Tomografia computadorizada do feixe cônico: saiba tudo sobre o exame

A tomografia computadorizada do feixe cônico (TCFC) é superior aos exames de imagem tridimensional, tendo em vista que demonstra a localização exata dos dentes inclusos em três planos no espaço.

Por conta disso, esse exame é muito solicitado quando o dentista precisa realizar o planejamento ortodôntico ou cirúrgico de um paciente. Entender sobre ele, portanto, é bastante recomendado para os profissionais.

O objetivo deste artigo é esclarecer as principais dúvidas sobre a tomografia computadorizada do feixe cônico. Prossiga a leitura e confira!

O que é a tomografia computadorizada do feixe cônico?

Também chamada de cone beam, a tomografia computadorizada do feixe cônico é um exame que possibilita a captura de imagens tridimensionais de regiões do corpo.

Por meio da TCFC, é possível visualizar todas as estruturas da região maxilo-mandibular com riqueza de detalhes, por exemplo. Assim, os dentistas conseguem visualizar as estruturas do paciente e diagnosticar problemas como disfunções na ATM.

Na TCFC, as imagens são obtidas por meio de uma fonte emissora de raios-X de feixe cônico e por um sensor plano, que capta a quantidade e a intensidade dos raios.

Para que isso aconteça, o aparelho dá um giro de 360º em torno da região que deverá ser analisada. Após isso, as informações captadas pelos sensores são enviadas para um computador e convertida em imagem com o auxílio de um software.

Uma das principais vantagens desse exame é que o dentista, no computador, pode reconstruir as imagens de forma tridimensional. De tal maneira, conseguirá analisar os casos dos pacientes de forma mais tradicional. 

tomografia computadorizada do feixe cônico

Quando esse exame é recomendado?

A tomografia computadorizada do feixe cônico pode ajudar o dentista em diversas situações. Veja, a seguir, alguns casos em que o exame pode ser solicitado!

Planejamento de implantes

Com a TCFC, os dentistas podem compreender melhor as estruturas bucais de pacientes que perderam um ou mais dentes. Dessa forma, o planejamento de implantes é facilitado e as chances do procedimento ser bem-sucedido aumentam de forma considerável.

Diagnóstico de disfunções na ATM

Quando você suspeitar que um paciente tem disfunção na articulação temporomandibular (ATM), pode solicitar a tomografia computadorizada do feixe cônico.

Geralmente, os pacientes com disfunções na ATM apresentam sintomas como fadiga nos músculos faciais, dores de cabeça, estalos ao abrir a boca e zumbidos nos ouvidos.

Porém, para confirmar o quadro, é importante a realização de uma TCFC. Assim, o dentista poderá diagnosticar a disfunção e recomendar os tratamentos adequados, que podem envolver uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Planejamento de cirurgias

Quando um paciente precisa fazer cirurgia na boca, a tomografia computadorizada do feixe cônico pode servir como um importante instrumento para o planejamento.

Com ela, o dentista poderá visualizar com detalhes os dentes dos sisos, dentes inclusos, supranumerários, entre outros.

Assim, será possível avaliar a melhor maneira de conduzir as cirurgias de extração, sem correr o risco do paciente ter parestesia, por exemplo.

Tratamentos de endodontia

Na endodontia, especialidade que cuida da polpa dental, os dentistas podem solicitar uma cone beam para investigar possíveis dilacerações, perfurações radiculares ou fraturas dentárias nos pacientes.

A ideia é que se possa conhecer bem as estruturas, para que os melhores tratamentos sejam recomendados para cada paciente, de acordo com o caso.

Tratamentos ortodônticos

Os dentistas especialistas em ortodontia também podem solicitar a tomografia computadorizada do feixe cônico para os pacientes.

Por meio do exame, torna-se possível avaliar o posicionamento da língua, a relação dos dentes superiores com o maxilar, as tábuas ósseas, a intercuspidação dentária etc. 

Que cuidados devem ser tomados ao realizar uma tomografia computadorizada do feixe cônico?

Ao realizar uma tomografia computadorizada do feixe cônico é indicado que sejam tidos os mesmos cuidados necessários para qualquer exame de raio-X, como o uso de coletes de chumbo.

Isso é necessário para evitar a exposição excessiva à radiação, nos pacientes e também nos profissionais que estão realizando o exame.

Quais são as principais técnicas usadas para fazer o exame?

A principal técnica usada para realizar o exame de TCFC é bastante simples! O paciente fica parado e o equipamento de raio-X faz um giro, coletando as informações necessárias para a criação de uma imagem 3D.

Em poucos minutos o paciente é liberado e, em seguida, o software já permite a montagem virtual em 3D, bem como a realização de cortes axiais, coronais e sagitais.

Como usar a telerradiologia para elaborar os laudos de tomografias computadorizadas do feixe cônico?

A telerradiologia é uma verdadeira aliada dos consultórios odontológicos e das clínicas de radiologia que oferecem o serviço de tomografia computadorizada do feixe cônico.

Por meio dessa prática, os laudos dos exames são elaborados mais rapidamente, independentemente do dia da semana ou fatores internos, como as férias do radiologista.

Com a telerradiologia, os profissionais coletam as imagens dos pacientes e, em seguida, enviam para uma empresa terceirizada, que as recebem por meio de um software moderno.

Na empresa contratada, radiologistas experientes elaboram os laudos dos exames de forma ágil e eficiente. Em seguida, os documentos são enviados novamente para a clínica, que pode realizar a impressão e entrega para os pacientes.

A BR Laudos é uma empresa especialista nesse segmento e que pode ajudar a sua clínica a ter mais agilidade na elaboração de laudos de tomografia computadorizada do feixe cônico e outros exames de imagem.

Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse o nosso site agora mesmo! Você verá como podemos ajudar o seu negócio a ter muito mais eficiência e conquistar a satisfação dos pacientes.

Leia também

Deixe um comentário