Redes sociais para clínicas de radiologia: 6 dicas para traçar uma estratégia eficiente

As estratégias de marketing digital são muito importantes para conquistar clientes nos dias de hoje. Por isso, investir nas redes sociais para clínicas de radiologia é uma ideia das mais interessantes.

Por meio desses canais, você poderá conquistar novos pacientes, assim como manter-se em contato e fidelizar quem já confia no seu trabalho.

Porém, não basta apenas criar contas nas redes sociais e achar que isso é uma estratégia de marketing eficiente. Uma série de cuidados devem ser tidos e estamos aqui para ajudá-lo nesse sentido.

redes sociais para clínicas

6 dicas para ter melhores resultados com estratégias de redes sociais para clínicas

Na sequência, apresentaremos uma série de dicas para você ter os melhores resultados com estratégias de redes sociais para clínicas. Continue com a gente e confira!

1. Defina as suas personas

A primeira coisa que deve ser feita antes de começar uma estratégia de redes sociais para clínicas de radiologia é definir quem são as personas do seu negócio.

As personas são personagens semifictícios e que representam o cliente ideal de uma empresa. A definição pode ser feita por meio de pesquisas feitas com pessoas reais, que já frequentam a sua clínica.

Há até mesmo uma ferramenta gratuita chamada “O fantástico gerador de personas”, que pode ajudar muito na realização desse trabalho.

A ideia é que as personas sirvam de inspiração para que sejam desenvolvidos conteúdos para as suas redes sociais. Os produtores precisam enxergar os personagens como pessoas reais, que consomem as publicações que são realizadas.

Vale lembrar que uma clínica de radiologia odontológica pode ter mais de uma persona. Pode ser criado um personagem para representar os pacientes, que são seus clientes finais, e outra para os dentistas, que indicam usuários para o seu negócio.

2. Escolha as redes sociais para clínicas certas

Tendo as personas bem desenhadas, você terá melhores subsídios para escolher os canais em que publicará os seus conteúdos.

De nada adianta criar uma conta e produzir conteúdo para o Tik Tok, caso o seu público não utilize essa rede, por exemplo.

Segundo uma pesquisa realizada pela We Are Social e pela Hootsuite, em 2022, o ranking das 10 redes sociais mais usadas no Brasil é o seguinte:

  1. WhatsApp (165 milhões de usuários);
  2. YouTube (138 milhões de usuários);
  3. Instagram (122 milhões de usuários);
  4. Facebook (116 milhões de usuários);
  5. Tik Tok (73,5 milhões de usuários));
  6. Messenger (65,5 milhões de usuários);
  7. LinkedIn (56 milhões de usuários);
  8. Pinterest (30 milhões de usuários);
  9. Twitter (19 milhões de usuários);
  10. Snapchat (7,6 milhões de usuários).

Conhecer esses números é bem importante, mas, mais do que isso, é interessante saber em quais desses canais o seu público está presente. Assim, você fará uma escolha mais certeira para iniciar a estratégia de marketing nas redes sociais.

3. Publique assuntos de interesse do seu público

Após escolher as redes sociais em que a sua clínica marcará presença, deve-se pensar no cronograma de conteúdos que serão publicados.

A nossa dica é sempre ter um calendário de posts muito bem definidos. Ter constância nas publicações é essencial para manter os usuários sempre engajados.

Trabalhe assuntos relevantes para a sua persona, como curiosidades sobre os exames de raio-X, dicas de saúde bucal, pesquisas recentes, homenagens em datas comemorativas etc.

O canal também pode servir para divulgar os serviços da sua clínica. Deve-se apenas ficar atento às regulamentações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), no que se refere à publicidade.

4. Tenha atenção com os textos e com o design dos posts

É muito importante que você tenha atenção com os textos das suas redes sociais. Se você fizer publicações com muitos erros de ortografia e gramática, por exemplo, causará uma impressão negativa para o público.

O mesmo vale para o design, que precisa ser padronizado e visualmente agradável para o usuário. Seguir as cores da identidade visual da clínica, por exemplo, é uma ideia que pode ser colocada em prática em todas as suas publicações.

5. Interaja com os seus seguidores

As redes sociais são plataformas de comunicação com uma via de mão dupla. Ou seja, elas não servem apenas para você fazer publicações, mas também para receber mensagens dos seguidores.

Sempre que alguém deixar comentários em suas publicações no Facebook e no Instagram, é importante respondê-las. O mesmo vale para mensagens enviadas no privado, como solicitações de informações.

6. Faça publicações patrocinadas

Páginas empresariais em redes sociais como o Facebook e o Instagram têm opções de realizar publicações patrocinadas.

Nesse caso, você paga um valor para que as suas publicações sejam mostradas para mais pessoas. Além disso, você pode segmentar o seu público!

Caso esteja buscando firmar parcerias com dentistas, por exemplo, pode fazer um post patrocinado e segmentá-lo para ser mostrado preferencialmente para profissionais dessa área.

É claro que há muito o que explorar, no que se refere às redes sociais para clínicas de radiologia odontológica. Mas, seguindo essas orientações básicas, você conseguirá fazer um trabalho mais profissional em seus canais.

Você também pode contratar uma agência de comunicação ou profissional especializado para fazer esse trabalho. Assim, terá a certeza de que tudo está sendo feito corretamente.

Para conferir mais dicas, leia o nosso artigo que fala sobre marketing para clínicas de radiologia odontológica!

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