Entenda o que é a odontologia cosmética e como atuar nessa área

Você já ouviu falar em odontologia cosmética? Muitos profissionais estão oferecendo essa modalidade em seus consultórios, conquistando mais pacientes e aumentando as receitas do empreendimento.

Apesar disso, ainda existe uma grande parcela dos dentistas que não sabe ao certo do que se trata a odontologia cosmética e como ela se difere da odontologia estética. Por isso, desenvolvemos este artigo.

Nos tópicos a seguir, vamos esclarecer questionamentos comuns sobre o assunto. Assim, você poderá ficar bem informado e, talvez,  oferecer essa modalidade em seu consultório.

O que é a odontologia cosmética?

odontologia cosmética

A odontologia cosmética é aquela que trabalha com a estética dos dentes. Trata-se da modalidade em que os tratamentos visam dar um aspecto mais agradável ao sorriso. 

De tal maneira, as pessoas procuram por esse serviço para melhorarem a aparência e se sentirem bem consigo mesmas, bem como elevar a autoestima. 

Para os dentistas, essa é uma boa oportunidade para diversificar os serviços oferecidos e conquistar um número mais expressivo de pacientes.

Qual é a diferença entre a odontologia cosmética e a odontologia estética?

Muitos confundem odontologia cosmética com odontologia estética, mas se tratam de conceitos diferentes. Por isso, é preciso ter atenção ao oferecer esses serviços na sua clínica ou consultório.

Como explicamos, a odontologia cosmética tem finalidades estéticas apenas. Assim sendo, realiza procedimentos que são pouco invasivos, onde além da boca, todo o rosto é avaliado, para que haja harmonia entre o sorriso e os traços de cada pessoa.

A odontologia estética, por sua vez, realiza tratamentos mais invasivos e que visam tratar dentes que não estão saudáveis. Apesar de ter esse nome, ela não pretende apenas deixar um sorriso mais bonito, mas sim tratar problemas de canal, desalinhamentos, entre outros.

Em resumo, podemos dizer que a odontologia estética visa corrigir imperfeições, porém fazendo tratamentos de dentes não saudáveis. 

A odontologia cosmética, por sua vez, visa apenas a parte visual, quando o paciente já tem um sorriso saudável e deseja só melhorar a aparência. Outro diferencial é que softwares são utilizados para mapear o rosto de cada pessoa e sugerir o que pode ser feito em cada situação.

Quais são os principais tratamentos da odontologia cosmética?

A maioria dos pacientes que buscam por clínicas especializadas em odontologia cosmética está descontente com o seu sorriso, por diversos motivos. Assim, deseja realizar tratamentos que melhorem a sua autoestima e autoconfiança para o dia a dia.

Veja alguns dos principais tratamentos realizados nessa área!

Implantes dentários

O implante dentário é indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes, por qualquer motivo. Embora possa servir para tratar problemas, como a mastigação incorreta, muitas vezes a falta de um dente pode não fazer diferença para a saúde física de um indivíduo, mas  afeta diretamente a sua autoestima.

Em situações assim, os implantes dentários são considerados um tratamento de odontologia cosmética. Nesses casos, o tratamento costuma ser mais rápido e bastante satisfatório para os pacientes, que terão  o seu problema solucionado com agilidade.

Limpeza periódica

Para ter um sorriso mais bonito, recomenda-se que os pacientes façam uma limpeza periódica, pelo menos uma vez a cada seis meses. Nesse tratamento, o dentista faz uma higienização completa da boca, evitando o acúmulo de tártaro nos dentes, por exemplo.

Além disso, o dentista também pode aproveitar o momento para fazer uma avaliação do paciente e orientar sobre outros tratamentos de odontologia cosmética que podem ser realizados.

Clareamento

Os clareamentos são tratamentos em que se utilizam substâncias específicas para deixar os dentes mais brancos. Com o passar do tempo e por consumir determinados tipos de alimentos, as pessoas tendem a ficar com um sorriso mais amarelado e isso incomoda muita gente.

Os dentistas podem oferecer clareamentos para serem realizados em consultório, bem como orientar sobre a aplicação de géis, feita em casa, pelo próprio paciente.

Lentes de contato dentais

Para corrigir pequenas imperfeições e deixar o sorriso mais alinhado, as lentes de contato dentais são uma excelente opção de tratamento.

Nesse caso, os dentistas aplicam as lentes, que são lâminas de porcelana altamente resistentes, sobre os dentes dos pacientes. A procura por esse tipo de tratamento tem sido cada vez maior.

Gengivoplastia

Muitas pessoas se queixam de terem a gengiva muito grande, deixando os dentes pouco aparentes. Para elas, é recomendada a gengivoplastia, uma pequena cirurgia que remove parte do tecido gengival.

A ideia é deixar o contorno dos dentes mais bonito e com uma proporção adequada, sem excessos.

Como a telerradiologia pode auxiliar no exercício da odontologia cosmética?

A telerradiologia pode ser uma grande aliada da odontologia estética, tendo em vista que é necessário fazer exames radiológicos para avaliar os casos de cada paciente, antes de realizar os devidos tratamentos.

Também é interessante destacar que, mesmo que a sua clínica tenha um radiologista contratado, ao oferecer novos tratamentos, a quantidade de pacientes atendidos pode aumentar. Com essa demanda crescente, o profissional pode não dar conta de analisar todas as imagens coletadas e elaborar os laudos.

Com a telerradiologia isso deixa de ser um problema, tendo em vista que, radiologistas altamente qualificados, desenvolvem os laudos e os enviam para a clínica por meio de um sistema seguro.

Tudo isso tem um custo-benefício muito bom! Você não precisa pagar uma mensalidade para a empresa de telerradiologia, mas apenas o valor correspondente a cada exame que solicitar a laudação. A BR Laudos oferece esse serviço.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a odontologia cosmética e como a telerradiologia pode ser uma parceira ao oferecer esses serviços. Ofertar essa modalidade de atendimento na sua clínica pode ser altamente lucrativo.

Se gostou deste artigo, siga-nos nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações. Estamos no Facebook e no Instagram.

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: