a satisfação de nossos clientes e seus pacientes. Para saber mais sobre a BR Laudos e sua metodologia de trabalho, acesse o nosso site e confira!

Leia também

Deixe uma resposta