5 dicas para fazer o consultório de odontologia crescer

Se você é um dentista empreendedor, certamente está sempre em busca de ideias para fazer o seu consultório de odontologia crescer, não é mesmo? Afinal, se expandir o negócio, até mesmo novas unidades podem ser abertas.

Quando isso acontecer, você pode contratar outros dentistas para trabalhar com você e assim poder agendar consultas em todos os consultórios da sua rede.

Mas como fazer o consultório de odontologia crescer? Quais são os passos necessários para isso? Para ajudá-lo, elencamos 5 dicas essenciais, que são práticas de serem executadas. Confira, na sequência!

Dicas práticas: veja como fazer o consultório de odontologia crescer

consultório de odontologia crescer

1. Qualifique-se sempre

O primeiro passo para fazer um consultório de odontologia crescer é se qualificar sempre. Faça especializações, vá a eventos, aprenda novas técnicas para atender os clientes, informe-se sobre as novidades do mercado, como a odontologia cosmética etc.

Porém, é importante ressaltar, que não é apenas sobre odontologia que você precisa aprender. Mais do que um dentista, você é um empresário e deve pensar como tal.

Para isso, estude sobre administração, negócios, finanças, contabilidade, marketing, entre outras áreas relacionadas. É claro que você não executará sozinho todas essas atividades e não só pode, como deve ter auxiliares.

No entanto, ao se qualificar sobre ciências contábeis e ter noções básicas sobre o assunto, você poderá supervisionar o trabalho do escritório de contabilidade contratado, por exemplo.

Entendendo do assunto, você poderá conversar de igual para igual com eles, o que contribui para o crescimento do seu negócio. Lembre-se que o empreendedor precisa entender um pouco de tudo.

2. Tenha uma infraestrutura adequada

A infraestrutura da sua clínica precisa ser adequada para atender a todos os pacientes. Para começar, ela precisa estar localizada em um local acessível, que possa receber cadeirantes e pessoas com deficiência, por exemplo.

Na parte interna, recomenda-se que a sala de espera tenha cadeiras confortáveis e seja climatizada com ar-condicionado. Também ofereça opções de entretenimento para que os seus pacientes possam se distrair enquanto aguardam o atendimento.

Disponibilize revistas atualizadas para leitura, tenha internet wi-fi liberada, deixe a televisão ligada em um canal de notícias ou variedades, crie uma decoração bonita etc.

Já dentro do consultório, aposte sempre em tecnologia, com bons aparelhos e equipamentos, que garantam o melhor resultado nos atendimentos propostos aos pacientes.

3. Saiba como divulgar o seu negócio

Para ver o consultório de odontologia crescer, é imprescindível que você divulgue bem o seu negócio. De tal forma, investir em marketing, publicidade, relações públicas e estratégias similares é essencial.

Conhecer bem o seu público-alvo é essencial para isso. A autora Martha Gabriel, autora do best-seller “Marketing na era digital: conceitos, formas e estratégias”, diz que “Se você for realmente relevante para o público, eles vão prestar atenção em você”.

Por isso, antes de iniciar uma estratégia de divulgação, convém pesquisar muito sobre o público que você deseja atingir. Assim, você poderá voltar os seus esforços para o marketing na mídia mais acessada por eles, por exemplo.

De nada adianta fazer um investimento pesado em anúncios em rádios locais, se os seus clientes não consomem esse tipo de conteúdo, mas sim adoram usar redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo.

Também é importante fazer uma lista de todos os canais que a sua clínica precisa estar presente. O Google Meu Negócio, a título de exemplo, é um local em que o seu endereço precisa estar cadastrado.

Isso porque, essa ferramenta permite que as pessoas encontrem a sua clínica quando fizerem pesquisas no Google, sobre dentistas na sua cidade, por exemplo.

4. Treine os seus colaboradores

Faça treinamentos com os seus colaboradores, para garantir que eles sigam um padrão de atendimento. A ideia é que as pessoas sejam sempre muito bem tratadas no seu consultório. De tal maneira, se tornarão clientes fiéis.

Todos os colaboradores devem ser treinados, como recepcionistas, secretárias, auxiliares de saúde bucal, dentistas etc. Existem empresas que fornecem esse tipo de treinamento e que podem ser contratadas.

5. Invista em telerradiologia

Otimizar os gastos e terceirizar atividades é uma boa maneira de fazer o consultório de odontologia crescer de forma saudável. E, entre os serviços que podem ser terceirizados, está a telerradiologia.

Ao investir em telerradiologia você elimina a necessidade de ter radiologistas trabalhando em sua clínica, uma vez que todas as atividades desse tipo podem ser feitas a distância, por profissionais altamente qualificados.

O funcionamento desse tipo de parceria é bastante positivo e tem um funcionamento simples. É necessário apenas que você colete as imagens do raio-X no consultório e as envie para os telerradiologistas, por meio de um programa de computador.

Na empresa de telerradiologia, os exames são analisados e os laudos são elaborados. Na sequência, são enviados novamente, pelo mesmo sistema. Feito isso, basta que o dentista faça o download do documento, observe as descrições e prossiga com o tratamento do paciente.

O mais interessante desse processo é que não são cobradas mensalidades, mas sim produções pontuais. Isso quer dizer que será estabelecimento um valor X para cada exame laudado. 

De tal maneira, você pagará apenas pela quantidade de exames que forem laudados. Se durante um mês você não utilizar o serviço, por exemplo, não gastará nem 1 real com o serviço de telerradiologia. É tudo muito simples e prático.

Pronto para fazer o consultório de odontologia crescer? Então você deve começar a colocar as nossas dicas em prática quanto antes. Temos a certeza de que o negócio terá ainda mais sucesso!

Siga a BR Laudos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Leia também

Deixe uma resposta