20 de março – Dia Mundial da Saúde Bucal

Em 20 de março comemoramos o Dia Mundial da Saúde Bucal. Você já ouviu falar dessa data? Instituída pela Federação Mundial de Odontologia (FDI), a ideia de ter um dia para celebrar a saúde bucal é conscientizar as pessoas a relacionarem os cuidados com a boca e os dentes ao seu bem-estar geral.

É bastante comum que as pessoas se preocupem muito com a saúde, frequentando academias e indo ao médico uma vez a cada 6 meses, por exemplo. Porém, negligenciam os cuidados com a saúde bucal. 

Você, como dentista, tem um papel importante para reverter essa situação. Neste artigo, será possível entender um pouco mais sobre o Dia Mundial da Saúde Bucal. Também traremos dicas para melhorar o atendimento em seu consultório odontológico. Acompanhe!

Entenda sobre a campanha da FDI para o Dia Mundial da Saúde Bucal

dia mundial da saúde bucal

“Diga ahh” Pense na boca, pense na saúde”. Esse é o tema Campanha do Dia Mundial da Saúde Bucal, que está em vigor desde 2018 e segue para o ano de 2020. São diversas as ações que a FDI está realizando pelo mundo, como cursos, palestras e eventos, conscientizando as pessoas sobre a importância dos cuidados com a boca e a visita regular ao dentista.

O objetivo da campanha é educar a população, para que as pessoas entendam sobre como a saúde bucal é crucial para a manutenção da saúde integral e a qualidade de vida, como um todo.

Na campanha também se explicita como os cuidados com a boca estão ligados a quadros de agravamento de doenças como o diabetes, crises respiratórias e até mesmo o câncer. 

Veja quais são os problemas bucais mais comuns

De acordo com a FDI, entidade que organiza a Campanha do Dia Mundial da Saúde Bucal, os problemas mais comuns, que podem ser tratados em consultório odontológico são os seguintes:

  • cáries;
  • tártaro;
  • gengivite;
  • mau hálito;
  • placa bacteriana;
  • lesões bucais e aftas.

O trabalho do dentista, portanto, além de diagnosticar, é ensinar as pessoas sobre como evitar esses problemas. É necessário explicar que apenas com visitas periódicas ao dentista e cuidados diários, tais situações deixam de acontecer.

Confira dicas para melhorar o atendimento em seu consultório odontológico

Para atender bem aos pacientes do consultório odontológico, seguindo a campanha do Dia Mundial da Saúde Bucal em todos os dias do ano, algumas dicas podem ser seguidas. Acompanhe!

Mantenha a agenda bem organizada

A sua agenda precisa estar sempre bem organizada, de modo que seja possível atender a todos os pacientes, sem que haja uma longa fila de espera para marcar consultas. Os atendimentos devem ser feitos com qualidade e com uma quantidade mínima de tempo pré-estabelecida.

Assim, você poderá conversar pessoalmente com cada paciente e repassar orientações detalhadas sobre os cuidados com a saúde bucal, além de esclarecer possíveis dúvidas.

Para manter a agenda bem organizada, uma boa prática é adotar o uso de um software de gestão ou programa online que possibilite realizar as marcações online.

Pratique o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento pode ser praticado para criar vínculos com os pacientes e fidelizá-los. De tal maneira, as pessoas procurarão mais o consultório e poderão se prevenir dos problemas de saúde bucal mais comuns, como as cáries e as placas bacterianas.

Para praticar o marketing de relacionamento você pode enviar mensagens para os pacientes, sempre que for o momento de eles realizarem uma consulta de rotina, por exemplo. 

Porém, é preciso ter autorização dos pacientes para isso. Caso contrário, você estará descumprindo a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Produza conteúdo informativo para os seus pacientes

Para que as pessoas possam ter mais consciência sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, é preciso que elas sejam educados. Para isso, você pode produzir conteúdos informativos.

Produza textos para o seu blog e redes sociais, trazendo informações e dicas de cuidados. É possível explicar como deve ser feita a escovação, o uso do fio dental, entre outros diversos temas.

Ao gerar esses conteúdos, você se torna referência em sua área de atuação e certamente também terá um aumento do número de pacientes no consultório.

Utilize os equipamentos adequados

Para bem atender os pacientes e cumprir com as diretrizes da campanha do Dia Mundial da Saúde Bucal, você precisa utilizar bons equipamentos na clínica. Desde os equipamentos comuns para o trabalho dos dentistas, até a decoração da sala de espera, tudo precisa ter qualidade.

A ideia é que o ambiente seja bonito e agradável, não causando nas pessoas uma síndrome do jaleco branco, ou  seja, o medo de serem atendidas em um estabelecimento de saúde.

Conte com o suporte da telerradiolgia

As novas tecnologias devem ser aliadas do seu consultório para prestar um atendimento de melhor qualidade e assim conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

Entre elas se destaca a telerradiologia, que garante que os laudos de exames de raio-X sejam feitos rapidamente, por profissionais altamente qualificados. Assim, problemas na boca e nos dentes podem ser identificados mais rapidamente.

Além disso, os diagnósticos são feitos com mais clareza e certeza, de modo que os tratamentos serão mais efetivos. Tudo isso faz com que as pessoas confiem mais em seu trabalho como dentistas, perdendo o medo das consultas e tendo mais cuidados com a saúde bucal.

Gostou de saber mais sobre o Dia Mundial da Saúde Bucal? Essa data é muito relevante e você pode utilizá-la como mote de campanhas, para conscientizar e atrair mais pacientes para o seu consultório.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam sobre essa data tão importante para todos nós.

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: