Quem trabalha com radiografia oclusal sabe que, muitas vezes, as imagens coletadas pelos métodos tradicionais não apresentam condições técnicas para interpretar a real situação do paciente. Em situações como essa o método de Donovan pode ser útil.
Assim como o método de Clark, essa técnica de radiologia pode ser útil para tratamentos de endodontia e também para outras vertentes da odontologia.
A seguir, esclareceremos as principais dúvidas que os dentistas e radiologistas geralmente têm sobre o método de Donovan. Acompanhe!
O que é o método de Donovan?
Para compreender o método de Donovan, é interessante saber um pouco mais sobre outra técnica de radiografia, a de Miller-Winter. Nesse caso, são utilizadas duas tomadas radiográficas, uma periapical e uma oclusal, utilizando o filme periapical.
O método de Miller-Winter é indicado para a localização de dentes não irrompidos (geralmente o terceiro molar inferior), corpos estranho e processos patológicos na mandíbula.
Entendido como funciona a técnica de Miller-Winter, fica mais fácil de compreender sobre o método de Donovan, que recebe esse nome em homenagem à sua criadora, Margareth Donovan.
Também conhecido como método de localização de Donovan, essa técnica serve para que seja feita a visualização de dentes localizados em região de ângulo e ramo mandibular. Ela também é aplicada quando o método de Miller-Winter não mostrar por completo as raízes do terceiro molar inferior.
A técnica de Donovan ainda é usada para a localização de molares inferiores retidos em posição transversa no processo alveolar.
Como o método de Donovan é aplicado?
O método de Donovan é aplicado da seguinte maneira: o dentista deve posicionar o filme inclinado sobre o ramo da mandíbula e pedir para o paciente segurá-lo com o dedo indicador, no lado oposto da região mésio-oclusal do 2º molar.
Depois disso, o paciente deve inclinar a cabeça para trás e para o lado oposto. A incidência do feixe deve ser no sentido ângulo da mandíbula-ápice do nariz.
Vale lembrar que a distância entre a fonte de raio-X e o filme é maior do que o método convencional. De tal maneira, se exige maior tempo de exposição, geralmente o dobro do recomendado para os métodos tradicionais.
É por conta disso que o método de Donovan pode ser um pouco incômodo para o paciente, conforme explicaremos logo mais.
Quais são as principais vantagens da técnica de Donovan?
A técnica de Donovan tem como vantagem a sua praticidade. O dentista e o paciente conseguem realizar o paciente, sem grandes dificuldades.
Além disso, o método apresenta a vantagem de proporcionar uma visão mais ampla nas radiografias oclusais. Isso faz com que os problemas dos pacientes sejam diagnosticados mais facilmente e os melhores tratamentos propostos.
E quais são as principais desvantagens da técnica de Donovan?
Como desvantagem da técnica de Donovan, está a possibilidade do paciente ficar com um leve quadro de trismo, ou seja, ter dificuldade para abrir a boca.
O trismo acontece quando há uma contração prolongada dos músculos da mastigação, com uma abertura da boca maior do que 3 cm. Se isso acontecer com o paciente, em casos mais graves, ele pode ter que fazer um tratamento com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes.
Em alguns casos, o paciente também pode sentir náusea ao realizar o exame, por conta da posição em que precisa permanecer. Poucos minutos após retomar à um ponto confortável, no entanto, isso deixa de acontecer.
Como a telerradiologia pode ajudar na execução do método de Donovan?
O crescimento da telerradiologia é evidente em todo o país. Com esse tipo de serviço, as clínicas especializadas em radiologia odontológica e os consultórios de dentistas conseguem ter mais agilidade para elaborar os laudos de exames.
Os estabelecimentos do tipo podem contratar os serviços de uma empresa de telerradiologia quando o radiologista estiver de férias, por exemplo. Além disso, também podem contar com o serviço em outras oportunidades, como quando há uma demanda alta de serviço.
No que se refere especialmente ao método de Donovan, a telerradiologia também pode ajudar. Isso porque os especialistas das empresas desse tipo têm a expertise para laudar exames realizados a partir de todas as técnicas da radiografia.
O funcionamento ocorre da seguinte maneira: o dentista ou técnico em radiologia faz a coleta das imagens na clínica. Por meio de um sistema computadorizado, elas são enviadas para a empresa de laudos a distância contratada.
Lá, os radiologistas especialistas no assunto elaborarão os laudos dos exames. Depois disso, os resultados são encaminhados ao solicitante, por meio do mesmo sistema.
É interessante destacar que tudo isso é feito em um sistema seguro, que preserva as informações pessoais do paciente e segue as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa maneira, a sua clínica não corre o risco de ser multada por descumprir qualquer ponto da legislação.
Outra grande vantagem da telerradiologia é que o serviço não é cobrado por mês, mas sim por demanda. Você não precisa pagar uma mensalidade, mas apenas um valor específico para cada exame que laudar.
Agora você já está bem informado sobre o método de Donovan, que é muito importante para ter melhores resultados na radiografia oclusal. Também conhece mais sobre a telerradiologia e como esse serviço pode ser útil para a sua clínica ou consultório.
Se você gostou deste conteúdo e quer sempre acompanhar mais dicas e materiais interessantes para as áreas de odontologia e radiologia, recomendamos que nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram, sempre publicando conteúdos relevantes para você!