Veja porque manter o serviço de telerradiologia após as férias

É bastante comum que as clínicas odontológicas contratem o serviço de telerradiologia nos períodos de férias dos radiologistas. Dessa maneira, os profissionais podem tirar o seu período de descanso merecido, sem que os pacientes fiquem desassistidos.

Porém, depois que as férias terminam, você não precisa cancelar esse serviço. Muito pelo contrário, existem diversos motivos que justificam a manutenção dos laudos a distância em uma clínica ou consultório de dentista. Veja!

Principais benefícios do serviço de telerradiologia para a sua clínica

serviço de telerradiologia

O serviço de telerradiologia deve ser mantido após as férias do radiologista, por conta dos diversos benefícios que ele traz. Criamos uma lista com os principais deles. Observe!

Segunda opinião em casos delicados

Como você bem sabe, existem casos simples em um consultório odontológico, que são resolvidos facilmente e logo o paciente sai satisfeito. Porém, há algumas situações mais difíceis de serem resolvidas, que exigem mais cuidados de todos os profissionais envolvidos.

Nesses casos, todo o cuidado é pouco! Por isso, ter uma segunda opinião ao laudar os exames, é algo que deve ser considerado. Assim sendo, além do profissional de radiologia que trabalha na sua clínica, outro será convidado para dar o seu parecer e você poderá verificar se as opiniões batem e dar o melhor diagnóstico para o seu paciente.

Essa segunda opinião pode ser dada por um especialista em telerradiologia, da empresa contratada para cobrir a demanda nas férias. De tal modo, sempre que um caso grave surgir em sua clínica, você pode pedir a laudação dos exames a distância.

Atendimento de demandas extras

Se você só tem um radiologista contratado na sua clínica, é bem provável que, em alguns momentos, ele fique sobrecarregado. Não é possível ter uma previsão da sua demanda e pode ser que existam meses em que há muito mais pacientes do que outros.

Porém, atrasar os atendimentos aos pacientes é algo fora de cogitação! Você não pode simplesmente dizer para uma pessoa com dor, que o exame dela levará alguns dias para ser laudado e que depois você retorna. Certamente ela procurará outro dentista e ainda falará mal de você para outras pessoas. Logo, o impacto negativo é imenso.

Quando você tem uma parceria com uma empresa de serviço de telerradiologia, evita que isso aconteça. Afinal, se o seu radiologista estiver com muito trabalho, é possível terceirizar alguns exames e fazer as análises a distância.

Vale destacar que não se paga mensalidade para usar os laudos a distância, mas sim um valor por demanda. Logo, manter a parceria vale muito a pena, uma vez que você só pagará por aquilo que usar.

Pagar pelos laudos a distância sai muito mais em conta do que ter que gastar com horas extras do seu radiologista!

Substituições em ausências

Mesmo que o radiologista tenha voltado das férias, isso não significa que ele estará disponível para trabalhar o ano todo. Pode ser que ele acompanhe você em um evento para dentistas,  por exemplo. Assim, os exames que teria que laudar no dia, serão atrasados.

Também pode acontecer de o profissional ter algum problema de saúde e ter que se afastar por alguns dias, entre outros imprevistos. Ninguém está livre de ter algum problema e não poder trabalhar por um dia ou mais. Por isso, vale muito a pena ter uma carta na manga, para substituir os funcionários em ausências.

No caso das clínicas e consultórios odontológicos, é uma excelente ideia ter uma parceria com uma empresa que preste serviço de telerradiologia. Somente assim será possível ter a garantia de que você sempre poderá laudar exames e oferecer o melhor para os seus  pacientes, independentemente se o seu quadro interno estiver completo ou não.

Menor custo

Contratar um serviço de telerradiologia sai muito mais em conta do que contratar radiologistas para trabalhar no seu consultório. Assim, se você tiver aumento de demanda ou precisar cobrir uma ausência, conforme explicamos, poderá fazer isso com o menor custo.

Não é necessário fazer nenhum investimento para utilizar os laudos a distância durante o ano todo. O funcionamento é exatamente  o mesmo que ocorreu nas suas férias! Em seu consultório são coletadas as imagens e, por meio de um sistema digital de confiança, elas são enviadas para os telerradiologistas.

Esses profissionais elaboram os laudos e enviam os resultados para você. Tudo isso de forma prática, rápida e sem burocracia. É essa facilidade que faz com que o custo-benefício do serviço de laudos a distância valha mais a pena.

Também não haverá nenhum gasto com encargos trabalhistas e impostos. Mesmo que por período limitado, se você fosse contratar um funcionário para a sua clínica, precisaria arcar com essas obrigações.

Segurança das informações

Durante o período em que utilizou o serviço de telerradiologia para cobrir as férias do radiologista da sua clínica, você deve ter percebido que tudo é feito com muita segurança. Afinal, o sistema utilizado pela BR Laudos segue o padrão DICOM e é critografado de ponta a ponta.

Isso garante que os dados dos pacientes não vazem e tudo seja acessado apenas por pessoas autorizadas, com usuário e senha. Essa regulamentação cumpre a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Já quando você não utiliza os sistemas digitais, com os laudos dos pacientes sendo impressos e guardados em arquivos ou pastas, as chances de alguma folha se soltar e se perder são grandes. Caso essas informações forem parar em mãos de pessoas não autorizadas, a sua clínica estará descumprindo a LGPD e poderá ser penalizada por isso.

Continuar a parceria com a empresa de telerradiologia, portanto, também é uma questão de segurança para a sua clínica.

Vale a pena continuar com o serviço de telerradiologia, mesmo após a volta do titular do cargo, não é mesmo? Conte com a BR Laudos para atender a sua clínica  o ano todo.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre os nossos serviços!

Leia também

Deixe uma resposta