A gestão de imagens com PACS vai revolucionar a sua clínica de radiologia odontológica

Você já ouviu falar em gestão de imagens com PACS? Trata-se de um sistema pelo qual as imagens são enviadas para facilitar a comunicação entre um consultório de dentista e a clínica de radiologia odontológica terceirizada, por exemplo.

O método faz com que os gastos dos estabelecimentos sejam reduzidos, bem como aumenta a produtividade e dá mais segurança aos pacientes e profissionais envolvidos. Porém, se você tem dúvidas, não se preocupe! Acompanhe os tópicos a seguir e fique bem informado!

O que são PACS?

PACS é uma sigla em inglês para Picture Archiving and Communication System, algo que pode ser traduzido como “Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens”. Portanto, esse método baseia-se em armazenar imagens para promover uma boa comunicação entre os profissionais de saúde, com foco em gerar um atendimento mais adequado para os pacientes.

É importante ressaltar que um sistema PACS utiliza sempre o padrão DICOM, que é uma referência global para a transferência de imagens radiológicas e outras informações médicas por computador.

Logo, para fazer a gestão de imagens com PACS, é imprescindível que se tenha conhecimento de todas as etapas exigidas pelo padrão DICOM. Assim, se conseguirá ter um trabalho eficiente e que gere resultados positivos para todas as partes envolvidas.

O sistema PACS ainda precisa atender a todo fluxo de trabalho dos profissionais da odontologia, desde a coleta das imagens do exame, até o processo de laudo, diagnóstico e monitoramento do paciente.

Quais são os benefícios da gestão de imagens com PACS para as clínicas de radiologia odontológica?

A gestão de imagens com PACS proporciona diversos benefícios para uma clínica de radiologia odontológica. As principais delas são as abordadas a seguir. Veja!

Diminuição da perda dos laudos pelo paciente

Um problema bastante comum de ser enfrentado pelos dentistas, é o fato de os pacientes perderem os laudos dos exames. Assim, ao fazer outras consultas, fica difícil de se ter um acompanhamento da evolução do tratamento.

Com a gestão de imagens com PACS, tudo fica armazenado. Logo, se evita esse tipo de problema. Assim, os pacientes não precisarão levar exames antigos nas consultas, pois, tudo estará devidamente armazenado.

Imagens com alta resolução

As imagens coletadas nos serviços de radiologia são de alta resolução. Dessa forma, fica mais fácil de o dentista interpretar os detalhes de cada radiografia, identificando até mesmo os problemas mais complexos dos pacientes.

Com as imagens coletadas com boa qualidade, o radiologista poderá verificar itens como:

  • anatomia do paciente;
  • presença de amálgama dental;
  • terapia do canal radicular;
  • extrações;
  • traumatismo dentário;
  • doenças periodontais;
  • lesões cariosas;
  • doenças periapicais;
  • sinusite odontogênica;
  • infecções profundas no pescoço;
  • etc.

Imagens coletadas no padrão DICOM

Conforme explicamos, as imagens são coletadas no padrão DICOM. Isso garante que elas possam ser lidas em qualquer tipo de equipamento, mesmo que não seja da mesma marca ou modelo em que elas foram geradas.

gestão de imagens com PACS

O padrão DICOM possibilita que os resultados sejam mais rápidos para os pacientes, que as imagens sejam facilmente compartilhadas, que haja padronização nos protocolos clínicos e que seja feita com sucesso a emissão de laudos a distância.

Como o PACS revoluciona uma clínica de radiologia odontológica?

Há alguns fatores da gestão de imagens com PACS que fazem com que o processo seja revolucionário para as clínicas de radiologia odontológica. Observe, a seguir!

Redução de custos

Com o uso de PACS, as coletas de imagens serão feitas de forma digital, diminuindo assim a necessidade de comprar filmes radiológicos.

Otimização do espaço físico

Como tudo é feito nos ambientes digitais, a clínica de radiologia odontológica não necessitará ter grandes salas apenas para arquivo, por exemplo. As imagens ficam armazenadas em nuvem, otimizando o espaço físico, que poderá ser utilizado para outras finalidades.

Maior padronização dos processos

A gestão de imagens com PACS garante que todos os níveis do fluxo odontológico seja seguido à risca. Assim, se evita que erros aconteçam e que possam comprometer a qualidade do atendimento prestado ao paciente.

Acesso remoto às imagens

As imagens armazenadas em nuvem possibilitarão que os dentistas e radiologistas possam acessar os laudos e as radiografias de seus pacientes a distância. De tal modo, não será necessário ocupar o espaço físico da clínica para realizar determinadas tarefas. Os profissionais, portanto, poderão trabalhar em regime de home office.

Maior qualidade dos processos

O PACS possibilita que os gestores das clínicas e os profissionais da saúde tenham uma visão mais clara do ciclo das imagens. Isso é relevante, inclusive, para identificar possíveis gargalos dentro do processo dos laudos.

Diminuição da burocracia

Também é importante destacar que o PACS garante que os processos burocráticos sejam diminuídos. Isso porque tudo é feito com muita praticidade, sem que seja necessário de autorizações para que se dê sequência ao trabalho realizado, por exemplo.

Aumento da segurança

Ao adotar a gestão de imagens por PACS, devem ser utilizados programas criptografados. Isso quer dizer que todas as informações dos pacientes serão seguras por um sistema de qualidade, que garante que os dados sejam vazados ou acessados por pessoas não autorizadas.

Melhorias para o atendimento ao paciente

Para os pacientes, haverá ganhos relacionados à agilização do atendimento, bem como do fluxo de trabalho da clínica, o que resulta em uma maior humanização e a redução das filas de espera.

Esses são alguns motivos que garantem que a gestão de imagens com PACS revolucione os trabalhos em uma clínica de radiologia odontológica. Então, não deixe de considerar esse método de trabalho para que o seu estabelecimento possa oferecer mais qualidade aos pacientes e prestar um serviço diferenciado da concorrência.

Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar as suas experiências conosco, sinta-se livre para deixar um comentário no espaço abaixo. Assim, poderemos conversar sobre esse tema tão importante para as clínicas de radiologia odontológica.

Leia também

Deixe um comentário