Dicas incríveis para radiologistas home office

O trabalho remoto está cada vez mais popular, em todas as áreas. Prova disso é que ele foi regulamento na recente Reforma Trabalhista, aprovada em 2017, no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Com essa regulamentação, se tornou mais comum a contratação de radiologistas home office.

Essa é uma tendência mundial e com o avanço da telemedicina, estará ainda mais presente nos próximos anos. Assim sendo, os radiologistas podem trabalhar em suas casas ou em coworkings, sem ter que ir até uma clínica de radiologia.

Continue conosco e entenda como funciona o trabalho de um radiologista home office e algumas dicas interessantes para quem atua nessa função!

Entenda o funcionamento do trabalho dos radiologistas home office

O radiologista home office é um profissional contratado por uma clínica para trabalhar no desenvolvimento de laudos de exames, assim como acontece na forma tradicional. O que acontece é que o profissional não precisa estar na sede física da empresa em que ele trabalha.

Ele pode desenvolver o trabalho em sua casa ou no local em que ele quiser, uma vez que as imagens dos exames são enviadas por meio de um programa de computador.

Como a telemedicina tem avançado muito, hoje em dia, esse tipo de software tem muita segurança e garante a troca de informações, sem que haja o risco de vazamentos, por exemplo.

6 dicas incríveis para radiologistas home office

Se você é um radiologista e quer atuar no esquema home office ou já exerce esse tipo de trabalho, precisa ficar atento a algumas circunstâncias. Para ajudá-lo a fazer um trabalho com ainda mais qualidade, desenvolvemos uma série de dicas. Confira!

1. Conheça os requisitos exigidos pelo CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina algumas regras para que os radiologistas home office desenvolvam esse tipo de trabalho. É uma exigência do órgão que os protocolos de comunicação, os arquivos enviados e os algoritmos dos softwares trabalhados estejam de acordo com o padrão DICOM, que desde 1983 serve para nortear as atividades de telemedicina.

Também é uma exigência do CFM, que os softwares de telerradiologia tenham algumas características, tais como:

  • luminância adequada;
  • resolução especial e de contraste;
  • capacidade de reproduzir o estudo original;
  • capacidade de manipular a rotação das imagens;
  • acurácia em medidas de distâncias lineares e unidades Hounsfield;
  • entre outras.

Seguir essas normativas é importante para garantir que o trabalho dos radiologistas home office seja bem executado, bem como que as tomografias possam ser analisadas em sua plenitude, sem que nenhum detalhe seja negligenciado.

2. Utilize um bom software para transmissão de dados

O software para transmissão de dados é o principal instrumento de trabalho dos radiologistas home office. A clínica ou empresa que emprega esse tipo de profissional precisa adquirir um programa que esteja de acordo com as regulamentações do CRM e que garanta segurança para que as informações não vazem.

Os resultados de um exame dizem respeito apenas aos pacientes e seus médicos, pois, se trata de uma questão muito pessoal. É por esse motivo que os softwares também precisam ser criptografados.

A criptografia é uma tecnologia que protege as transmissões de ponta a ponta, como se fosse uma camada de proteção para as informações. Assim, os laudos enviados para os médicos contratantes dos seus serviços chegam ao destinatário, sem que terceiros tenham acesso a eles.

3. Tenha disciplina

Trabalhar em casa é muito vantajoso, pois, você não precisa enfrentar horas de trânsito para ir até a clínica, por exemplo. No entanto, é preciso ter disciplina ao executar esse tipo de atividade.

Não é porque você está em casa que pode se distrair e executar outras atividades, que não a do seu trabalho, no horário de expediente. Por isso, tenha disciplina, para ter sucesso como um telerradiologista home office.

4. Garanta canais de suporte eficientes

Ao escolher um sistema de gestão para trabalhar, opte por aqueles que têm canais de suporte eficientes. Você trabalha com saúde e sabe como não se pode perder tempo nesse tipo de atividade, pois, são as vidas dos pacientes que estão em jogo, não é mesmo?

É por isso que você não pode deixar de enviar um laudo urgente por conta de um problema no sistema. Para que isso não aconteça, os softwares precisam ter bons canais de suporte, via chat online ou telefone, por exemplo.

5. Faça pequenas pausas entre os seus trabalhos

Ao trabalhar em casa, você poderá prestar serviços como telerradiologista freelancer, atuando para mais de uma clínica ou centro de diagnóstico. Dessa forma, pode ser que haja dias em que você terá uma grande demanda de trabalho.

Se isso acontecer, é recomendado que sejam feitas pequenas pausas entre a laudação de um exame e outro. Também evite assumir uma demanda de trabalho maior do que o que você possa dar conta, pois, caso contrário, poderá começar deixar a desejar no seu trabalho.

6. Utilize ferramentas em nuvem

Além do sistema escolhido para trabalhar seguir as recomendações do CRM e adotar os princípios do padrão DICOM, é recomendado que ele seja armazenado na nuvem. Assim, não é necessário que o software seja instalado no seu computador, por exemplo.

Isso é importante, porque com a tecnologia do cloud computing, você poderá acessar o sistema em qualquer lugar em que estiver. Se for participar de um congresso de radiologistas em outra cidade e ficar hospedado em um hotel, por exemplo, poderá trabalhar lá mesmo, bastando que leve consigo o seu notebook ou algum dispositivo em que possa acessar a internet e redigir laudos.

A tecnologia não para de evoluir e é por conta disso que o trabalho de radiologistas home office tende a crescer e se tornar uma carreira muito promissora para esses profissionais, no conforto de seus lares.

No Brasil, uma empresa que é referência em telerradiologia é a BR Laudos, que tem como objetivo apresentar soluções em laudo a distância, de forma transparente e eficiente. Acesse o nosso site e conheça a nossa empresa!

Leia também

Este post tem um comentário

  1. Kaline Silva

    Ola adorei o conteúdo do seu site e as dicas.
    Vou voltar mais vezes com toda certeza.
    Adorei os artigos, ajudam muito!!!
    Parabens.
    Voce daria alguma dica para quem está começando?

Deixe um comentário