9 vantagens importantes da telerradiologia odontológica

A sua clínica ou consultório já utiliza a telerradiologia odontológica? Em caso negativo, é importante que você preste atenção no conteúdo que abordaremos neste post. Isso porque esse investimento traz diversas vantagens para os estabelecimentos, que ganharão em credibilidade e bom atendimento para os pacientes.

Para iniciar, é importante que você entenda o conceito de telerradiologia odontológica. Trata-se do processo em que as imagens das radiografias são coletadas na sua clínica, mas laudadas a distância, por uma empresa especializada na área.

Utilizar essa ferramenta faz com que você otimize os seus custos, bem como possa oferecer agilidade aos pacientes, que não querem ficar esperando dias pelo resultado de um exame.

Telerradiologia odontológica: veja 9 vantagens importantes

Agora que você já sabe o que é a telerradiologia odontológica, falaremos sobre 9 vantagens importantes que esse serviço pode oferecer para a sua clínica. Confira, a seguir!

1. Cobertura nas férias do radiologista

Quando o radiologista sai de férias, é comum que haja um acúmulo de demanda nos consultórios odontológicos. Isso pode causar problemas graves, como o atraso na emissão dos laudos dos exames dos pacientes.

Quando as pessoas procuram um dentista, em muitos casos, estão sentindo dores e querem solucionar o seu problema de saúde o mais breve possível. Logo, é impossível esperar a volta do profissional para laudar as imagens.

Com um serviço de telerradiologia, a sua clínica poderá continuar tendo os laudos feitos com agilidade, mesmo nas férias do seu radiologista responsável.

2. Serviço prestado por profissionais gabaritados

Ao escolher uma empresa de telerradiologia odontológica, você precisa estar atento para a qualificação dos profissionais que nela atuam. Assim, você garante que terá um serviço prestado por radiologistas gabaritados.

telerradiologia odontológica

A BR Laudos, por exemplo, tem em seu time diversos radiologistas que se destacam em sua área de atuação, muitos deles mestres e doutores. Isso garante a qualidade do serviço contratado.

3. Sistema de comunicação com arquivamento de imagens

Manter as imagens e laudos dos exames arquivados é importante para fazer o acompanhamento de tratamentos. Nesse caso, os softwares de telerradiologia odontológica podem contribuir, uma vez que mantêm tudo armazenado em nuvem.

Essa função é importante, principalmente, em tratamentos de ortodontia, em que os profissionais precisam acompanhar as alterações na posição dos dentes, resultado do uso de aparelhos ortodônticos.

4. Segurança das informações dos pacientes

As informações contidas nos resultados dos exames são sigilosas e dizem respeito apenas ao paciente. Por isso, elas não podem ser vazadas ou divulgadas sem a devida autorização.

Ao contratar um serviço de telerradiologia odontológica isso também é conquistado. Isso porque os sistemas são criptografados, ou seja, têm uma camada extra de segurança na programação, que evita invasões de hackers e vazamentos.

5. Redução de custos

Não é necessário pagar uma mensalidade para a empresa que emite laudos a distância, uma vez que os pagamentos são feitos sob demanda. Dessa forma, você paga apenas quanto utilizar um serviço.

Isso é importante para que seja feita a redução de custos. Afinal, não vale a pena pagar por um serviço em um mês que você não o utilizou, por exemplo. Além disso, ao contrário do que acontece quando a sua clínica contrata um funcionário, não é necessário pagar impostos e encargos trabalhistas.

6. Agilidade na elaboração de laudos

Emitir os laudos com agilidade é essencial para prestar um bom atendimento aos clientes, pois, é o resultado dos exames que serve como norte para o dentista propor o tratamento mais adequado.

Com os exames feitos mais rapidamente, as pessoas serão atendidas dentro de um período adequado e logo terão os seus problemas de saúde bucal solucionados. Assim sendo, a sua clínica também ganhará em reputação, devido a satisfação dos pacientes.

7. Precisão no diagnóstico dos pacientes

O serviço de telerradiologia odontológica, quando prestado por uma empresa de qualidade, elabora laudos muito precisos, devido a expertise dos profissionais e da tecnologia de ponta que utiliza.

Dessa forma, são diagnosticadas mais facilmente as doenças bucais ou imperfeições registradas nos exames de imagem dos pacientes. O diagnóstico preciso garantirá um tratamento também mais eficaz.

8. Facilidade nas operações

Não é difícil operar um sistema de telerradiologia odontológica. Tudo é muito simples de ser feito e basta que as imagens coletadas no consultório sejam transferidas para a empresa contratada, por meio de um programa de computador.

Ao receber as imagens, os radiologistas já analisam, elaboram os laudos a distância e os enviam para o consultório, pelo mesmo programa. Assim, rapidamente são obtidos os resultados dos exames dos pacientes, de forma prática e pouco burocrática.

9. Disponibilidade dos laudos para os pacientes

Os laudos dos exames poderão ser facilmente entregues aos pacientes, de forma impressa ou digital. Assim, eles também poderão guardar uma cópia do exame, para o caso de terem que mostrar para outros profissionais.

Em alguns casos, além do dentista, o laudo radiográfico precisa ser mostrado para outros profissionais da saúde com os quais o paciente faz acompanhamento, como médicos e fonoaudiólogos. Logo, eles não terão dificuldade em disponibilizar o material e assim seguir os seus tratamentos de saúde.

Gostou de conhecer as principais vantagens da telerradiologia odontológica? Então é chegado o momento de implementar esse serviço na sua clínica ou consultório e garantir todos esses benefícios.

A BR Laudos é uma empresa que atua desde 2013 com telerradiologia odontológica e conta com os melhores profissionais do mercado. Além disso, tem um software exclusivo, que possibilita a transmissão dos laudos com segurança. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços!

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: