Você sabe quais exames para cirurgia ortognática deve solicitar aos seus pacientes que precisam realizar esse procedimento?
Isso é muito importante para que se possa fazer um planejamento cirúrgico completo e, dessa forma, ter mais sucesso nos resultados do procedimento.
Nos tópicos abaixo, vamos falar sobre os exames para cirurgia ortognática e outros assuntos relacionados. Acompanhe!
Em que casos é recomendado fazer uma cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática é um procedimento indicado para pessoas que precisam corrigir a mordida, bem como melhorar a estética facial.
Ela também é recomendada para pacientes que sofrem com distúrbios como a apneia obstrutiva do sono.
Apesar de ser um tratamento bastante invasivo e que exige um período de recuperação um pouco longo, os ganhos em saúde e qualidade de vida no paciente são muitos.
Quais são os exames para cirurgia ortognática que devem ser solicitados?
Antes do paciente realizar esse procedimento, o dentista precisa solicitar uma série de exames para cirurgia ortognática.
Primeiramente, o paciente precisa realizar exames gerais, de sangue e urina, para saber como está o seu quadro clínico. Entre outras coisas, devem ser testadas as taxas de glicose e colesterol, por exemplo.
Em seguida, os pacientes necessitam realizar exames do coração, como eletrocardiograma. Isso é muito importante para verificar se o indivíduo necessita alguma condição especial ao fazer a cirurgia.
Embora os dentistas possam solicitar esses exames, é recomendado que o paciente passe por uma consulta com um médico clínico-geral ou cardiologista, para que os resultados desses testes sejam avaliados.
Dessa forma, caso o médico consultado julgue necessário investigar alguma outra coisa, poderá solicitar mais exames.
Finalmente, o paciente poderá fazer exames de imagem para cirurgia ortognática. Geralmente, indica-se a realização de radiografias da face e da arcada dentária.
Para fazer um levantamento ainda mais completo, pode ser solicitado um escaneamento intraoral, uma panorâmica, entre outros exames.
Como a cirurgia ortognática é realizada?
A cirurgia ortognática é realizada pelo dentista especializado, em parceria com um cirurgião bucomaxilofacial.
Em muitos casos, o paciente precisa usar um aparelho ortodôntico por determinado período, antes de fazer o procedimento. Isso porque, dessa forma, o dispositivo pode auxiliar no posicionamento estratégico dos dentes.
É interessante destacar também que a cirurgia não é feita no consultório odontológico, mas sim em âmbito hospitalar, sob anestesia geral. Assim, o paciente terá toda a assistência necessária e poderá passar alguns dias se recuperando no hospital.
Que cuidados o paciente deve ter no pós-operatório?
O dentista também deve orientar os seus pacientes sobre cuidados que devem ser tidos no pós-operatório.
Além de ficar alguns dias em repouso e fazer uso de medicação específica para dor e antibióticos, é preciso ter alguns cuidados com a alimentação.
Inicialmente, o paciente só pode ingerir líquidos e alimentos pastosos, por exemplo, para evitar atritos na área machucada. Com o tempo, novos alimentos podem ser inseridos.
É preciso ainda que o paciente realize um tratamento com fisioterapeuta, para restabelecer totalmente os movimentos da face.
Como a telerradiologia pode contribuir para a realização de exames para cirurgia ortognática?
A telerradiologia contribui para que os dentistas possam ter acesso mais rapidamente aos exames para cirurgia ortognática.
Isso porque esse método, em que os laudos são elaborados a distância, possibilita que os resultados cheguem mais rapidamente ao profissional.
Assim, pode-se planejar a cirurgia com mais antecedência e prestar um serviço de bastante qualidade ao cliente.
O serviço de telerradiologia odontológica funciona assim: o paciente vai até uma clínica de radiologia e realiza os exames com um técnico especializado.
Após isso, as imagens coletadas são enviadas para a empresa de telerradiologia por meio de um software moderno.
Lá, renomados radiologistas examinam as imagens cuidadosamente e elaboram os laudos dos exames. Os documentos são enviados à clínica por meio do mesmo software.
Depois disso, os exames podem ser retirados pelo dentista e o processo de avaliação e planejamento da cirurgia ortognática.
Indicamos, portanto, que quando você for solicitar exames para cirurgia ortognática, verifique se a clínica de radiologia odontológica parceira trabalha com a telerradiologia.
Assim, você terá mais resultados positivos nos procedimentos realizados em seus pacientes.
A BR Laudos é uma empresa de telerradiologia odontológica que está à disposição para elaborar laudos de exames de cirurgia ortognática e muitos outros, a distância.
Continue em nosso blog e leia agora o nosso artigo com exames que devem ser solicitados antes de fazer implantes dentários.