8 dicas para aumentar a eficiência da sua clínica radiológica

Saber como aumentar a eficiência da sua clínica radiológica é necessário para que os pacientes deem mais valor ao estabelecimento. A ideia é que eles percebam o quanto você se preocupa em prestar serviços de qualidade. Isso gera a fidelização dessas pessoas, que certamente voltarão ao local quando necessitarem novamente.

Porém, para que você tenha sucesso ao desenvolver estratégias para aumentar a eficiência da sua clínica radiológica, algumas táticas precisam ser adotadas. Continue a leitura e saiba agora mesmo quais são elas!

1. Treine os seus colaboradores

A experiência do paciente inicia ainda quando ele entra em contato, por telefone, pessoalmente ou por meio de plataformas digitais, para agendar um exame. Nesse momento, ele precisa ser atendido com prestatividade e atenção.

O mesmo deve ocorrer em todas as etapas, como o tratamento dado a essas pessoas na clínica, a forma como elas são conduzidas para fazer os exames solicitados pelo dentista etc.

Para que isso se cumpra, no entanto, os colaboradores precisam ser treinados para que saibam tratar bem os pacientes e a desenvolver todas as suas atividades com eficácia. Você pode promover cursos, palestras e workshops para qualificar todos os colaboradores da clínica.

2. Utilize sistemas de gestão

A tecnologia deve servir como uma facilitadora para a execução de atividades em uma clínica radiológica. É por isso que os sistemas de gestão devem ser adotados, pois, eles são muito completos.

Com os sistemas de gestão você poderá otimizar o controle do fluxo de caixa, fazer a gestão de estoque, acompanhar folhas de pagamento dos funcionários etc.

3. Tenha um organograma bem definido

Para aumentar a eficiência da sua clínica radiológica, convém que você tenha um organograma bem definido, que deixe claro quais são as funções de cada colaborador. Isso é importante para que todos saibam exatamente o que é de sua competência e não negligenciem tarefas.

Além do organograma de cargos, também é interessante fazer um mapeamento de todas as atividades de cada área. Essas informações podem ser compartilhadas com todos, para que possam ser feitas consultas.

4. Conheça os principais erros cometidos pelos radiologistas

Os principais erros cometidos pelos radiologistas, ao fazerem os laudos de exames, são os seguintes:

  • erros de percepção;
  • fechamento prematuro;
  • omissão de avaliações;
  • atrasos no diagnóstico;
  • utilização de filmes vencidos no equipamento;
  • armazenar os filmes em altas temperaturas;
  • fazer as radiografias com os pacientes usando acessórios, como brincos e piercings; e
  • fazer radiografias com pacientes usando próteses parciais removíveis (PPR).

Conhecer esses erros é importante para que sejam desenvolvidas estratégias para que eles deixem de ocorrer. Assim, o paciente terá uma melhor percepção da clínica, que também será mais positiva.

5. Estude sobre exames mais completos

Existem alguns exames radiológicos que não são tão simples de serem realizados e de terem os laudos confeccionados. É o caso da cefalometria, que estuda todas as dimensões e estruturas da face. Outro exame que é um pouco mais complicado de ser feito é a radiografia da anatomia da ATM, uma vez que essa á articulação mais complexa do organismo.

No caso desses exames, por serem mais difíceis de realizar, é importante que os radiologistas dediquem mais tempo para o estudo e análise das imagens, antes de emitir laudos. Isso evita que erros no diagnóstico ocorram e gerem problemas para os pacientes e atrasos nos processos da clínica.

6. Armazene dados em nuvem

Novamente falando sobre recursos tecnológicos, é inevitável não citarmos o armazenamento de dados em nuvem. Afinal, esse tipo de serviço gera muitos benefícios para aumentar a eficiência da sua clínica radiológica.

É possível armazenar os laudos, prontuários e todos os dados dos pacientes no ambiente virtual. Isso torna desnecessário aqueles fichários enormes e com muitas gavetas, que ocupam salas inteiras nas clínicas radiológicas.

7. Conheça os benefícios da telerradiologia

A telerradiologia é outro exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para otimizar as atividades em uma clínica de radiologia. Esse método é muito simples e, para executá-lo, deve-se buscar por uma empresa de confiança e que forneça esse serviço.

Funciona da seguinte forma: as imagens são coletadas em sua clínica de radiologia e, após isso, são automaticamente enviadas, por meio de um sistema criptografado, para a empresa de telerradiologia.

Chegando ao destinatário, radiologistas altamente gabaritados e preparados para essa atividade, estudam as imagens e emitem os laudos dos exames. Novamente utilizando o software apropriado, os laudos são enviados para a clínica solicitante.

Essa prática gera agilidade para os pacientes, que não precisarão ficar muito tempo esperando para ter o resultado dos seus exames. Assim, poderão agendar consultas mais rapidamente com os médicos ou dentistas e dar sequência aos tratamentos que executaram.

8. Contrate a BR Laudos

Como explicamos, a telerradiologia é uma excelente ferramenta para aumentar a eficiência da sua clínica radiológica. Porém, para executá-la com sucesso, é preciso fazer parceria com uma empresa especialista nessa área, como a BR Laudos.

Fundada em 2013, a empresa tem em seu time de profissionais, radiologistas preparados, com especialistas, mestres e doutores, que têm muito conhecimento na área.

A BR Laudos oferece para a sua clínica os seguintes serviços:

  • análises de telerradiografias;
  • laudos de radiografias panorâmicas;
  • montagem de templates;
  • laudos de radiografias a distância;
  • conversões de softwares para planejamento de implantes;
  • laudos de tomografia da face.

Nós, da BR Laudos, por meio de todos esses serviços, temos recursos para aumentar a eficiência da sua clínica, que se tornará muito mais produtiva e com pacientes satisfeitos.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então acesse o nosso site e conheça a BR Laudos!

Leia também

Deixe uma resposta