A cirurgia do siso é um procedimento comum de ser realizado nos consultórios odontológicos. Afinal, a maioria das pessoas precisam remover esses dentes, que não têm praticamente nenhuma utilidade na arcada dentária.
Os sisos são os últimos dentes a nascer e, geralmente, isso acontece quando os indivíduos têm idade entre 15 e 20 anos. Porém, há casos em que esses dentes demoram mais para nascer.
Quando os sisos começam a aparecer, é bastante comum que não haja espaço para eles. Isso causa dores, desconfortos e inflamações na boca do paciente. Além disso, se os dentes não forem extraídos, poderá ocorrer alterações no alinhamento da arcada dentária.
É por esse motivo que muitos dentistas optam pela cirurgia do siso antes de iniciar tratamentos com uso de aparelho ortodôntico, por exemplo. De nada adianta alinhar os dentes e depois os sisos crescerem e estragarem o trabalho realizado.
Siga lendo para saber mais sobre a cirurgia do siso e que exames solicitar aos seus pacientes que precisam se submeter a esse tratamento.
4 exames recomendados antes de fazer a cirurgia do siso
O pré-operatório da cirurgia do siso consiste na anamnese realizada pelo cirurgião-dentista no consultório.
Nesse momento, você deve conversar com paciente para compreender o seu histórico e condições. Assim, fica mais fácil definir os exames que precisam ser realizados antes de fazer a cirurgia. Pessoas com histórico de hemorragias ou com condições específicas, como o diabetes, podem ter que fazer exames de sangue, por exemplo.
Antes de fazer a cirurgia do siso em seus pacientes é recomendado solicitar alguns exames de imagem e, em alguns casos, também se solicitam exames laboratoriais. Veja, a seguir!
1. Tomografia computadorizada de feixe cônico
Também conhecida como cone beam, a tomografia computadorizada de feixe cônico é um dos principais exames que deve ser solicitado a um paciente que fará cirurgia do siso.
Esse tipo de tomografia captura as imagens radiográficas em três dimensões. Para conseguir as imagens, o aparelho utilizado conta com um feixe cônico de radiação e um receptor que gira em 360º uma única vez.
Durante o giro, as informações captadas são enviadas para um computador, para que a imagem em 3D seja formada por meio de um software.
Feito isso, o paciente está liberado e as imagens são encaminhadas para que o radiologista responsável elabore os laudos do exame.
2. Raio-X panorâmico
Outro exame que pode ser solicitado antes da cirurgia do siso é o raio-X panorâmico. Por meio dessa ferramenta, você poderá fazer uma exploração detalhada do complexo dentomaxilar do paciente.
O raio-X panorâmico expõe estruturas ocultas, como dentes do siso. Por isso, é muito importante antes da cirurgia de extração, para que se possa conhecer o posicionamento do dente e fazer o planejamento cirúrgico necessário.
Além disso, o raio-X panorâmico revela sinais preliminares de cáries e mostra fraturas e perda óssea. Dessa forma, você pode alertar o paciente de possíveis problemas que estão surgindo e sugerir tratamentos preventivos ou corretivos.
Para fazer o raio-X panorâmico, o paciente precisa colocar o queixo sobre um suporte de um aparelho, mordendo um pedaço de plástico que é colocado entre os dentes. A ideia é manter a mandíbula ligeiramente afastada para não prejudicar a imagem.
Depois disso, o paciente fica parado por alguns segundos, enquanto o dispositivo gira em volta de sua cabeça. As imagens são captadas e enviadas para o computador, para que posteriormente sejam analisadas pelos radiologistas, que elaboram os laudos do exame.
3. Hemograma completo
O hemograma completo é um exame laboratorial que analisa informações específicas sobre os tipos e as quantidades de componentes no sangue dos pacientes, tais como:
- glóbulos vermelhos (hemácias);
- glóbulos brancos (leucócitos); e
- plaquetas (coagulação sanguínea).
Para a cirurgia do siso, esse exame pode ser necessário para detectar possíveis infecções virais ou bacterianas, que precisam ser tratadas antes da realização do procedimento.
Antes de fazer o exame, o paciente não pode ingerir bebidas alcóolicas por 72 horas e evitar exercícios físicos pesados na véspera. Também é recomendado um jejum de 3 horas.
Para realizar o exame, basta fazer a coleta de sangue em um laboratório de análises clínicas.
4. Coagulograma
O coagulograma é um exame que analisa as alterações da coagulação presente no sangue dos indivíduos.
O objetivo desse exame, antes da cirurgia do siso, é avaliar os possíveis riscos de sangramento que podem ocorrer durante o procedimento. Assim, podem ser tomadas medidas preventivas para evitar hemorragias, por exemplo.
O coagulograma é um exame de sangue de coleta rápida e não exige nenhum preparo prévio, ou seja, não é necessário seguir jejum ou alguma dieta especial. Ele pode ser realizado em qualquer laboratório de análises clínicas de sua confiança.
Elaboração de laudos para exames necessários na cirurgia do siso
Os consultórios odontológicos e as clínicas de radiologia odontológica podem contar com serviços de telerradiologia para elaborar os laudos dos exames de imagem necessários para uma cirurgia do siso.
Exames como a tomografia computadorizada com feixe cônico e o raio-X panorâmico podem ter os laudos elaborados a distância, com excelente qualidade, por renomados radiologistas.
Dessa forma, fazer o planejamento da cirurgia do siso de seus pacientes será muito mais prático, rápido e eficiente. Ter laudos elaborados rapidamente e com qualidade é muito importante para solucionar mais rapidamente as queixas de quem confia em seus serviços.
A BR Laudos presta esse serviço e está à disposição do seu consultório ou clínica de radiologia odontológica. Acesse o nosso site e conheça mais sobre a nossa empresa e as atividades que realizamos.