Conheça 5 tendências para dentistas em 2020

Sempre que um novo ano se inicia, é interessante que você fique de olho nas próximas tendências para dentistas. Somente assim é possível deixar o seu consultório sempre moderno e estar à frente da concorrência.

Se você for o primeiro profissional a adotar uma nova técnica ou utilizar um novo equipamento em sua cidade, por exemplo, isso chamará a atenção das pessoas. Logo, mais público será atraído para o seu consultório.

Fizemos um levantando com as principais tendências para dentistas, que devem desapontar em 2020. Assim, você já pode ir se preparando para trazer novidades para os seus pacientes.

Veja agora as tendências para dentistas que estarão em alta em 2020

tendências para dentistas

1. Impressão 3D

Se existe uma tecnologia que veio para ficar e que certamente está entre as tendências para dentistas em 2020 é a impressão 3D. Por meio desses equipamentos é possível criar modelos odontológicos, o que facilita o treinamento antes de fazer cirurgias em um paciente.

A impressora 3D também é excelente para imprimir implantes e próteses, que podem ser feitos sob medida para cada paciente. Para isso, é necessário que seja feito um escaneamento da face do indivíduo e, depois, criados os modelos que se encaixem perfeitamente nos espaços.

Isso diminui consideravelmente as chances de um implante não parecer natural ou causar dores e incômodos nos pacientes.

2. Odontologia cosmética

A odontologia cosmética se caracteriza por realizar apenas procedimentos minimamente invasivos, sem causar desgaste nos dentes, para fins estéticos. Ter um sorriso mais branco e alinhado, em um curto espaço de tempo, é possível por meio dessa prática.

Para desenvolver a odontologia cosmética, os dentistas precisam realizar exames de imagem e fazer um estudo detalhado, para descobrir quais são os tratamentos mais rápidos e menos invasivos. Assim, os pacientes melhorarão o seu sorriso de forma eficiente e segura, sem ter que passar meses fazendo procedimentos.

A odontologia cosmética ainda não é reconhecida como uma especialidade, porém, ela lida com áreas que são velhas conhecidas dos dentistas, tais como a periodontia, as próteses e a dentística. Logo, se buscar aperfeiçoamento nas técnicas, você poderá oferecer esse serviço, sem nenhum problema.

3. Anestesia sem dor

A anestesia sem dor também faz parte das tendências para dentistas em 2020. Já existem maneiras de anestesiar a boca dos pacientes, sem causar dor por conta da picada das tão temidas agulhas.

Um novo procedimento está surgindo, destacando-se por ser computadorizado e com maior precisão. Além de não causar dor no paciente, apenas a quantidade exata do medicamento anestésico é aplicada, o que também gera economia para o consultório.

A anestesia sem dor não perfura a gengiva e é por isso que a sensação desagradável não é sentida. Muitas pessoas têm medo de dentista e não fazem visitas periódicas, justamente pelo fato de não quererem fazer a injeção anestésica. Com essa nova tecnologia, esse empecilho deixará de existir.

4. Laser de alta potência para eliminar cáries

Ainda falando em dor e medo de ir ao dentista, o barulho do “motorzinho”, que apavora muitas pessoas, também pode sumir do seu consultório em breve. O uso de um laser de alta potência já está sendo utilizado em algumas clínicas e promete ser muito eficiente nos tratamentos contra cáries.

Apesar disso, é preciso se preparar para executar a técnica. Isso porque é necessário ter muito controle e percepção no uso do laser, para que ele não incida sobre as gengivas. Se não forem bem controlados, os fótons podem prejudicar os tecidos.

5. Telerradiologia

Já presente em muitos consultórios, a telerradiologia deve ganhar ainda mais espaço em 2020. A aprovação de muitos profissionais que utilizam esse serviço tem feito com que outros busquem conhecer mais sobre a técnica.

A telerradiologia se caracteriza pela emissão de laudos a distância, ou seja, sem a necessidade de ter um radiologista contratado na clínica. De tal maneira, utiliza-se um sistema, por meio do qual o dentista envia as imagens que coleta dos pacientes no consultório.

As imagens são enviadas para a empresa de telerradiologia contratada, onde trabalham radiologistas com muito conhecimento na área. Esses profissionais são os responsáveis por analisar os exames, elaborar os laudos e enviá-los para o dentista.

O uso da telerradiologia gera muitas vantagens, sendo uma das principais, o fator econômico. Manter um funcionário custa caro, já que além do salário também é preciso pagar impostos e encargos trabalhistas.

Com a telerradiologia isso não acontece! Além disso, você paga apenas pelas vezes que utilizar o serviço, não há taxa mensal. Se você solicitar o laudo de um exame no mês, pagará apenas por isso, nenhum centavo a mais.

Para sair na frente dos concorrentes, conhecer as principais tendências para dentistas em 2020 é importante. Como comentamos, uma delas é telerradiologia e nós somos especialistas nessa área.

Baixe agora o nosso e-book Telerradiologia na odontologia: o seu guia prático e conheça esse serviço em detalhes.

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: