10 conceitos básicos da imagem digital

Dentistas e radiologistas devem ter entendimento sobre os conceitos básicos da imagem digital. Isso porque, hoje em dia, esse é o método mais utilizado para realizar os exames de raio-X.

Além disso, é por meio dos arquivos de imagem digital que se pode utilizar serviços como a telerradiologia, que facilita muito e proporciona economia nos negócios do tipo.

Conheça 10 conceitos básicos da imagem digital

O livro “Radiologia oral: exercício e interpretação”, escrito por Robert P. Langlais e Craig S. Miller dedica um capítulo inteiro para explicar os conceitos básicos da imagem digital.

A seguir, apresentaremos alguns dos principais deles, para que você entenda mais sobre o assunto. Confira!

imagem-digital

1. Computador

De acordo com o livro, necessita-se de um computador com software de imagem digital para aplicar esse tipo de metodologia.

A função do computador é receber e visualizar as imagens digitais, identificá-las quanto à orientação dos dados dos pacientes e fazer o processamento, se for necessário.

O computador pode ser um laptop montado na parede, um monitor, somente para exibição, conectado a um computador por fio ou rede sem fio, ou uma versão completa do computador na sala de treinamento.

2. Sensor

Os sensores podem ser com ou sem fios. O tipo com fio pode ser um CCD (dispositivo de carga acoplado) ou um CMOS (sensor de óxido de metal complementar), que transfere a imagem instantaneamente para o computador no momento da aquisição da imagem.

Já o tipo sem fio é semelhante ao filme e recebe o nome de PSP (placa de fósforo fotossensível). A placa exposta, ou sensor, deve ser digitalizada em um escâner a laser, que, em seguida, transfere a imagem para o computador.

3. Escâner

Para trabalhar com imagem digital na radiologia também é necessário um escâner a laser, quando se opta pelo sensor PSP.

De acordo com a marca ou modelo escolhido, alguns escâneres podem ter tempo de digitalização mais rápidos.

4. Software de imagem

O software de imagem é de fundamental importância, tendo em vista que é ele que realiza o processamento.

A ideia é que imagem original não possa ser alterada, até mesmo por questões de segurança do paciente. Além disso, em casos policiais, podem ser solicitadas as imagens para solucionar crimes e elas precisam estar inalteradas.

5. Processamento de imagem

A imagem original não pode ser alterada, conforme explicamos. Porém, é possível que ela seja copiada e, na cópia, se realizem as alterações.

A essa atividade é dado o nome de processamento de imagem. As alterações são feitas para melhorar a aparência do registro para o diagnóstico ou para destacar um recurso para a educação do paciente.

Algumas opções básicas do processamento incluem: girar ou inverter, clarear ou escurecer, alterar o contraste, entre outras.

6. Características da imagem

A imagem digital tem algumas características que devem ser de conhecimento dos dentistas e radiologias. Veja, a seguir, quais são elas!

Resolução espacial

Representa quão realmente uma imagem é limpa e nítida.

Resolução da escala de cinza

É a quantidade de tons de cinza da imagem. Essa característica também é conhecida como contraste ou produtividade de bits.

7. Visualização da imagem

A imagem pode ser visualizada em um monitor, em uma tela de computador, impressa em papel de qualidade fotográfica ou em uma folha de acetato, que é semelhante a um filme radiográfico.

8. Reutilização do sensor

Todos os tipos de sensores podem ser reutilizados na radiologia digital, de forma praticamente infinita.

Porém  os tipos PSP devem ser “apagados”, expondo-os a uma luz brilhante por alguns momentos ou minutos antes da reutilização.

9. Equipamentos de raios X

Por proporcionarem tempos de exposição mais curtos, o que é necessário para as imagens digitais, o equipamento de raios X com potencial constante do tipo CC, com incrementos de exposição em 1/100 segundos, é o mais desejpavel.

10. A próxima geração

Segundo os autores do livro, haverá mais uso de sensores sem fio CCD ou CMOS do que os que estão atualmente no mercado.

A próxima geração de equipamentos para imagem digital, de acordo com os estudiosos, será ainda mais eficiente e próspera.

Gostou de conhecer mais sobre os conceitos que envolvem a imagem digital em radiologia? Para quem atua na área, sem sombra de dúvida, conhecer todos eles é mais do que necessário.

Aproveite que você está aprendendo coisas novas e continue conosco. Em outro artigo, reunimos 10 ferramentas para radiologistas e dentistas otimizarem as suas rotinas. Confira agora!

Leia também

Deixe um comentário