Planejamento para 2021: saiba como preparar a sua clínica de radiologia

Você já está com tudo pronto para preparar a sua clínica de radiologia para o ano que está iniciando? Depois que passam as férias, é preciso colocar em prática o planejamento para 2021, para que os próximos meses sejam de bastante lucratividade para o seu negócio.

Se você ainda não preparou o seu planejamento para 2021, não se preocupe! Vamos mostrar como fazer, passo a passo, neste artigo. Antes disso, no entanto, é interessante que você saiba um pouco mais sobre as tendências para o setor de radiologia.

Fique de olho nas tendências para preparar a sua clínica de radiologia

A radiologia está em constante evolução e, a cada ano, surgem novos equipamentos e métodos que facilitam e aperfeiçoam o trabalho do radiologista.

Para o ano de 2021, existem algumas tendências que devem ser observadas para preparar a sua clínica de radiologia. A primeira delas é o crescimento do setor de telerradiologia, muito por conta da pandemia da Covid-19.

Por causa da necessidade do isolamento social, para evitar a disseminação do novo coronavírus, muitas clínicas passaram a contar com o serviço de elaboração de laudos a distância.

Logo, vale a pena verificar se não vale a pena, para a sua clínica, investir nesse segmento. Isso porque, dessa forma, você evita ter muitos radiologistas trabalhando presencialmente na clínica, ao mesmo passo em que faz economia.

Outras tendências para a radiologia em 2021 são o uso da inteligência artificial na análise de laudos e o armazenamento de dados em nuvem. Ambos os serviços estão crescendo de forma exponencial.

Planejamento para 2021: passo a passo para fazer em sua clínica

planejamento para 2021

Conhecidas as tendências para preparar a sua clínica de radiologia nos próximos meses, você pode pensar em praticá-las no planejamento para 2021.

Veja, a seguir, um passo a passo sobre como elaborar um planejamento estratégico para clínicas de radiologia. Para isso, será necessário usar o método conhecido como análise SWOT.

Nessa metodologia é necessário fazer o cruzamento das forças (strenghts) e fraquezas (weaknesses) do seu negócio, com as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats)  do ambiente em que ele está inserido. Vamos lá?

1º passo: liste as forças da sua clínica

O primeiro passo para elaborar o planejamento para 2021 é listar as forças da sua clínica, ou seja, os pontos positivos que ela tem e que fazem com que se destaque da concorrência.

A localização em uma área central e de fácil acesso, por exemplo, é um ponto forte. Você deve listar todas as forças que lembrar.

2º passo: liste as fraquezas da sua clínica

Agora é preciso listar as fraquezas, ou seja, pontos da sua clínica que podem ser melhorados.

Vamos supor que você não tem muitas parcerias com dentistas da região, que poderiam encaminhar pacientes para a clínica de radiologia. Esse é um exemplo de fraqueza!

3º passo: liste as oportunidades que a sua clínica pode aproveitar

Dando sequência ao planejamento para 2021, é necessário listar as oportunidades que a sua clínica pode aproveitar.

Um exemplo prático é a contratação de uma empresa de telerradiologia, tendo em vista que se faz economia de tempo e dinheiro, quando isso acontece.

4º passo: liste as ameaças a que sua clínica precisa estar atenta

É preciso ainda listar as ameaças que a sua clínica encontra no ambiente em que ela está inserida.

Aqui um exemplo simples pode ser a crise econômica. Afinal, se as pessoas tiverem menos dinheiro para gastar, farão menos tratamentos dentários e, por consequência, menos exames radiológicos.

5º passo: cruze os dados e elabore estratégias

A próxima etapa do planejamento para 2021 é fazer um cruzamento dos dados levantados anteriormente, para que sejam geradas estratégias.

A ideia é que se desenvolvam estratégias que permitam aproveitar ao máximo as oportunidades e amenizar as ameaças, ao mesmo passo em que as forças possam ser potencializadas e as fraquezas corrigidas.

Terceirizar a elaboração de laudos de exames, por exemplo, pode ser uma estratégia para aproveitar uma oportunidade (a disponibilidade do serviço) e amenizar uma fraqueza (a falta de recursos para pagar o salário de um radiologista)

6º passo: planifique as suas estratégias

Para que você realmente consiga preparar a sua clínica de radiologia e tirar as suas estratégias do papel, é importante que cada uma delas seja planificada.

Isso pode ser feito facilmente em uma tabela do Excel, que precisa deixar claro o objetivo da estratégia, quais são os recursos físicos necessários para executá-la, as pessoas que são responsáveis por conduzi-las e o prazo para que sejam cumpridas.

É importante que todas as pessoas que estão envolvidas na execução das estratégias tenham acesso a essas planilhas. Assim, poderão se programar para desenvolver os seus trabalhos.

7° passo: pratique o ciclo PDCA

PDCA é uma sigla em inglês para Plan (planejar), Do (Executar), Check (verificar) e Action (agir). Ele deve ser aplicado periodicamente, depois que as ações do planejamento estratégico forem executadas.

O objetivo é fazer com que se cumpra um ciclo, com as estratégias sempre verificadas, para saber se estão correndo conforme o planejado. Se qualquer falha estiver ocorrendo, é preciso agir para verificar que melhorias sejam aplicadas.

Agora sim, você está com tudo pronto para fazer um planejamento para 2021 e preparar a sua clínica de radiologia para que tenha muito mais sucesso e cresça muito nos meses que estão por vir.

Aproveite e siga os nossos perfis nas redes sociais, para sempre receber mais informações  interessantes sobre a radiologia e áreas correlatas. Estamos presentes no Facebook e no Instagram!

Leia também

Deixe uma resposta