Quando o radiologista entra em férias os dentistas responsáveis pelas clínicas odontológicas enfrentam um problema sério! Afinal, é preciso dar continuidade ao trabalho e não é possível deixar os pacientes esperando pelo retorno do profissional para terem os seus exames laudados.
Por isso, é preciso agir de forma estratégica e antecipar as soluções para essa situação. Foi pensando em ajudá-lo que desenvolvemos este post. Continue conosco e veja dicas sobre o que fazer quando o seu radiologista entra em férias!
Utilize os serviços de laudos a distância quando seu radiologista entra em férias
A melhor maneira para evitar ter atrasos na laudação de exames, quando o radiologista entra em férias, é utilizar os serviços de laudo a distância. Existem empresas especializadas nisso e podem contribuir muito para que a sua demanda seja cumprida, sem falhas ou atrasos.
Ao contratar os serviços de laudos online, o dentista precisa apenas coletar as imagens das radiografias de seus pacientes e fazer a transferência do material por meio de um software disponibilizado.
Radiologistas especialistas muito experientes receberão os exames e farão os laudos de forma rápida e prática. Logo em seguida, eles utilizam o mesmo programa para enviar os resultados. Tudo isso de forma segura, uma vez que é seguido o padrão DICOM e os sistemas são criptografados.
Contrate um freelancer
Outra alternativa é fazer a contratação de um freelancer. Nesse caso, você precisa encontrar um radiologista que esteja disposto a trabalhar apenas no período de férias do seu funcionário.
Contratar um freelancer é menos vantajoso do que os serviços de laudo a distância. Isso se justifica porque você terá que pagar um salário para o profissional, independentemente da demanda de exames que tiver na clínica.
Já no caso da contratação dos serviços de laudo a distância, você pagará apenas pelos exames que mandar laudar. Não existe um valor fixo!
Terceirize o serviço com uma clínica
Quando o seu radiologista entra em férias, também é possível que você terceirize as suas funções com uma clínica especializada em radiologia. Nesse caso, você pode acordar um valor a ser pago de forma fixa ou por exame.
É preciso ter cuidado ao fazer esse tipo de negócio e verificar se a empresa realmente é séria e idônea, bem como a capacitação dos profissionais que nela atuam. Somente assim você garantirá a prestação de um serviço de qualidade para os seus pacientes.
Tenha um bom planejamento de férias
O segredo para não ter problemas quando o radiologista entra em férias é ter um bom planejamento. A ideia é que você acorde com os profissionais os períodos em que ele deseja tirar os seus dias de descanso, para que possa antecipar o suprimento da demanda.
Se ficar acordado que o radiologista sairá em férias durante todo o mês de junho, por exemplo, ainda em maio você pode contratar um serviço de emissão de laudos online. Assim, se evita que a sua clínica fique desassistida.
Também é interessante que você faça férias coletivas na sua clínica. Durante a semana do Natal e do Ano Novo, por exemplo, as pessoas não tendem a procurar um dentista, exceto em casos de urgência. Assim, é possível programar folgas para essa época e diminuir os dias que serão tirados durante o ano.
Treine a sua equipe
É preciso treinar a equipe para que as funções do radiologista não fiquem desassistidas na clínica. Imagine, por exemplo, que o profissional saiu em férias e que você contratou uma empresa que emite laudos a distância para suprir a demanda.
Como os softwares são fáceis de usar e receber e enviar imagens é algo bastante intuitivo, a sua secretária ou outra pessoa da equipe pode desempenhar essa atividade. Para isso, no entanto, é preciso que antes ela receba o treinamento adequado.
Evite a sobrecarga no setor
Agora vamos para o caso de a sua clínica ser um pouco maior e ter dois ou mais radiologistas. Em situações assim, obviamente, eles não podem tirar férias ao mesmo tempo. Porém, apenas esse planejamento simplista não basta!
É preciso que você substitua o profissional que saiu de férias da mesma forma, para que não haja sobrecarga no setor. Se o radiologista que ficou trabalhando precisar fazer mais laudos do que ele dá conta, poderá ter a qualidade do seu trabalho diminuída, o que é prejudicial para os pacientes e para a credibilidade da sua clínica.
Logo, convém que você busque alternativas, como a contratação de serviços de laudo a distância ou freelancers para suprir essa demanda e não sobrecarregar os demais.
Defina os prazos para as férias do radiologista
Dependendo do modelo de contratação que você tem com os seus radiologistas, o período de férias pode mudar. As contratações PJ, por exemplo, dão mais flexibilidade e, se desejar, o profissional poderá ter férias mais longas do que o período regulamentado pela CLT, que é de um mês por ano trabalhado.
Assim sendo, é preciso ter os prazos bem definidos com o profissional, para que você não fique sem os serviços por ele prestado, caso as férias sejam “espichadas”. Deixe tudo acordado com antecedência, inclusive com formalizações feitas por escrito.
Essas são algumas das ações que você deve colocar em prática quando seu radiologista entra em férias. Seguindo as nossas dicas, temos a certeza de que esse não será um problema para o bom andamento das atividades da sua clínica.
Caso você tenha alguma outra dica para compartilhar conosco ou queira dar a sua opinião sobre o assunto, sinta-se convidado para deixar um comentário no espaço abaixo. As suas observações são sempre muito bem-vindas por aqui!