Dia do Radiologista: 8 de novembro

Você sabia que em 8 de novembro é celebrado o Dia do Radiologista? Esse profissional tem grande valor e merece os parabéns pela sua data. Afinal, se não fosse o trabalho dos técnicos em radiologia e médicos radiologistas, seria muito mais difícil de ser feito o diagnóstico de muitas doenças.

Mas por que essa data foi a escolhida para celebrar o Dia do Radiologista? E será que ela está relacionada com a história da radiologia? Veremos tudo isso e muito mais, nos tópicos a seguir! Acompanhe!

Entenda o porquê de 8 de novembro ser o Dia do Radiologista

O Dia do Radiologista é celebrado em 8 de novembro porque foi nessa data, em 1895, que o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen fez a descoberta do raio-X.

No Brasil, a data passou a ser celebrada a partir de 2015, ano em que a ex-presidenta Dilma Rousseff homologou a Lei nº 13.118, que colocou o Dia do Radiologista no calendário de festividades brasileiras.

O objetivo dessa data é prestar uma homenagem a todos os profissionais da radiologia, que desempenham uma função de suma importância para a saúde da população. A realização de exames, bem como a análise e interpretação de laudos contribui para que médicos e dentistas façam um diagnóstico completo dos seus pacientes.

É com base nos exames de raio-X que os profissionais da saúde podem propor tratamentos adequados, como encaminhamentos para cirurgias, uso de aparelhos ortodônticos etc.

Relembre um pouco da história da radiologia

Dia do Radiologista
Dr. Wilhelm Conrad Roentgen, o cientista que descobriu a radiologia, e a primeira imagem de raio-X da história (Imagem: The Eye of Medicine)

 

A radiologia tem uma história muito interessante e curiosa. Em 8 de novembro de 1895, o Dr. Wilhelm Conrad Roentgen, em uma de suas pesquisas, pediu que sua esposa, Anna Berta Roentgen, colocasse a sua mão em um chassi, com filme fotográfico.

Depois disso, foi incidido a radiação oriunda de um tudo, durante um período de cerca de 15 minutos. O resultado desse experimento foi o primeiro raio-X da história da humanidade.

Quando o filme foi revelado, pode-se observar os ossos dos dedos da mão de Anna. Por não saber o nome do raio que proporcionou o resultado, o Dr. Wilhelm o chamou de X. Tal descoberta fez com que o cientista ganhasse o Prêmio Nobel, em 1901.

Observe como a radiologia começou a ser utilizada na odontologia

Aproximadamente 20 dias depois de o experimento do Dr. Wilhelm ser publicado, um professor de odontologia, conhecido como Dr. Giesel, tentou fazer o primeiro raio-X dos dentes.

O acontecimento ocorreu na Alemanha e a primeira pessoa a ter os dentes radiografados foi o dentista Dr. Otto Walkhoff. A partir de então, novos estudos começaram a ser feitos pelos cientistas e as técnicas foram se aperfeiçoando com o passar dos anos.

Na área da odontologia, o primeiro profissional que se tem registro de utilizar as radiografias para o diagnóstico de seus pacientes é o dentista Edmund Kells, nos Estados Unidos, a partir de abril de 1896.

Falando em nosso país, o pioneiro na radiologia odontológica é o professor Dr. Cyro A. Silva. Ele ministrava aulas na Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Paulo e, em 1932, incluiu uma disciplina sobre o uso de raios-X, no currículo do curso.

Dessa época até os dias atuais, muita coisa mudou. Exemplo disso pode ser visto na evolução dos filmes utilizados para a coleta das imagens. Diversas marcas e empresas comercializaram e ainda comercializam esse tipo de material.

Com os avanços da tecnologia, desde os anos 2000, tem se tornado comum o uso da radiologia digital. Com o uso de computadores, a dose de radiação emitida sobre o paciente é menor, o que evita efeitos colaterais.

Veja quais são as tendências para o futuro da radiologia

Assim como relembrar a história, não podemos deixar o Dia do Radiologista passar sem falarmos das tendências para o futuro. A principal delas é a popularização da telerradiologia, cada vez mais presente nos consultórios odontológicos.

Esse tipo de serviço facilita muito para o dentista e permite aos radiologistas um novo mercado de trabalho, em que podem prestar serviços para clínicas diversas.

As vantagens da telerradiologia são muitas e nada como aproveitar o Dia do Radiologista para comentar sobre algumas delas. Confira!

Agilidade

A telerradiologia proporciona muita agilidade, o que, para os pacientes, é fundamental. As imagens são coletadas na clínica e enviadas, por meio de um software, para a empresa de laudos a distância contratada.

Na empresa, os exames são laudados pelos radiologistas, com os resultados sendo enviados de imediato para o solicitante. Assim, os tratamentos para os pacientes podem ser feitos rapidamente. O dia do radiologista que trabalha nesse tipo de empresa possibilita que ele se desenvolva cada vez mais, uma vez que atuará em diversas frentes.

Segurança

Os exames têm muito mais segurança quando se utiliza um sistema de telerradiologia. Isso porque os softwares são criptografadas, ou seja, possuem uma camada protetora na linguagem de programação. É isso que evita que pessoas não autorizadas acessem dados sigilosos dos pacientes.

Vale destacar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor em breve e as clínicas terão que ter ainda mais atenção por conta disso.

Compartilhamento

As imagens podem ser compartilhadas rapidamente entre dentistas e radiologistas. Também não é difícil de enviar os resultados dos exames para outros profissionais, para os casos mais complicados de solucionar e que necessitam de mais de uma opinião.

Isso é importante para que seja gerado um diagnóstico mais preciso e os pacientes possam ter os melhores tratamentos à disposição.

Não há dúvida de que a telerradiologia é uma tendência para a área e, por isso, merece destaque na data que celebra o Dia do Radiologista.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, que contou um pouco mais sobre a história da radiologia e apresentou tendências. Desejamos a todos uma excelente data, em todos os dias que executarem essa profissão.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que os seus colegas radiologistas também possam ser homenageados pela BR Laudos!

Leia também

Deixe um comentário