Metaverso na radiologia odontológica: conheça essa tendência para o futuro

As aplicações do metaverso na radiologia, sem sombra de dúvida, estão no topo das tendências para a Odontologia no futuro.

Isso porque o ambiente virtual cada vez mais se mistura com o real, tornando-se uma única realidade, que pode ser usada para revolucionar tratamentos e serviços realizados nos consultórios e nas clínicas de radiologia odontológica.

Se você acompanha as notícias do universo tecnológico, já deve ter ouvido falar em metaverso. Mas, você sabe realmente sobre o que isso se trata e como poderá ser utilizado no campo da radiologia odontológica? 

Para ter essas respostas, continue a leitura nos tópicos abaixo!

Afinal, o que é metaverso?

Podemos definir o metaverso como um tipo de mundo virtual, cujo objetivo é replicar a realidade por meio de dispositivos digitais.

Em entrevista ao portal Futurecom Digital, Gabriel Cavalcanti, que é especialista em Tecnologia e Design Digital trouxe uma boa definição para o espaço virtual.

Segundo Cavalcanti: “Metaverso é uma experiência virtual compartilhada. Diferente dos jogos online, o metaverso tem como principal característica ser um espaço virtual colaborativo, permitindo aos usuários serem não apenas consumidores, mas também produtores de conteúdo daquele mundo virtual”.

A partir dessa perspectiva, podemos compreender que o metaverso não é apenas voltado para fins recreativos ou de entretenimento, como os jogos online. Ele também pode ser incorporado para outras áreas.

No campo da radiologia odontológica, o metaverso também deverá se desenvolver. Falaremos mais adiante sobre isso.

metaverso na radiologia

Formas como poderá ser usado o metaverso na radiologia odontológica e na odontologia

Ainda não há clareza sobre como o metaverso poderá ser aplicado na radiologia odontológica. No entanto, os primeiros passos já estão sendo dados para que essa tecnologia seja explorada pelos dentistas e pelos radiologistas. 

Observe, a seguir, algumas das situações em que se espera poder tirar proveito no metaverso na radiologia odontológica e na odontologia.

Educação dos profissionais

O metaverso permite recriar ambientes físicos nos espaços digitais. De tal forma, consultórios odontológicos e clínicas de radiologia poderão ser reproduzidos virtualmente e visitados por profissionais e estudantes de forma online.

Para fins educacionais isso é muito interessante! Usando óculos de realidade virtual, um estudante de odontologia ou de radiologia poderá visitar os ambientes de uma clínica e conhecer os seus equipamentos, sem estar presencialmente no espaço.

Assim, quando realmente estiver em uma clínica e tiver que colocar em prática os seus conhecimentos, já estará ambientado com os equipamentos que precisam ser manipulados.

Simulações de procedimentos

Estima-se que, com o metaverso, os dentistas consigam simular procedimentos complexos, como cirurgias ortognáticas, antes de realizá-las em seus pacientes. 

De tal forma, será possível treinar ou praticar todos os passos no ambiente virtual, evitando expor o paciente a qualquer tipo de risco.

Por meio de avançadas técnicas de radiologia, será possível realizar exames de escaneamento intraoral do paciente e produzir avatares muito fidedignos a cada paciente. Assim, os treinamentos serão totalmente práticos e eficientes.

Esse tipo de simulação já vem sendo realizada em algumas situações. Uma reportagem do portal Saúde Business mostra como um equipamento chamado HoloTable pode simular cirurgias e procedimentos em clínicas médicas e odontológicas.

Atividades administrativas e de secretaria

Conforme o metaverso for caindo no gosto popular e começar a ser utilizado de forma massiva pelas pessoas, os relacionamentos tendem a ser realizados por meio de plataformas desse tipo.

Dessa maneira, uma clínica de radiologia odontológica poderá criar uma espécie de recepção virtual, em que os pacientes podem agendar atendimentos, perguntar sobre os procedimentos e até mesmo fazer uma tour virtual pelo espaço antes de marcar os exames.

Metaverso na radiologia: quando estará disponível?

O metaverso não é algo recente! Jogos como o Second Life, por exemplo, já simulam realidades virtuais paralelas há anos.

Porém, a grande expectativa fica por conta do serviço de metaverso que está sendo desenvolvido pela equipe de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook.

O empresário da tecnologia está apostando todas as suas fichas no metaverso. Tanto, que a empresa Facebook, recentemente, trocou o nome para Meta, fazendo alusão ao ambiente digital.

De acordo com uma publicação do portal Olhar Digital, a Meta chegou a investir mais de 10 bilhões de dólares em estudos para o desenvolvimento do metaverso.

Porém, ainda não se sabe quando o serviço estará disponível aos usuários. Zuckerberg disse que o metaverso é um projeto a longo prazo e que não será totalmente desenvolvido por uma década ou mais.

No campo da radiologia odontológica, portanto, não é possível cravar uma data sobre quando o metaverso estará disponível. Mas, com certeza, vale a pena ficar de olho nas tendências.

Assim, quando for possível, você poderá iniciar as suas estratégias utilizando o metaverso na radiologia odontológica e conquistar mais resultados para o seu negócio. Sair na frente da concorrência, é sempre positivo.

Siga a BR Laudos nas redes sociais para estar sempre por dentro das novidades na área da radiologia odontológica! Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Leia também

Deixe um comentário