Dr. Fernando Leite responde sobre: Tomografia 3D

Neste post fizemos algumas perguntas  ao Prof. Dr. Fernando Leite, que irá explicar o que é tomografia 3D e quais os benefícios que ela oferece no planejamento dos implantes odontológicos.

Ficou interessado no assunto? Então acompanhe a leitura da nossa entrevista!

O que é a Tomografia 3D ?

A Tomografia 3D Cone-Beam é um exame de imagem tridimensional, sem distorção ou sobreposição das estruturas anatômicas , fornecendo uma imagem nítida e de tamanho real.

Sua imagem é formada através do uso de radiação ionizante como nas radiografias convencionais. No entanto, as imagens obtidas pela tomografia 3D apresentam dimensões reais das estruturas sendo portanto considerada o padrão ouro para diagnósticos de estruturas duras, como ossos e dentes.

Na área odontológica, o exame é essencial em várias especialidades, mas ganha um certo destaque em relação a cirurgia de implantes dentários.

Com o exame, o dentista vê a espessura e a altura do remanescente ósseo e desta maneira consegue determinar o melhor diâmetro, comprimento dos implantes que serão utilizados, além do posicionamento de cada um deles e a melhor  inclinação.

Como funciona a Tomografia?

O aparelho de Tomografia Cone-Beam é muito semelhante externamente com o aparelho de raios-X panorâmico.

O paciente pode ficar sentado ou em pé e é exposto a doses baixas de radiação.

O aparelho Cone-Beam possui dois componentes que se localizam em pólos diferentes. O detector de raios-X e a fonte de raios-X que emitem a radiação em forma de cone.

Em torno da cabeça do paciente é realizado um giro de 360°, captando as imagens durante esse movimento de giro.

Após a captação das imagens, a informação é enviada para um computador, onde há um software que permite a realização de reconstruções em 3D e a visualização de estruturas anatômicas desejadas.

Para realizar o exame, o radiologista leva de 10 a 70 segundos e o tempo de exposição do paciente é de 6 a 7 segundos.

Quais os benefícios e importância da Tomografia 3D nos implantes?

A Tomografia Cone-Beam possui grande importância no planejamento dos implantes, isso porque as imagens permitem que sejam feitos cortes precisos do osso alveolar remanescente.

O fato de possibilitar mensurações da espessura e a altura entre o osso e as estruturas vitais como nervos, fossa nasal e seio maxilar são uma grande vantagem.

Com a Tomografia, é possível fazer uma simulação da cirurgia de implantes dentários mesmo antes de realizá-la tornando os trabalhos  extremamente seguros e previsíveis, aumentando a taxa de sucesso no tratamento do caso; o dentista também tem a documentação ideal para o caso, em casos de sucesso ou insucesso. Elas são uteis tanto no pré como no pós operatório.

O exame possibilita a interatividade e a manipulação das imagens através de um software específico, fazendo por exemplo a simulação de cirurgias e proporcionando o aumento da precisão e segurança nos resultados.

Para os pacientes, o exame não causa sensação de claustrofobia e nem exige preparo prévio com aplicação de contraste, além de apresentar um custo beneficio alto muito alto pois trata-se de um exame acessível.

Como tenho acesso a laudos confiáveis e planejamentos cirúrgicos ?

Hoje é possível contar com empresas especializadas que oferecem o laudo desse tipo de Tomografia à distância.

Viu como a Tomografia 3D Cone-Beam é importante no planejamento dos implantes dentários? O exame oferece com precisão as imagens necessárias para que o cirurgião dentista possa realizar o melhor tratamento odontológico em seus pacientes.

Gostou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários!

Leia também

Este post tem 7 comentários

  1. Toninha

    parabéns pelo site, ideias muito boas, sempre coloco em
    práticas as dicas daqui.

  2. Roberta

    se todos os sites fossem bem explicado como esse seria
    otimo.

Deixe um comentário