A escolha de um bom monitor para clínica de radiologia é importante, tendo em vista que os profissionais precisam visualizar e analisar as imagens dos exames dos pacientes com excelente qualidade.
O que muitos não sabem é que os monitores comuns, que geralmente vemos nos computadores de uso doméstico e empresarial, não são recomendados para as clínicas de radiologia odontológica.
Isso se justifica, entre outras coisas, porque eles têm configurações limitadas no que se refere ao contraste, resolução e outros fatores, que pode influenciar de forma negativa o trabalho dos radiologistas.
Desenvolvemos este conteúdo para que você tenha sucesso ao escolher um monitor de qualidade para a sua clínica de radiologia.
Monitor para clínica de radiologia: entenda o que é
Em clínicas de radiologia odontológica, recomenda-se o uso de monitores médicos. Esse tipo de dispositivo conta com um sistema de controle de qualidade, que atende a requisitos mínimos, definidos pelos órgãos reguladores na área da saúde.
Entre outras coisas, os monitores médicos têm uma luminância mais expressiva, com valores que giram entre 350 cd/m². Para você ter uma ideia, os monitores comuns têm, em média, 250 cd/m².
O contraste dos monitores médicos também é maior! Elas tem por volta de 10.000:1 nessa configuração.
Quando uma clínica de radiologia odontológica não escolhe os monitores corretamente, corre o risco de fazer diagnósticos com análises imprecisas, prejudicando a interpretação do dentista e o tratamento dos pacientes.
4 passos para escolher o melhor monitor para clínica de radiologia
Tendo em vista a importância de um bom monitor para clínica de radiologia odontológica, elaboramos um passo a passo para que você possa escolher o melhor dispositivo. Acompanhe!
1º passo: conheça os diferentes tipos de monitores médicos
No mercado, existem três tipos de monitores médicos, que são os modelos cujas configurações atendem às necessidades de uma clínica de radiologia odontológica.
Os monitores médicos são classificados nas categorias explicadas abaixo:
Monitores clínicos
São recomendados para visualizar imagens quando o radiologista não precisa elaborar um laudo a partir dela.
Esse tipo de computador é mais recomendado para os médicos e os dentistas terem no consultório, não sendo uma boa aquisição para clínicas de radiologia odontológica.
Monitores cirúrgicos
Os monitores cirúrgicos são usados para a realização de procedimentos médicos invasivos, como a endoscopia e broncoscopias.
Eles são recomendados, portanto, para clínicas que realizam esse tipo de exame, o que não é o caso de quem trabalha com radiologia odontológica.
Monitores diagnósticos
Finalmente, temos os monitores diagnósticos. Eles são usados por radiologistas na análise detalhada das imagens e emissão de laudos em tomografias, ressonâncias magnéticas etc.
É esse tipo de monitor que deve ser utilizado nas clínicas de radiologia odontológica. Por isso, ao fazer a compra, certifique-se de que ele é desse tipo.
2º passo: verifique a resolução do monitor
A resolução ideal de um monitor para clínica de radiologia odontológica varia de acordo com a modalidade de cada exame.
Para analisar tomografias, por exemplo, recomenda-se uma resolução mínima de 1M pixels. Já para as análises de radiografias comuns, o ideal é que se tenha, ao menos, 3M pixels.
3º passo: garanta que o monitor lê bem o padrão DICOM
O DICOM é um padrão internacional, cuja função é padronizar o armazenamento e a comunicação de imagens médicas e odontológicas.
Os monitores escolhidos para a sua clínica de radiologia odontológica, portanto, devem ler com perfeição o padrão DICOM, tendo em vista que é esse o formato de imagem que os exames devem ser salvos.
Inclusive, se você contratar uma empresa de telerradiologia para terceirizar a elaboração de laudos, é esse formato que será utilizado.
4º passo: busque por vendedores autorizados
Os monitores médicos dificilmente são encontrados em lojas de departamento ou até mesmo em estabelecimentos que vendem produtos de informática.
Por isso, é importante que você busque por vendedores autorizados ou representantes das marcas que comercializam esse tipo de produto.
Ao comprar um monitor para a clínica de radiologia odontológica, questione o vendedor sobre as configurações, solicite demonstrações e certifique-se sobre as questões que envolvem a assistência técnica e garantia. Assim, você evita problemas, caso o equipamento apresente qualquer tipo de falha.
Ao seguir esses passos, você poderá escolher um bom monitor para clínica de radiologia odontológica. Não indicamos nenhuma marca em específico, mas sabemos que você já tem subsídios para fazer uma boa pesquisa de mercado e escolher o produto ideal para o seu estabelecimento.
Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe as nossas redes sociais para ficar sempre de olho em nossas publicações. Estamos presentes no Facebook e no Instagram!