Em tempos de crise econômica, é sempre bom conhecer algumas formas de cortar gastos na clínica de radiologia odontológica, concorda? Assim, é possível aumentar o faturamento do negócio, mesmo quando o mercado está menos favorável para impulsionar a lucratividade.
Porém, é preciso ter cuidado ao fazer cortes de gastos na clínica! Isso porque as reduções não podem resultar na perda da qualidade dos serviços oferecidos aos seus pacientes.
Fazer uma gestão eficiente de custos e de tomadas de decisões é essencial! Então, fique conosco para saber como cortar gastos na clínica e continuar prestando um serviço de excelência.
5 dicas para cortar gastos na clínica de radiologia odontológica
Com o objetivo de contribuir para que o seu negócio tenha mais lucratividade, listamos algumas dicas. Leia e veja como cortar gastos na clínica, sem perder em qualidade!
1. Invista em softwares de gestão para cortar gastos na clínica
Às vezes, é necessário fazer investimentos para depois cortar gastos na clínica. Por isso, caso o atendimento no seu negócio ainda não seja automatizado, convém investir em softwares de gestão.
Esse tipo de programa é ótimo para reduzir as demandas de secretaria, de modo geral. Ficará muito mais fácil controlar os horários marcados pelos pacientes e evitar agendamentos errados, por exemplo.
Além disso, os softwares de gestão permitem que você envie mensagens automáticas para os pacientes, via WhatsApp ou SMS. Isso é bem importante para lembrá-los dos exames e evitar esquecimentos e cancelamentos de última hora.
Grande parte dos softwares também contam com recursos de administração financeira. Ou seja, será possível controlar todas as receitas e as despesas da clínica. Com tudo organizado, você também evita erros de contabilidade, que podem acarretar em multas e outras penalidades.
2. Faça um levantamento das suas despesas fixas e veja o que pode ser reduzido
Para cortar gastos na clínica, também é interessante que você faça um levantamento de todas as suas despesas fixas, tais como aluguel, energia, salários dos funcionários, água e por aí vai.
Dessa forma, recomenda-se verificar cada um desses serviços que você paga mensalmente e verificar o que pode ser cortado ou reduzido.
Se você olhar a sua conta de telefone, por exemplo, certamente vai encontrar algumas taxas de serviços que você nem sequer utiliza.
Dessa forma, pode solicitar o cancelamento dessas funções com a operadora. Sabemos que isso pode ser chato e trabalhoso, mas vale a pena a insistência.
3. Faça a manutenção dos equipamentos periodicamente
Para que uma clínica de radiologia odontológica funcione é essencial ter bons equipamentos de raio-X. Por isso, quando um deles estraga, deve-se fazer o conserto imediatamente, para que os serviços não sejam interrompidos.
Mas, você já parou para pensar que os equipamentos falhariam menos se fosse feita uma manutenção preventiva periódica?
Isso se justifica porque possíveis falhas seriam identificadas e corrigidas precocemente, sem que elas se tornem um problema que exige uma parada total do equipamento.
Por isso, para cortar gastos na clínica, também é interessante criar um cronograma de manutenção periódica dos equipamentos e segui-lo à risca.
4. Tenha parcerias com dentistas de sua região
Para que a sua clínica de radiologia odontológica não precise investir tanto em marketing para conquistar novos pacientes, sugere-se a parceria com dentistas de sua região.
Você pode oferecer benefícios, como descontos para os pacientes que são encaminhados por dentistas parceiros.
Dessa forma, não será necessário gastar tanto com a divulgação direta para os pacientes, tendo em vista que os próprios dentistas os encaminharão para a sua clínica.
É claro que para firmar parcerias você precisa fazer investimentos, como agendar visitas para apresentar o seu negócio aos dentistas. No entanto, esse valor empregado tende a trazer bons resultados em um curto espaço de tempo.
5. Utilize serviços de telerradiologia
Os custos para contratação de um radiologista são bem altos e você sabe disso. Afinal, além do salário do profissional, deve-se pagar os direitos trabalhistas, tais como as férias remuneradas e o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).
Você pode eliminar parte dessas despesas trabalhistas quando contrata serviços de telerradiologia. Com eles, a elaboração dos laudos dos exames dos pacientes da sua clínica são elaborados a distância.
Para isso, basta coletar as imagens na clínica e enviá-las por meio de um software para o serviço de telerradiologia contratado. Assim, radiologistas competentes elaborarão os laudos e os enviarão novamente.
Tudo isso funciona de forma rápida, prática e econômica! Com o serviço de telerradiologia, você não precisa pagar nenhuma mensalidade fixa, apenas uma taxa pré-estabelecida por exame laudado.
A BR Laudos é uma empresa formada por radiologistas e foi fundada em 2013 com o intuito de ajudar as clínicas de radiologia de todo Brasil em suas demandas com laudos.
Oferecemos o serviço de telerradiologia de forma ética, transparente e eficiente. Ao se tornar nosso cliente, você poderá cortar gastos na clínica, sem perder nada na qualidade do atendimento dado aos seus pacientes.
Acesse agora mesmo o nosso site e conheça mais sobre a BR Laudos e nossa metodologia de trabalho.