As 6 melhores dicas de economia para clínicas odontológicas

Quando falamos em economia para clínicas odontológicas, estamos nos referindo a um conjunto de ações que tornam uma gestão eficiente. Afinal, ao poupar recursos e não prejudicar e nem reduzir o trabalho realizado, se aumenta a lucratividade.

Se entre as suas metas para o ano de 2020 está a redução de custos, você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos trazer algumas dicas para enxugar o orçamento da sua clínica e fazer com que os seus lucros aumentem.

Veja as dicas de economia para clínicas odontológicas

economia para clínicas odontológicas
Dentista lendo prontuario

1. Tenha um software de gestão

Você pode até pensar, em um primeiro momento, que o uso de software de gestão é um artigo supérfluo e que pagar uma mensalidade custa caro. Porém, se analisarmos essa questão mais a fundo, é bem provável que você mude de ideia.

Sabe aquele ditado que diz que “tempo é dinheiro”? Ele se encaixa muito bem aqui e você terá muita economia de tempo se utilizar um sistema de gerenciamento para o seu consultório.

O agendamento das consultas, por exemplo, poderá ser feito de forma online, sem a necessidade de o paciente ter que ligar ou ir até à clínica. Além disso, se evitam erros, como a marcação de consultas duplicadas.

A sua secretária poderá dispor de muito mais tempo para resolver outras questões administrativas, que vão além do atendimento ao público. Se você conta com mais de um profissional na recepção, talvez seja possível até mesmo reduzir o número de colaboradores. 

2. Faça cotações de diferentes fornecedores para comprar materiais

A economia para clínicas odontológicas também está muito relacionada com a compra de materiais. Sabemos que comprar itens para escritório, medicamentos e produtos utilizados durante os procedimentos, como luvas e seringas, pode custar caro.

Porém, existem algumas maneiras de economizar também ao comprar esses materiais. Muitos dentistas acabam comprando tudo do mesmo fornecedor, visando a comodidade, mas isso pode gerar valores mais altos, sem necessidade.

O recomendado é sempre pedir três orçamentos para tudo e avaliar as condições. É claro que aqui não deve ser analisado apenas o valor monetário, mas também questões como o prazo de entrega, as vantagens oferecidas, a cobrança ou não de frete etc. Coloque tudo na ponta do lápis e veja qual é a opção mais econômica.

3. Reduza o uso de papel

O papel, além de ser caro, também prejudica o meio-ambiente, uma vez que é feito com uma substância retirada das árvores. Por isso, uma boa alternativa para economizar e também ser mais sustentável, é reduzir drasticamente o uso de papel em sua clínica.

Recursos digitais, como os prontuários eletrônicos, possibilitam que as fichas cadastrais dos pacientes, laudos de exames e outras informações sejam armazenadas em nuvem. Assim, você não precisa gastar com papel e imprimir tudo para ter esses documentos guardados.

Outro ponto interessante do processo de digitalização, é que você pode abrir espaço na sua clínica. As salas que antes eram utilizadas como depósito para a papelada, agora podem dar lugar para um escritório extra ou um local mais aconchegante para os pacientes aguardarem o atendimento.

4. Poupe energia elétrica

A conta de luz da sua clínica também pode ficar mais barata! Para isso, existem vários truques simples, que contribuem com a economia para clínicas odontológicas. Inicialmente, você pode verificar se os seus equipamentos não são muito antigos, uma vez que eles demandam mais energia. Em alguns casos, fazer a substituição faz a diferença na hora de pagar o boleto.

As lâmpadas comuns e fluorescentes utilizadas na clínica também podem ser substituídas pelas de LED, que são muito mais econômicas. Além de consumir menos energia, esse modelo também tem uma vida útil muito maior que os demais.

5. Utilize a internet para divulgar os seus serviços

Você faz anúncios de seus serviços em jornais e emissoras de rádio da  sua cidade? Esse tipo de publicidade pode custar caro e nem sempre você tem a certeza de que atrai resultados positivos para a sua clínica.

Por isso, ao buscar soluções de economia para clínicas odontológicas, é uma boa ideia divulgar os seus serviços na internet. Você pode criar perfis em redes sociais, como o Facebook e o Instagram e produzir conteúdos informativos, como dicas para os pacientes.

Essas publicações podem ser patrocinadas, ou seja, você paga um valor para que mais pessoas as visualizem. Esse valor é determinado por você e pode variar, de acordo com o seu orçamento em cada mês.

6. Contrate os serviços de telerradiologia

Contratar um radiologista para dar expediente na sua clínica pode ser muito caro. Isso se justifica porque você não deverá apenas pagar um salário para o profissional, mas também terá encargos trabalhistas e direitos, como férias e décimo terceiro salário, que precisam ser quitados.

Além disso, em épocas de férias ou quando o radiologista precisa se ausentar por qualquer motivo, a sua clínica fica desassistida. Para evitar que isso aconteça, uma boa solução é a contratação de um serviço de telerradiologia.

A economia para clínicas odontológicas é muito grande com esse serviço, tendo em vista que você não paga um valor fixo, mas sim referente à quantidade de laudos que solicitar.

O procedimento é bastante seguro e feito por meio de programas que utilizam a criptografia para proteger as informações dos pacientes. De tal maneira, você coleta as imagens dos exames em seu consultório e as envia para a central de laudos.

Lá, os radiologistas fazem a análise e elaboram os laudos, enviando os resultados em seguida. Assim, você ganha em agilidade e também gasta muito menos com a contratação de funcionários.

Esperamos que as nossas dicas de economia para clínicas tenham sido úteis e que você possa colocá-las em prática no seu negócio!

Para saber mais sobre a telerradiologia, que citamos neste artigo, recomendamos que baixe agora mesmo o e-book “Telerradiologia na odontologia: o seu guia prático”. Temos a certeza de que apreciará a leitura!

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: