Guia completo do escaneamento intraoral

Cada vez mais a Odontologia utiliza de recursos tecnológicos para aprimorar os seus processos. Novos softwares, aparelhos e exames surgem para facilitar o trabalho do dentista e, entre eles, está o escaneamento intraoral.

Essa prática facilita muito o atendimento aos pacientes, tendo em vista que os dentistas podem dispor de imagens completas e fidedignas dos dentes e demais estruturas da boca do usuário. Assim, melhores resultados podem ser obtidos nos tratamentos.

Com este conteúdo, temos o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas que você tenha sobre o assunto. A ideia é aprimorar o conhecimento sobre o escaneamento intraoral, para que você possa fornecer esse serviço em sua clínica de radiologia odontológica.

O que é o escaneamento intraoral?

Também chamado de modelo digital, o escaneamento intraoral é um método de reprodução 3D que filma e digitaliza toda a boca do paciente.

Dessa forma, são feitos registros fotográficos e em vídeo dos tecidos duros (os dentes) e das partes moles (a gengiva). Tudo isso com imagens de excelente qualidade.

A ideia do exame é fazer com que o dentista possa observar a boca do paciente em sua totalidade, com todas as estruturas mostradas em detalhes.

Assim, será possível confeccionar aparelhos invisíveis, planejar implantes ou diagnosticar doenças bucais com mais facilidade.

Como cada vez mais dentistas estão solicitando o escaneamento intraoral, é interessante que a sua clínica de radiologia odontológica ofereça esse tipo de exame.

Em que situações o escaneamento intraoral é solicitado?

O dentista pode solicitar o escaneamento intraoral em várias situações. Uma das mais comuns é quando o paciente precisa fazer uma documentação para colocação de aparelho ortodôntico.

Em casos em que os pacientes sofrem de bruxismo e é necessário fabricar moldeiras, o exame também é indicado.

Para planejar implantes, também é importante que esse exame seja realizado.

Enfim, para praticamente qualquer procedimento realizado em um consultório odontológico, o escaneamento intraoral pode ser solicitado. 

Até mesmo para uma avaliação geral, em uma consulta de rotina, alguns dentistas já pedem esse registro em imagens.

escaneamento intraoral

Quais são as principais vantagens do escaneamento intraoral?

O escaneamento intraoral proporciona diversos benefícios para os pacientes e para os dentistas. Veja, a seguir, alguns dos principais.

Comodidade para o paciente

Pode-se utilizar as imagens e vídeos do exame intraoral para criar biomodelos odontológicos. 

Dessa forma, o registro por imagens pode substituir a moldagem com alginato, que costuma causar desconforto para os pacientes.

Estudo de mapa oclusal

O escaneamento intraoral possibilita que os dentistas façam um estudo completo do mapa oclusal dos pacientes, inclusive codificado por cores.

Com a captação da cor das coroas dentárias, é possível planejar melhor tratamentos de clareamento, por exemplo.

Obtenção das imagens para planejamento virtual

As imagens coletadas pelo scanner pode ser usadas para planejamentos virtuais. Elas podem ser importadas para programas de edição, por exemplo.

Isso é útil para quando um paciente precisa fazer cirurgia ortognática, por exemplo, e o dentista quer planejar a abordagem que será seguida no processo.

Precisão nos detalhes

Como esse exame é uma coleta fotográfica das estruturas da boca do paciente, todos os detalhes são reproduzidos com exatidão.

Ou seja, não se corre o risco de uma distorção ocorrer nos modelos, por exemplo.

Armazenamento por tempo indeterminado

As imagens coletadas no exame de escaneamento podem ficar armazenadas por tempo indeterminado.

Isso é útil para fazer comparativos e analisar os resultados do uso do aparelho ortodôntico, por exemplo.

Como elaborar os laudos de escaneamento intraoral com o auxílio da telerradiologia?

A telerradiologia é muito útil para as clínicas que oferecem o exame de escaneamento intraoral. Isso porque a técnica permite a elaboração dos laudos que devem acompanhar as imagens a distância.

O funcionamento ocorre da mesma forma que com os demais exames de imagem. Ou seja, as fotografias e todo o escaneamento são feitos na sua clínica de radiologia odontológica.

Em seguida, o material coletado é enviado para a empresa de telerradiologia, por meio de um software. 

Na empresa contratada, os radiologistas recebem as imagens, analisam-as de forma criteriosa e elaboram laudos.

Em seguida, os laudos são enviados para a sua clínica, por meio do mesmo sistema computacional. Tudo isso com muita praticidade para o seu negócio.

Além disso, a telerradiologia pode ser utilizada em todos os dias do ano, inclusive em feriados e períodos de férias do radiologista. Assim, você não precisa deixar de atender pacientes, até mesmo em casos de urgência.

A BR Laudos é uma empresa de telerradiologia que conta com ótimos profissionais, que podem laudar exames de escaneamento intraoral.

Quer saber mais sobre a nossa empresa e os serviços que prestamos para as clínicas de radiologia odontológica? Então, acesse o nosso site!

Leia também

Deixe um comentário