6 dicas de livros de radiologia para dentistas

A radiologia para dentistas é uma área que desperta cada vez mais interesse para os profissionais da odontologia. Conhecer sobre o setor é importante para que se possa desenvolver um trabalho realmente eficiente, quando for necessário realizar esse tipo de exame nos pacientes.

Uma boa maneira de aprender sobre a radiologia para dentistas é lendo livros que falam sobre o assunto. Há uma literatura muito rica e com exemplares que não podem ficar de fora da sua biblioteca pessoal.

Conheça 6 excelentes livros de radiologia para dentistas

A seguir, apresentaremos uma lista com uma série de interessantes livros de radiologia para dentistas. Acompanhe!

radiologia para dentistas

1. “Radiologia odontológica”, de Aguinaldo de Freitas, José Edu Rosa e Icleo Faria de Souza

A radiologia odontológica brasileira teve, nas últimas décadas, um extraordinário desenvolvimento. Entre os fatores determinantes para isso destaca-se a nova metodologia de ensino adotada nos cursos de Odontologia, em que o conteúdo e a dinâmica dos programas atuais das disciplinas atendem à realidade nacional nos seus diferentes aspectos.

É sobre isso que fala o livro “Radiologia odontológica”, escrito pelos professores Aguinaldo de Freitas, José Edu Rosa e Icleo Faria de Souza.

2. “Princípios de radiologia odontológica”, de Eric Whaites

O uso dos raios-X é parte integrante da odontologia clínica, em que, para a maioria dos pacientes, alguma forma de exame radiográfico se faz necessária.

Como resultado disso, as radiografias são frequentemente referenciadas como principal meio auxiliar para o diagnóstico clínico na odontologia.

Na obra “Princípios de radiologia odontológica”, o autor Eric Whaites aborda sobre todo o universo dos raios-X para dentista, desde os conhecimentos básicos sobre Física, até questões mais avançadas da área. Vale a pena fazer a leitura!

3. “Radiologia odontológica: texto e atlas”, de Friedrich Anton Pasler e Heiko Visser

O livro “Radiologia odontológica: texto e atlas” é uma excelente leitura sobre radiologia para dentistas, tendo em vista que aborda os conteúdos de forma bastante didática.

Os autores Friedrich Anton Pasler e Heiko Visser trazem informações sobre como solucionar problemas da técnica radiográfica e obter imagens com qualidade de diagnóstico, independentemente de ser convencional ou digital.

Eles também apresentam excelentes exemplos de imagens sobre anatomia e patologia radiográfica, além de indicações sobre fundamentos de proteção contra radiação.

4. “O médico dentista”, de Rogério Cavalcante

Rogério Cavalcante é dentista, especialista em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Fitoterapia e Odontologia do Trabalho. Além da prática em consultório, ele atua como professor em graduações de Odontologia.

Na obra “O médico dentista”, o autor propõe a adoção do título de médico dentista em nosso país, em substituição ao termo cirurgião-dentista. Ele acredita que, dessa forma, com a inclusão dos profissionais graduados em Odontologia no grupo de médicos, assim como já acontece com os veterinários, perante os órgãos dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho, a classe seria mais valorizada.

No decorrer das páginas do livro, Cavalcante faz um verdadeiro resgate sobre a história da Odontologia no Brasil. Ele debate sobre diversos assuntos, inclusive a radiologia para dentistas.

5. “Imaginologia e radiologia odontológica”, de Plauto Christopher Aranha Watanable e Emiko Ariko

Para quem busca bons livros de radiologia para dentistas, a obra “Imaginologia e radiologia odontológica” é uma leitura obrigatória.

Com a colaboração de renomados profissionais da Odontologia, a obra traz uma série de atualizações para melhorar a compreensão do assunto, enfatizando a apresentação da informação de forma simples.

O livro trabalha com uma linguagem clara e objetiva, que consegue apresentar o conteúdo de forma prática, para que o leitor possa atualizar os seus conhecimentos em imaginologia e radiologia. Além disso, conta com mais de 1300 ilustrações, que facilitam a compreensão sobre os temas abordados.

6. “Prevenção na clínica odontológica: promoção de saúde bucal”, de Nelson Thomaz Lascala

Para Nelson Thomaz Lascala, autor da obra “Prevenção na clínica odontológica: promoção de saúde bucal”, a prevenção é uma barreira imposta à doença.

Ele acredita que, para prevenir a instalação da doença periodontal ou manter um tratamento realizado, é fundamental uma higiene bucal diária adequada para remover as placas, estar sempre atento a qualquer alteração nas gengivas e visitar periodicamente o dentista.

O autor também frisa que as doenças bucais se instalam sem ser percebidas no começo, uma vez que não causam dor no paciente. Porém, se a progressão não for prevenida, o dano atingirá o osso que sustenta o dente e levará à sua perda.

No livro, o  autor orienta dentistas sobre como atuar de forma preventiva na clínica odontológica, atuando como um promotor da saúde bucal e evitando que as doenças se instalem.

A obra traz um capítulo que é totalmente dedicado à radiologia para dentista. Tais páginas descrevem como os exames de imagem ajudam os profissionais da odontologia a diagnosticar problemas precocemente e contribuir para a prevenção da saúde de seus pacientes.

Essas são as nossas dicas de livros de radiologia para dentistas. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e possa buscar essas obras em livrarias físicas ou digitais. Assim, poderá fazer a leitura dos materiais, na íntegra, e se atualizar sobre o assunto.

Continue se aprofundando sobre o tema e leia agora o nosso artigo que fala sobre os 4 principais tipos de radiografia odontológica.

Leia também

Deixe um comentário