Férias do radiologista: 4 dicas para não sobrecarregar o setor

Sempre que o período de férias do radiologista se aproxima, os gestores de clínicas odontológicas têm uma preocupação: manter a agilidade e qualidade do trabalho prestado, sem que os pacientes sejam prejudicados por conta da ausência do profissional.

Fazer férias coletivas e deixar a clínica fechada no período, nem sempre é uma boa ideia. Isso porque o setor de saúde trabalha com situações de urgência e emergência. Um paciente não escolhe a data em que terá uma dor de dente, por exemplo.

Independentemente do período do ano, o atendimento aos pacientes deve ser sempre profissional e efetivo. A seguir, vamos apresentar uma série de dicas para que o setor de radiologia da sua clínica não seja prejudicado nos períodos de férias. Acompanhe!

férias do radiologista
Radiologista em férias

1. Programe-se antecipadamente para as férias do radiologista

Você tem um ano todo para se programar para as férias do radiologista. Por isso, não deixe para resolver essa questão de última hora. Nos meses que antecedem esse período, faça pesquisas e veja qual é a opção mais adequada para a sua clínica.

Será que é preciso contratar um funcionário temporário? Ou é mais vantajoso terceirizar o serviço com uma empresa especialista em laudos a distância? Tudo isso precisa ser analisado e você pode calcular tudo na ponta do lápis, para escolher a opção mais vantajosa para o seu negócio.

O ideal é que essas questões sejam vistas com pelo menos uns três meses de antecedência. Caso você não tenha feito isso esse ano, lembre-se de reservar a agenda no próximo, para que não precise tomar decisões precipitadas.

2. Contrate um profissional temporário

Como comentamos, uma opção que pode ser escolhida é a contratação de funcionários temporários, tendo em vista que esse modelo é admitido pelas leis trabalhistas.

Apesar disso, fazer contratações temporárias via CLT segue todas as regulamentações burocráticas necessárias para admitir qualquer funcionário. Você terá que pagar impostos, direitos trabalhistas e até mesmo o valor relacionado às férias para o período trabalhado.

Outro problema que pode ser enfrentado é encontrar profissionais experientes e gabaritados que estejam dispostos a trabalhar por apenas um mês, tendo que abrir mão de outras atividades ou oportunidades.

Por isso, caso opte mesmo pela contratação temporária, leve isso em consideração e inicie o processo seletivo com meses de antecedência. Isso é importante, até mesmo pelo fato de que pode ser difícil encontrar bons candidatos dispostos a trabalhar por pouco tempo.

Um radiologista que já está empregado em outra clínica não vai sair do emprego para trabalhar apenas um mês com você, mesmo que o salário seja maior. Por isso, é tão difícil encontrar mão de obra temporária.

3. Terceirize as demandas

Outra opção para suprir as demandas na época de férias do radiologista é terceirizar os trabalhos com uma clínica especializada em radiologia. Existem empresas locais que fazem esse tipo de trabalho e que podem aceitar fazer uma parceria com o seu consultório.

A desvantagem dessa modalidade é que as clínicas podem querer fazer contratos mais longos do que o período de férias e também cobrar mensalidades fixas. De tal forma, você pagará um valor X, independentemente se forem laudados 50 exames ou 200 no período, por exemplo.

Vale destacar que, nos meses de férias de verão, a demanda nas clínicas odontológicas tende a diminuir. Os pacientes que não estão em situação de emergência podem deixar para agendar consultas e exames mais adiante, uma vez que, muitos deles, também estão em férias.

De tal forma, pagar um valor um fixo para uma clínica terceirizada, mesmo oferecendo uma demanda pequena de trabalho, pode gerar gastos desnecessários, que poderiam ser investidos em outras áreas do seu negócio.

4. Contrate uma empresa de telerradiologia

A melhor opção para quem deseja ter tranquilidade durante as férias do radiologista é contratar uma empresa de telerradiologia, que faça a emissão de laudos a distância.

Esse modelo de contratação só traz vantagens para os estabelecimentos, uma vez que algumas empresas, como a BR Laudos, não cobram mensalidade, mas sim por serviços realizados.

Ou seja, se você laudar 5 exames durante um mês, a título de exemplo, pagará apenas o valor referente a essa quantidade. Você não precisará pagar uma mensalidade exorbitante para realizar poucos trabalhos.

A qualidade também é um fator a ser destacado aqui! Engana-se quem pensa que não há esmero nos trabalhos realizados a distância. Os radiologistas que trabalham para a BR Laudos são altamente qualificados, muitos deles com mestrado e doutorado na área, inclusive.

O trabalho, realizado por eles, também pode ser feito em caráter de emergência. Se você tiver um exame que precisa ser laudado rapidamente, pelo fato de o paciente estar sentindo muita dor, por exemplo, isso pode ser solicitado.

Também é importante destacar a segurança da informação, tendo em vista que isso tem se tornado cada vez mais relevante para as clínicas, por conta das novas regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na BR Laudos, não há problemas quanto a isso, uma vez que é utilizado um sistema que conta com uma tecnologia de criptografia de ponta a ponta. Isso quer dizer que as informações não podem ser vazadas e somente as pessoas confiáveis, com usuário e senha, terão acesso aos dados dos pacientes.

Não há dúvida de que a contratação da BR Laudos é a melhor escolha para suprir as demandas nas férias do radiologista, não é mesmo? Por isso, não perca mais tempo!

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais a fundo os trabalhos desenvolvidos pela BR Laudos. Temos a certeza de que você gostará muito do que podemos oferecer.

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: