Fazer uma especialização em Radiologia Odontológica é uma opção interessante para os dentistas que buscam novos desafios para a sua carreira. Isso porque o mercado para esse tipo de especialista está bem aquecido e tende a crescer ainda mais nos próximos anos.
O conceito de Radiologia está atrelado à Medicina, que há muitos anos utiliza os raios-X e outros exames de imagem para diagnosticar doenças e anomalias nos pacientes.
Com o passar dos anos, os exames de imagem passaram a ser muito usados também na Odontologia. É nesse sentido que se desenvolve o interesse em realizar a especialização em Radiologia Odontológica.
O curso de especialização em Radiologia Odontológica
Oferecido por diversas faculdades e universidades espalhadas pelo país, o curso de especialização em Radiologia Odontológica prepara e capacita os dentistas para que eles possam trabalhar nessa área.
No decorrer do curso, o profissional aprende a analisar e interpretar as imagens do rosto, da mandíbula e da arcada dentária dos pacientes. Isso faz com que ele possa fazer diagnósticos e escolher os melhores caminhos para realizar tratamentos dentários e cirúrgicos.
A Radiologia Odontológica é uma ciência que faz parte do planejamento, do tratamento e do acompanhamento dos casos clínicos relacionados à saúde bucal dos pacientes.
Para desempenhar as atividades pertinentes à área, os dentistas usam as mais variadas tecnologias para a realização de exames de imagem.
Ao chegar ao fim do curso, o profissional poderá trabalhar como radiologista, em áreas específicas da Odontologia, como a periodontia e a ortodontia.
5 áreas de atuação para o especialista em Radiologia Odontológica
Como explicamos, o profissional que faz uma especialização em Radiologia Odontológica pode atuar em diversas áreas. A seguir, apresentaremos brevemente as principais delas!
1. Cirurgia bucomaxilofacial
Nesse caso, o especialista em Radiologia Odontológica viabiliza os diagnósticos necessários para a realização de cirurgias.
2. Implantodontia
Nessa área, os exames radiológicos servem para que se avalie de forma minuciosa o local em que devem ser realizados implantes dentários nos pacientes.
3. Ortodontia
Ao atuar com Ortodontia, o dentista especialista em Radiologia Odontológica analisa o alinhamento dos dentes e da mandíbula em busca do melhor tratamento.
Assim, pode sugerir quais tipos de aparelho é mais interessante para cada caso, por exemplo.
4. Periodontia
Quem atua com Periodontia visualiza a estrutura óssea e dos tecidos próximos aos dentes, identificando possíveis perdas que o paciente possa ter tido.
5. Tridimensional
Quem faz a especialização em Radiologia Odontológica também pode atuar na área de Tridimensional, usando as imagens para diagnosticar as estruturas dentárias dos pacientes de maneira mais detalhada.
Curso técnico em Radiologia Odontológica: oportunidade para profissionais de nível médio
Falamos anteriormente sobre a especialização em Radiologia Odontológica, que é uma pós-graduação para dentistas.
Quem se forma em uma especialização em Radiologia Odontológica pode atuar como radiologista em clínicas odontológicas e até mesmo empreender na área e ser dono do seu próprio negócio.
Porém, essa não é a única opção para quem pensa em trabalhar na área. Profissionais de nível médio, ou seja, quem não fez uma graduação em Odontologia, podem fazer o curso técnico em Radiologia Odontológica.
Nesse tipo de curso, os alunos aprendem o que é necessário para realizar funções operacionais em clínicas de radiologia odontológica. Sendo assim, podem trabalhar como auxiliares.
Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelo técnico está o posicionamento do paciente nas máquinas, a verificação das fontes de radiação, o controle de cadastros e dados etc.
A telerradiologia e suas relações com a especialização em Radiologia Odontológica
A telerradiologia consiste na elaboração de laudos radiológicos a distância. Assim sendo, as clínicas podem coletar as imagens dos pacientes no local e enviá-las, por meio de um sistema de computador, para uma empresa terceirizada.
Na empresa de telerradiologia, os radiologistas recebem as imagens, elaboram os laudos dos exames e enviam novamente para o solicitante.
Essa área se relaciona com a especialização em Radiologia Odontológica, tendo em vista que facilita o trabalho do radiologista.
Caso um radiologista seja funcionário ou até mesmo proprietário de uma clínica e tenha uma grande demanda de trabalho, por exemplo, pode terceirizar parte da produção. Dessa forma, uma empresa de telerradiologia é contratada.
As empresas de telerradiologia oferecem soluções excelentes para as clínicas e contribuem muito para que o atendimento ao cliente seja melhorado.
Gostou de saber mais sobre a especialização em Radiologia Odontológica? Essa é uma carreira que vale bastante a pena investir. Por isso, se gosta da área, busque mais informações em uma instituição de ensino que ofereça o curso.
Em nossas redes sociais você sempre acompanha as principais novidades da área da radiologia. Temos perfis no Facebook e no Instagram. Siga para ficar sempre bem informado sobre o segmento.