Quais serão as tendências para o mercado da radiologia no pós-pandemia? Essa é uma dúvida bastante pertinente para os profissionais e empreendedores da área, tendo em vista que a crise sanitária impactou a sociedade de forma significativa, fazendo até mesmo que os comportamentos das pessoas fossem modificados.
É claro que os cuidados, como evitar aglomerações e usar o álcool em gel para higienizar as mãos com frequência devem seguir sendo realizados. Porém, com o sucesso da vacinação, que já chegou a 80% da população no Brasil, de acordo com a Folha de São Paulo, a pandemia começa a dar sinais de controle.
Falaremos neste artigo sobre os desafios da radiologia durante a pandemia da Covid-19, bem como as tendências que devem ganhar forma no setor, agora que a crise sanitária começa a dar sinais de melhora. Informe-se, a seguir!
Desafios da radiologia durante a pandemia da Covid-19
Os profissionais da radiologia tiveram as suas rotinas duramente modificadas durante a pandemia da Covid-19, principalmente no que se refere a demanda de trabalho.
De acordo com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os profissionais da radiologia, nos campos da Medicina e da Odontologia, bem como os professores da área e os técnicos em radiologia forense trabalharam nos últimos dois anos com protocolos alterados e demandas aumentadas.
Críssia Paiva, professora e pesquisadora da UFMG, salientou em uma entrevista que uma das principais lutas dos profissionais da radiologia na pandemia foi em relação à inclusão dos técnicos como grupo prioritário para a vacinação.
“Entre as lutas da radiologia, durante a pandemia foi necessário uma mobilização para inclusão dos profissionais das técnicas radiológicas na prioridade das vacinas, no recebimento de EPI’s e no reconhecimento como profissional da saúde no enfrentamento da pandemia”, disse a professora.
Tendências da radiologia no pós-pandemia
Agora com a Covid-19 mais controlada, é chegado o momento de virarmos essa página na história e pensarmos nas tendências da radiologia no pós-pandemia. Veja algumas delas!
Crescimento da telerradiologia
Observou-se um crescimento exponencial da telerradiologia durante a pandemia e isso deve continuar acontecendo nos próximos anos.
Isso porque os dentistas e os gestores de clínicas de radiologia odontológica perceberam que a telerradiologia é uma metodologia confiável e que traz muitos resultados positivos para os seus negócios.
Afinal, os laudos dos exames são elaborados por profissionais de alto gabarito, enviados por meio de uma plataforma segura e de forma bastante ágil para os pacientes.
Uso da telerradiologia em áreas mais remotas
Entre as tendências para a radiologia no pós-pandemia também está o uso da telerradiologia em áreas mais remotas, como as cidades pequenas do interior dos estados.
Com a telerradiologia, se consegue levar os exames de imagem para a população de localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos. Assim, esse pessoal terá mais acesso à saúde e as clínicas odontológicas terão mais sucesso em suas operações.
Aumento da confiabilidade dos profissionais na telerradiologia
Ainda falando sobre a telerradiologia, não podemos deixar de citar o aumento da confiabilidade nesse tipo de serviço.
Antes da pandemia, era comum que alguns profissionais e pacientes vissem esse serviço com certa desconfiança, sem saber se realmente eram seguidos protocolos seguros e os laudos elaborados com cuidado, por exemplo.
Agora, devido ao sucesso não apenas dessa atividade, mas de inúmeras outras realizadas a distância, inclusive consultas para acompanhamento médico e odontológico, a confiança na telerradiologia está crescendo.
Alterações nos protocolos de higiene para pacientes e profissionais
Se a pandemia serviu para alguma coisa, foi para que pensássemos mais na relevância de seguir protocolos de higiene e segurança.
Mesmo com a vacinação avançada, sabemos que o novo coronavírus não vai simplesmente “sumir” do planeta. Além disso, também continuam existindo os vírus da gripe, do H1N1, entre outras doenças.
Por isso, mesmo com a pandemia melhorando, as clínicas de radiologia odontológica, assim como demais estabelecimentos de saúde, devem seguir rigorosos protocolos de higiene.
É claro que as flexibilizações já estão e continuarão ocorrendo. Porém, o uso de máscaras, propés, toucas, entre outros equipamentos de proteção devem continuar sendo usados por profissionais e pacientes que realizam exames radiológicos.
A sua clínica está pronta para as tendências da radiologia no pós-pandemia? Certamente, depois de um período turbulento, pelo qual todos nós passamos, as novidades que estão por vir são bem animadoras.
Por isso, não deixe de seguir as tendências e invista em telerradiologia para o seu negócio. Veja agora 6 serviços dessa área que só a BR Laudos oferece para você.