Veja como uma empresa de telerradiologia funciona e seus benefícios

Você já pensou em contratar uma empresa de telerradiologia para a sua clínica ou consultório? Essa é uma boa medida para economizar e prestar um atendimento de ainda mais qualidade para os seus pacientes.

Porém, se você não sabe bem como uma empresa de telerradiologia funciona, não há com o que se preocupar! Neste artigo, vamos explicar tudo detalhadamente, além de apresentar os benefícios que você obterá.

Reunimos as perguntas que mais são feitas pelos dentistas e gestores de consultórios de odontologia e as respondemos. Continue lendo e confira!

empresa de telerradiologia

O que uma empresa de telerradiologia faz?

A principal função que uma empresa de telerradiologia tem é fazer a emissão de laudos a distância. De tal maneira, os consultórios e clínica odontológicas não precisam ter um radiologista trabalhando no local.

Mesmo que decidam manter o profissional interno, a empresa de telerradiologia também pode ser contratada para suprir demandas pontuais, como em épocas de férias ou em feriados prolongados.

E como ela funciona?

O funcionamento das empresas de telerradiologia é simples e eficaz. Os prestadores desse tipo de serviço oferecem um programa, que serve para que as imagens de exames de raio-X, coletadas em seu consultório, sejam enviadas para os radiologistas.

Os radiologistas recebem as imagens e elaboram os laudos dos exames. Assim que o documento estiver finalizado, eles enviam novamente pelo mesmo programa.

É importante destacar que, as empresas de telerradiologia de qualidade, utilizam softwares que seguem o padrão DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine).

Esse padrão faz com que o programa siga um conjunto de normas, que padroniza o formato eletrônico no armazenamento e na comunicação das imagens. De tal maneira, os laudos poderão ser visualizados em qualquer dispositivo.

Quais são os benefícios de  contratar uma empresa de telerradiologia?

Agora que você já entende mais sobre como funciona uma empresa de telerradiologia, deve estar se perguntando sobre os benefícios que o seu consultório terá ao fazer essa contratação, não é mesmo?

Veja, na sequência, os principais deles!

Redução de custos

Um dos principais ganhos que a sua clínica terá será a redução de custos. Isso se justifica porque não será mais necessário pagar o salário de um radiologista, sendo que nem sempre ele tem todo o tempo ocupado.

Além do mais, ao contratar uma empresa de telerradiologia, os pagamentos são referentes apenas à quantidade de serviços que você solicitar. Não é cobrada mensalidade, mas sim um valor fixo por exame laudado.

Atendimento de demandas emergenciais

Mesmo que você prefira manter um radiologista trabalhando para você, existem situações em que demandas emergenciais podem surgir. É o caso de momentos em que muitos pacientes necessitam fazer raio-X. 

Também pode acontecer do radiologista ficar doente, ter um imprevisto, tirar férias, faltar o trabalho etc. Nesses casos, em que surgem demandas emergenciais, você pode contar com os serviços de laudos terceirizados.

Dessa forma, os seus pacientes não ficam na mão, muitas vezes passando dor por conta dos problemas dentários. O atendimento será muito mais eficiente e as chances de fidelizar clientes será maior.

Segurança das informações

Outro benefício que você terá é em relação à segurança das informações. Como tudo será informatizado, utilizando os sistemas criptografadados, que comentamos anteriormente, os dados dos pacientes ficarão mais seguros.

De tal maneira, apenas pessoas autorizadas poderão acessar as informações, mediante login com usuário e senha. Isso evita que informações sigilosas dos pacientes vazem.

Cabe lembrar que os cuidados com o vazamento de dados é algo que está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa legislação entrará em vigor em agosto de 2020 e, as empresas que não se adaptarem a ela, serão multadas e penalizadas. 

Por isso, vale a pena se prevenir também nesse sentido e uma empresa de telerradiologia pode ajudar no cumprimento de, pelo menos, parte da nova legislação.

Segunda opinião em casos graves

Existem alguns casos odontológicos que são mais graves do que outros. Nesses momentos, a opinião de mais de um especialista é algo interessante, para garantir um bom atendimento aos pacientes.

Assim, mesmo já tendo um radiologista contratado e trabalhando na clínica, você pode usar, eventualmente, os serviços de laudo pela internet, para ter uma segunda opinião em casos controversos. Isso garante mais segurança na escolha do tratamento que será oferecido para os pacientes.

Atendimento prestado para todas as cidades do Brasil

Como a empresa de telerradiologia utiliza a internet e sistemas de computação em nuvem para se comunicar com as clínicas parceiras, não importa o local do Brasil em que elas estão situadas geograficamente. 

Isso quer dizer que, consultórios de qualquer cidade, podem contratar esse tipo de serviço. Para os municípios menores e afastados dos centros urbanos, onde há pouca mão-de-obra qualificada para profissionais de radiologia, terceirizar os laudos é uma excelente estratégia.

Compartilhamento de dados

Os dados armazenados nos sistemas de telerradiologia também podem ser compartilhados. Em algumas situações, como quando mais de um profissional está trabalhando no caso de um mesmo paciente, isso é interessante.

Todos os profissionais poderão ter acesso aos resultados dos exames dos pacientes e colaborar um com o outro na elaboração de diagnósticos e proposição de tratamentos. Tudo com muita facilidade e agilidade.

Compreender como uma empresa de teleradiologia funciona, bem como os benefícios que proporciona para as clínicas odontológicas, faz a diferença, para que você possa fazer a escolha certa, sem medo de errar.

A BR Laudos é uma dessas empresas, que conta com uma ampla infraestrutura tecnológica e profissionais altamente qualificados. Quer saber mais? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça os nossos serviços.

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: